segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Cinco Receitas Maravilhosas!

Olá, bom dia. Hoje apresento a vocês cinco maravilhosas receitas.
No mais, desejo um final de semana de Paz e Luz para todas e todos vocês.

Bolinho de Aipim

. Ingredientes para 20 porções: 1kg de aipim cozido e amassado; dois ovos; 1 colher de sopa de manteiga (ou de margarina); sal a gosto; 200g de queijo prato (ou mussarela); em cubinhos; farinha de rosca para empanar e óleo para fritar.
Veja como é fácil fazer: em uma vasilha, junte o aipim amassado, 1 ovo, a manteiga e sal.
Misture tudo muito bem. Faça bolinhos na palma da mão ou sobre uma superfície.
Coloque 1 cubinho de queijo no centro e vá formando bolinhas. Reserve. Em um prato fundo quebre o ovo que sobrou. Em outro prato, coloque a farinha de rosca. Passe as bolinhas primeiro pelo ovo e depois pela farinha, para empaná-las.
Frite em óleo bem quente até ficarem douradas. Escorra em papel toalha e depois sirva.
Quentinhos, estes bolinhos são uma delícia.

Lula à doré
Anote a receita para duas porções; 1 lula média (aproximadamente 500g); suco de meio limão; duas cabeças de alho espremidas; sal e pimenta a gosto; 2 xícaras de chá de farinha de trigo; uma rodela de limão e 1 litro de óleo.
Limpe e lave a lula, porém o ideal é você já comprá-la limpa. Lave novamente os tentáculos e corte-os em anéis. Em uma vasilha, tempere a lula com o suco de limão, o alho, sal e a pimenta. Reserve.
Em outro recipiente, despeje a farinha de trigo temperada com uma pitada de sal e reserve. Em uma frigideira alta, coloque o óleo e uma rodela de limão. Espere o óleo esquentar. Passe os anéis de lula na farinha de trigo bem leve e ponha-os para fritar. Não precisa virar – a lula estará pronta quando estiver dourada. Retire com uma escumadeira e escorra em papel toalha.
Uma dica bem bacana para vocês é que antes de começar a fritura, coloque um palito de fósforo no óleo, dentro da panela ou frigideira que vai ao fogo.
Quando o fósforo ascender, a temperatura do óleo estará ideal. Retire o palito e frite as lulas.



Filé de Linguado à Minho
Ingredientes para1 porção: um filé de linguado de 300g; dois camarões médios; 2 rodelas de abacaxi grelhadas; 2 xícaras de chá de espinafre; 1 colher de sopa de manteiga; 5 bagos de uvas verdes fatiados e sal a gosto.
 Olhem só como é bem fácil fazer: grelhe o filé de linguado e os camarões na chapa ou em uma frigideira com um fio de azeite por 5 minutos. Reserve.
Grelhe o abacaxi na grelha ou em uma frigideira. Cozinhe bem o espinafre em água e sal e amasse, formando um purê. Em uma frigideira, aqueça a manteiga, junte as uvas e mexa até formar um molho. Acerte o sal. Arrume o filé e os camarões em uma travessa e cubra com o molho de uvas.
 Sirva com o abacaxi grelhado e o purê de espinafre. É uma delícia.



Frutos do Mar à Napolitana 
Anote: para duas porções: meia xícara de óleo, meia cebola pequena picada, 3 dentes de alho picados, 2 tomates médios sem pele e sem sementes, 400 gramas de espaguete (de preferência fresco), 300 gramas de camarões médios, 250gr de polvo e lulas cozidos. Sal e pimenta a gosto.

Em uma frigideira, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente os tomates cortados em cubos. Deixe no fogo até que a mistura formam um molho. Junte o espaguete já cozido e al dente, os camarões, o polvo e as lulas. Acerte o ponto de sal e da pimenta. Mexa delicadamente e coloque numa travessa. Depois é só servir e comer. É uma beleza.
Uma dica bem bacana para vocês. Não cozinhe muito os frutos do mar para não ficarem rijos. Para lulas e camarões, por exemplo, três minutos na água fervendo é suficiente. Eles devem ficar avermelhados por fora e opacos por dentro.

 
Filezinho de Peixe Simples
Anote os ingredientes para quatro porções: 4 filés de pescada branca; suco de 1 limão grande, meio xícara de coentro picado, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 ovo batido, óleo para fritas e sal a gosto.
Para fazer deixe os filés marinando no sal, limão e no coentro por alguns minutos. Depois passe-os na farinha de trigo e no ovo batido e novamente na farinha. Frite-os em óleo bem quente. Escorra em papel toalha.
Como acompanhamento uma salada de verdes e tomates e arroz branco bem soltinho. É uma verdadeira delícia.E para que os filés fiquem mais sequinhos, retire-os da frigideira com cuidado, na posição vertical, para que o óleo escorra bem.

Fonte: Cozinha Reginal Brasileira