sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Conheça o Plano de Governo de Cristina Graeml para a EDUCAÇÃO

 


 

EDUCAÇÃO

A educação municipal desempenha um papel fundamental na formação da base para os futuros líderes em diversas áreas do conhecimento, com especial atenção aos aspectos políticos, sociais e empresariais.

Ao cultivar competências e valores essenciais desde a educação básica, preparamos os nossos estudantes para enfrentar os desafios do futuro e contribuir ativamente para o desenvolvimento da sociedade.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, as principais competências do profissional do futuro são:

• Pensamento analítico e inovação

• Resolução de problemas complexos

• Pensamento crítico

• Criatividade, originalidade e iniciativa

• Liderança

• Inteligência emocional

• Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

• Programação

• Ser orientado aos serviços para o cliente

• Raciocínio lógico

• Experiência do usuário

• Uso, monitoramento e controle de tecnologias

• Análise e avaliação de sistemas

• Persuasão e negociação

• Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado, para isso Curitiba precisa oferecer um sistema educacional inovador que permita aos alunos da rede pública atingirem seu máximo potencial. Este plano visa implementar medidas práticas, com base nas necessidades que a vida e a realidade apresentam, pautado em experiências globais bem-sucedidas, bem como na experiência dos membros que participaram das discussões sobre o plano de governo para transformar a educação municipal, do ensino infantil ao 9º ano do ensino fundamental e, assim, garantir com que as pessoas tenham condições de serem o que elas quiserem, desaprisionando-as das limitações que o sistema implementa, de tal modo que Curitiba se transformará na maior exportadora de líderes do Brasil.

 

Nossa Visão:

Transformar o sistema educacional de Curitiba em um modelo de excelência, focado no desenvolvimento integral do estudante, preparando líderes e empreendedores capazes de contribuir significativamente para a sociedade municipal, estadual, nacional e internacional.

A educação em Curitiba será caracterizada por inovação, qualidade de ensino e uma abordagem holística que inclui desde a educação financeira até habilidades de liderança e empreendedorismo.

 

PROPOSTAS PRÁTICAS:

Currículo Inovador e Integrado

• Educação Financeira: o Implementar programas de educação financeira desde os primeiros anos do ensino infantil, percorrendo todos os anos de vida escolar, ensinando conceitos básicos de economia, poupança e consumo consciente.

Nossas crianças terão a oportunidade de ingressar na adolescência com noções claras sobre funcionamento da lógica de mercado, sabendo lidar com dinheiro, que é um item que terão que conviver ao longo de toda sua existência terrena, mas que não foi considerado pelo ensino nacional, levando a população a um endividamento progressivo.

Através de jogos e atividades ensinaremos as crianças o conceito de “second hand” e a importância de não desperdiçar, e sabemos que as novas gerações ensinarão aos seus familiares, vizinhos e amigos o que fará com que deixemos de ser uma das nações mais endividadas do mundo.

Empreendedorismo nas Escolas: Introduzir o ensino de empreendedorismo como parte do currículo escolar. Tradicionalmente prepara-se as pessoas para serem empregados com carteira assinada, o que limita o potencial dos indivíduos ao empreendedorismo.

A atividade empreendedora, desde a pequena à mais robusta e estruturada, gera desenvolvimento social através da implementação de melhoria na vida das pessoas, seja por meio da solução criada, seja através da empregabilidade consequente.

Criaremos o programa “Os Heróis do Bairro” que consiste em um conjunto de palestras e oficinas periódicas ministradas por empresários de pequeno, médio e grande porte aos alunos das escolas da região. Nessas palestras, os empreendedores locais contarão sua história de vida, como superaram os desafios que tiveram ao longo de sua trajetória, como funciona o seu empreendimento, como que as crianças podem começar a empreender no seguimento que o respectivo empresário atua.

Essa iniciativa aproximará ainda mais a comunidade da escola local, bem como fará com que se amplie o espectro de possibilidades das crianças que terão inúmeras referências para se inspirarem ainda mais.

Promoveremos gincanas com as crianças criando empresas fictícias, criando soluções para os problemas atuais e sempre com integração de empresas locais.

 

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais: Incorporar o ensino de habilidades socioemocionais, como inteligência emocional, resiliência, liderança e comunicação eficaz.

Fomentaremos o desenvolvimento de habilidades sociais, para que as crianças, desde a mais tenra infância, aprendam mais rapidamente a arte de lidar com as pessoas e com conflitos, em especial com seus pares, familiares, ampliando sua compreensão sobre a complexidade da existência humana.

Criaremos as olimpíadas escolares desde os primeiros anos do ensino fundamental, para a introdução das crianças no ambiente esportivo e competitivo, com o intuito de desenvolver as habilidades emocionais que são geradas através do esporte, em especial das adversidades provocadas pela vida 7 esportiva, gerando adolescentes mais resistentes emocionalmente e preparados para os desafios da vida e que aprendam a trabalhar em equipe.

Programas de Oratória e Debate: Oferecer programas extracurriculares de oratória, debate e liderança para desenvolver a expressão verbal e a capacidade argumentativa dos alunos.

O desenvolvimento dessa habilidade fará com que Curitiba seja um verdadeiro berço de líderes. O desenvolvimento da habilidade da oratória amplia a capacidade de influência, amplia o acesso a oportunidades, aumenta a autoconfiança e, por consequência, a liderança.

• Introdução da Línguas Estrangeiras: Introduzir o ensino da língua inglesa desde os primeiros anos escolares. o Fazer parcerias com as Universidades de Curitiba para o ensino de outras línguas estrangeiras através de cursos de extensão acontecendo dentro do espaço da escola. (alemão, espanhol, francês, italiano, japonês e polonês)

• Introdução ao conhecimento de informática: Promover atividades em ambiente virtual, linguagens de programação básica para ampliação da familiaridade das crianças com a capacidade produtiva do uso da tecnologia.

Qualificação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores

• Formação Continuada: Oferecer formação continuada para os professores em metodologias inovadoras de ensino, gestão de sala de aula e as áreas de foco do novo currículo, como educação financeira, empreendedorismo e as habilidades socioemocionais.

Teremos a melhor academia de formação de profissionais de educação do Brasil, pois temos consciência que os professores são os arquitetos do futuro e precisamos de um futuro muito melhor do que é o nosso presente. Conseguiremos isso dando os subsídios necessários para quem ensina nossas crianças.

Formação aprofundada em gestão para os profissionais de educação que tiverem aptidão para o exercício de tais atribuições. o Revisão e aprofundamento dos conteúdos programáticos do currículo escolar.

• Incentivos para Capacitação: Criaremos incentivos para que os professores busquem qualificações adicionais em áreas estratégicas, tais como tecnologias educacionais, empreendedorismo, finanças, entre outras, e o faremos através de implementações automáticas de benefícios remuneratórios e de reconhecimento.

• Cursos de Treinamento: Abrir cursos de treinamento em práticas pedagógicas, desenvolvimentos comportamentais e de aprendizagem para professores e corpo técnico.

 

Uso de Tecnologia e Recursos Digitais

• Salas de Aula Tecnológicas: Equipar as salas de aula com tecnologias modernas que facilitam o aprendizado interativo e conectado, como lousas digitais, tablets e acesso a plataformas educacionais, com treinamento concomitante aos profissionais de educação para que haja a efetiva utilização de tais ferramentas.

• Educação à Distância e Aprendizagem Combinada: Utilizar as existentes e desenvolver plataformas de educação à distância para complementar o aprendizado presencial e oferecer flexibilidade para diferentes estilos de aprendizagem, dando a atenção e condições para crianças superdotadas ou com habilidades e inteligências superdesenvolvidas em áreas diferentes.

• Implementação do Projeto Smart School: O projeto Smart School é um projeto preparatório de alunos para a Sociedade 5.0, que consiste no incremento de laboratórios tecnológicos nas escolas, com metodologia propícia para a ampliação do aprendizado dos alunos da educação municipal. 4. Infraestrutura Escolar Adequada

• Modernização das Instalações Escolares: Investir na modernização das infraestruturas escolares, garantindo que todas as escolas ofereçam um ambiente seguro, acolhedor e propício ao aprendizado, sendo que de maneira imediata, focaremos nas escolas que possuem maior demanda por parte de seus gestores de adequação estrutural.

• Espaços de Aprendizagem Flexíveis: Criar espaços de aprendizagem flexíveis que possam ser adaptados para diferentes atividades, como aulas práticas, projetos em grupo e eventos comunitários, otimizando, assim, a infraestrutura escolar para maior atendimento à comunidade.

Parcerias Estratégicas:

• Colaboração com Universidades e Setor Privado: Estabelecer parcerias com universidades e empresas para oferecer aos estudantes acesso a informações extracurriculares, acesso a especialistas, recursos adicionais e oportunidades.

Avaliação e Melhoria Contínua:

Sistema de Avaliação Abrangente: Desenvolver um sistema de avaliação que não apenas teste o conhecimento acadêmico, mas também avalie competências práticas e socioemocionais.

• Feedback Contínuo de Alunos e Pais:

Implementar canais de feedback contínuo para alunos e pais, assegurando que suas experiências e sugestões sejam consideradas na formulação de políticas educacionais.

• Congresso Anual de Educação Municipal: o Anualmente será realizado o Congresso de Educação Municipal no qual será realizada a prestação global de contas da educação municipal, a situação das unidades, projetos e a discussão focal acerca das possibilidades de melhoria. 7. Foco em Sustentabilidade e Eficiência.

• Programas de Eficiência de Recursos: Adotar práticas de gestão escolar que maximizem a eficiência no uso de recursos, reduzam custos e promovam a sustentabilidade ambiental promovendo premiações para as iniciativas mais eficientes e replicáveis.

Incentivo à Prática Cívica e Valores

Prática Cívica: o Recriar a prática cívica entre as crianças, ensinando respeito à família, ao professor e aos colegas, evitando o bullying e despertando para a responsabilidade social de todos os membros da comunidade.

Ensinamentos sobre a importância da História dos símbolos nacionais, do Paraná e de Curitiba, e sobre a letra dos hinos e seu respectivo significado, resgatando os valores paranaenses, curitibanos e brasileiros.

Canto ordeiro dos hinos do Brasil, Paraná e Curitiba semanalmente e em todas as unidades escolares.

Criação da “Hora Cidadã” em que as crianças apresentarão os principais problemas da comunidade, sob a sua respectiva visão e discutirão possibilidades de solução que serão registradas em ata e encaminhadas para o Gabinete da Prefeita para análise de possibilidade de implementação.

Ampliar a Prática de Esportes e Atividades Culturais

Esportes nas Escolas: Ampliar a prática de esportes nas escolas, incentivando a participação em diversas modalidades esportivas para que as crianças mais rapidamente acessem suas principais habilidades. o Implementação das maiores Olimpíadas Escolares do Ensino Fundamental da história de Curitiba.

• Atividades Culturais: o Ampliar práticas culturais nas escolas, incluindo teatro, danças de salão, danças folclóricas e outras atividades artísticas que enobrecem a alma, o espírito e a existência humana.

Inclusão e Acessibilidade

• Curso de Libras: Possibilitar cursos de Libras para a comunidade estudantil respeitando a Lei Federal nº 10.436 de 24 e abril de 2002 que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão no país. Incentivo à Participação dos Pais

• Reuniões de Pais/Tutores e Mestres: Criar mecanismo para a ampliação da visibilidade das reuniões de pais e mestres para aumentar a participação dos pais na educação de seus filhos e em projetos comunitários na escola e em seu entorno.

 

Educação Focada na Aprendizagem dos Alunos

• Avaliação Anual: Avaliar trimestralmente o desenvolvimento dos alunos nas matérias básicas, como língua portuguesa, matemática, história e geografia e ciências.

 

Funcionamento dos CMEIs

• Horário de atendimento dos CMEIs: Ampliação do horário de funcionamento de alguns dos CMEIs de cada regional que será das 06 (seis) horas da manhã até as 20 (vinte) horas, e aos sábados das 07 (sete) às 13 (treze) horas. Essa ampliação visa atender as mães que não possuem outras pessoas com quem deixar seus filhos e acabam por terem muita dificuldade para conseguir ingressarem no mercado de trabalho, fazendo com que tenhamos um alto grau de desemprego entre essas pessoas, bem como, uma dependência maior de programas assistenciais.

Com essa medida, vislumbramos a quebra do ciclo vicioso de dependência dessas pessoas que terão condições de se valer desse apoio. Para utilização de todo o período, será necessária comprovação de exercício de outra atividade que justifique a impossibilidade de estar com seus filhos. o Desenvolvimento de medidas para eliminação do número de mães e crianças que aguardam vagas nos CMEIs.

Carreira dos Profissionais de Educação

• Desenvolvimento da Carreira dos Profissionais de Educação: Formação de uma comissão multidisciplinar composta por representantes de classe, por profissionais de todos os cargos da Educação de Curitiba, por especialistas em desenvolvimento de carreira, por financistas e demais colaboradores que se fizerem necessário para construção conjunta do melhor plano de carreira possível para os construtores do futuro que são os profissionais de educação da prefeitura de Curitiba para que seja apresentado no prazo de até 02 anos do início do mandato Cristina Graeml junto a Câmara de Vereadores.

Referida reestruturação deverá garantir segurança financeira, respeito meritocrático, incentivos ao crescimento e a melhoria de resultados.

Análise dos Desvios de Função: Estudo individual do retorno dos profissionais em desvio de função: Profissionais de Educação que estão em exercício de atribuições atípicas do cargo deverão retornar para as atividades típicas, para aumento do contingente de servidores para atendimento das crianças e demais necessidades das unidades escolares.

Ao implementar essas medidas, Curitiba se destacará como um polo de inovação educacional, preparando uma geração de alunos com habilidades técnicas, empreendedoras e sociais para liderar o Brasil no futuro.

Este plano visa criar uma educação de excelência, alinhada aos valores de integridade, eficiência e inclusão, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos conscientes e ativos em nossa sociedade.

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