quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Ateliê 39 em AQUI, ALHURES E NENHURES no Museu Guido Viaro



Aqui, alhures e nenhures


O conceito de paisagem e a relação do homem e seu entorno está em constante mudança. A representação do ambiente visível por meio da pintura talvez seja a primeira forma encontrada de intermediar nosso esforço em compreender a paisagem e nos ver nela.


Com a exposição de aquarelas “Aqui, alhures e nenhures”, pretendemos reunir trabalhos de artistas que investigam suas relações com o cenário que os cercam e as formas contemporâneas de acesso à paisagem (ao ar livre, em trânsito, pelas novas mídias).



A paisagem que é lugar: afetivo, relacional, retratando o panorama mais imediato, seja a sala, o quintal, o bairro e a cidade, com o olhar contaminado pela intimidade, paixões, memórias e saudades.


A paisagem em transito: vista de relance da janela do carro pelo observador em alta velocidade; E o não-lugar: sem significado, a paisagem remota nunca visitada ou ficcional, captada nas imagens que chegam pela programação da tv, google maps ou instagram, que refletem o imaginário coletivo globalizado, formatado pelo entretenimento, marketing e cultura visual.


Ateliê 39

Orientador e Curador da exposição: João Paulo de Carvalho
Raro de Oliveira: (Orientador do Ateliê 39)
Luiz Lavalle (Orientador do Ateliê 39)

Participantes:  Ana Beatriz Artigas, Celso Carneiro, Elisabeth Seraphim Prosser, Froilam
Janice Bernardo, Japiaçu, Jesomir Uba, Laís, Leliani Fraga, Marilia Remes, Marta Sansonio de Freitas, May Ling, Regina Hank, Rosangela Meger, Zilda Felisbino.

Serviço:
Exposição Aqui, alhures e nenhures
Data: 5 de dezembro de 2019 a janeiro de 2020
Local: Museu Guido Viaro
Rua XV de Novembro 1348 Curitiba - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário