domingo, 11 de agosto de 2013

Rosa Bruinjé no Solar do Rosário


Exposição “Momentos Mágicos” da Artista Plástica Rosa Bruinjé


Abre no próximo domingo dia 11 de agosto às 11 horas da manhã a exposição “Momentos Mágicos” da Artista Plástica Rosa Bruinjé na Galeria de Arte Solar do Rosário.

Artista falecida em 2009, Rosa Bruinjé não se formou em nenhuma escola de belas artes, escapando, assim, das fórmulas e vícios de uma formação acadêmica. Iniciando seu aprendizado artístico em 1967, sob orientação de Luis Carlos de Andrade Lima, teve ainda, em épocas diferentes, aulas outros importante nomes da arte paranaense como Letícia Faria e Elvo Benito Damo.

Na Alemanha, em 1984, pode presenciar ali o auge do renascimento da pintura cuja repercussão logo se faz sentir em todo o mundo.
Esta retomada da pintura, com toda sua carga vitalista, energética e anti-autoritária se fez simultaneamente ao reexame das raízes expressionistas da arte alemã. E Rosa Bruinjé é, inquestionavelmente uma artista (Neo)expressionista, sendo, por vezes, agressiva, irônica e crítica na abordagem de seus temas, outras vezes, lírica e panteísta. Ou seja, ela parece transitar entre a agressividade gráfica dos artistas do Die Bruke e expansão colorida dos integrantes do Blaue Reiter, ou entre Kirschner e Franz Marc” nos explica o crítico Frederico Morais.

Deixando uma grande coleção de obras, suas temáticas transitam entre o cotidiano de sua infância, momentos felizes da sua vida adulta, o universo feminino entre outro temas que são representados nas mulheres, homens e animais que “dialogam ou se atritam, expressando amor, raiva, alegria, o medo da morte, e a fragilidade do ser humano no seu relacionamento com o mundo. As vezes, as figuras se transformam em máscaras e monstros, ou aparecem esboçadas e ou grifadas no fundo da tela, sobre chapadas de cor pura, como se fossem aparições fantasmáticas, emanações inconscientes ou resíduos de memória” continua a explicação de Morais.

A exposição apresenta uma seleção de obras que merecem ser vistas e faz uma singela homenagem à essa grande artista que tanto nos presenteou com sua força de mulher e artista.

Serviço:
Exposição “Momentos Mágicos” da artista Rosa Bruinjé
Galeria de Arte Solar do Rosário
Abertura dia 11/08 às 11h da manhã
Rua Duque de Caxias, 04 – Centro Histórico
(41) 3225-6232
Entrada Gratuita
A exposição permanecerá até o dia 10 de setembro

Horário de visitação: de 2f a 6f das 10h às 19h30, sab das 10h às 13h e dom das 10h às 14h

Oficinas de Análise e Criação Literária - FCC


Fundação Badesc - Agenda Cultural





Agenda Semanal FCBadesc de 12 a 16 de agosto
ENTRADA GRATUITA


Segunda, dia 12, às 19h

CINE FRANCÊS
Vozes silenciosas
De Léa Fehner, França, 2009. 119min. Drama. 14 anos.
Com Farida Rahouadj, Julien Lucas, Marc Barbe, Pauline Etienne, Reda Kateb, Vincent Rottiers.
Na sala de visitas de uma prisão francesa, a vida de um grupo de homens e mulheres se conecta por acaso através de destinos comuns.


Terça, dia 13, às 19h 
CINEMA PELA VERDADE
NO
De Pablo Larraín, Chile/EUA/França/México, 2012. 118min. Drama. 16 anos.
Com Gael García Bernal, Alfredo Castro, Luis Gnecco.
Um publicitário cria uma campanha para derrotar Augusto Pinochet na corrida presidencial chilena de 1988.


 Quarta, dia 14, às 19h

ART 7          
O Tesouro de Sierra Madre
De John Huston. EUA. 1948. 126min. Aventura. Livre.
Com Humphrey Bogart, Walter Huston, Tim Holt
Três aventureiros em busca de ouro em terras mexicanas, enfrentam bandidos e a própria ganância.


Quinta, dia 15, às 19h

CINE ALEMÃO
A música do pai
De Igor Heitzmann, Alemanha, 2007. 105min. Documentário. Livre.
Relato da vida íntima de Otmar Suitner, consagrado maestro austríaco e pai do diretor de cinema Igor Heitzmann.


Quinta, dia 15, às 19h

EXPOSIÇÃO
Ilha-não-ilham de Claudia Zimmer
A mostra discute sobre ilhas, que podem aparecer como ideia de isolamento ou como ligação ao continente. A proposição oscila entre ser ou não uma ilha em algumas plataformas distintas. Fazem parte da exposição o vídeo ilha-não-ilha, o olho-ilha e o postal ILHAMENTO MÁXIMO.


Sexta, dia 16, às 19h

PSICANÁLISE VAI AO CINEMA
O artista
De Michel Hazanavicius, França/EUA/Bélgica, 2011. 100min. Drama. Livre.
Com Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman.
Astro do cinema conhece uma jovem dançarina, porém a ascenção do cinema falado os leva para lados opostos do sucesso.



silvia cintra + box4 - Artes Visuais

Museu Victor Meirelles


SEMANA VICTOR MEIRELLES
Arte, Arquitetura e Urbanismo no Século XIX
De 13 a 16 de Agosto de 2013

Fachada do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles programou para a próxima semana, de 13 a 16 de agosto, uma série de eventos em comemoração a data de nascimento do artista Victor Meirelles, ocorrida em 18 de agosto de 1832.
É a Semana Victor Meirelles, que é realizada todos os anos, quando o museu promove uma programação especial, sempre com um tema central que une as atividades. Este ano o tema é arte, arquitetura e urbanismo.
A partir desta temática o museu promove nesta Semana Victor Meirelles 2013 o lançamento do projeto Ciclo 19, uma série de reuniões cujos temas estão relacionados com o século XIX. Serão mesas redondas, palestras e debates com enfoques bastante abrangentes, que vão desde patrimônio, artes e arquitetura, passando por literatura, urbanismo, música e saúde, sempre contando com a presença de profissionais convidados, especialistas nas áreas sugeridas.
O objetivo do Ciclo 19 é justamente trazer à tona a discussão sobre o século XIX, em contraponto com a contemporaneidade, considerando os temas já mencionados e também que o museu possui um acervo predominantemente datado daquele período, que engloba toda a produção do artista catarinense Victor Meirelles.
                Como o tema deste primeiro encontro é Arte, Arquitetura e Urbanismo, o lançamento do Ciclo se dá justamente dentro da Semana Victor Meirelles. O momento é propício inclusive em razão das ações recentes de revitalização que estão ocorrendo atualmente no centro histórico de Florianópolis, principalmente nas áreas degradadas próximas do Museu Victor Meirelles.
A Programação
No dia 13, terça-feira, às 16 horas, acontece a palestra História da Arquitetura, do final do séc. XVIII ao séc. XIX, em Florianópolis, com ênfase no Museu Victor Meirelles e será proferida por Fabiano Teixeira dos Santos, arquiteto e urbanista, mestre em História. Fabiano tem experiência nos temas História da Arquitetura, Patrimônio Histórico e Restauro.
O professor César Floriano dos Santos ministra a palestra Do Museu Victor Meirelles até a Contemporaneidade, no dia 14, quarta-feira, também às 16 horas. Floriano é graduado em Arquitetura e Arte, com especialização em Estética e Arte Contemporânea e possui doutorado em Teoria da Arquitetura. É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona disciplinas de História da Arte, Arquitetura Contemporânea e Estética, no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e no programa de pós-graduação Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
                Na quinta-feira, dia 15, às 16 horas, é a vez da artista Raquel Stolf fazer a palestra Sentidos de Vazio, abordando as intervenções de arte contemporâneas em arquiteturas de outras épocas. A palestra foi concebida a partir de sua intervenção Situação Nº1, realizada no Museu Victor Meirelles uma semana atrás, na quarta-feira, dia 7.
Na conversa Raquel Stolf propõe refletir sobre alguns projetos artísticos em que ocorrem situações de invisibilidade, as quais articulam sentidos de vazio, entre outros espaçamentos: as opacidades/materialidades do branco, os intervalos de sentido, os silêncios e vazios plenos. Serão abordadas propostas de alguns artistas, músicos e escritores, como: John Cage, La Monte Young, Robert Barry, Yoko Ono, Yves Klein, Cildo Meireles, Hélio Fervenza, Waltercio Caldas, entre outros. “Abordarei também concepções de Maurice Blanchot, Roland Barthes e François Cheng, que apontam para alguma potência da interrupção, do esquecimento e da pausa”, sublinha Raquel.
                No dia 16, sexta-feira, encerrando a programação da Semana Victor Meirelles, acontece a palestra da professora Sara Regina P. dos Reis, às 16 horas. O tema é a própria história da Rua Victor Meirelles, desde a sua criação até os dias atuais, passando pelos estabelecimentos que por ali passaram, seus habitantes e moradores, além das curiosidades históricas da cidade.
                Sara Regina é graduada em História e professora aposentada da UFSC. É escritora, com 18 títulos publicados, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.
------------------------------------------------------------
Semana Victor Meirelles
Arte, Arquitetura e Urbanismo no Século XIX
Dia 13, 16h - palestra com Fabiano Teixeira dos Santos sobre a arquitetura do século 19
Dia 14, 16h - palestra com César Floriano o sobre a urbanização no século XIX
Dia 15, 16h - palestra com Raquel Stolf sobre intervenções de arte contemporânea
Dia 16, 16h - palestra com Sara Regina sobre a história da Rua Victor Meirelles
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis
Tel.: 48 3222-0692
A entrada é gratuita.
Mais informações pelo e-mail mvm.ac@museus.gov.br ou pelos telefones: 3222-0692 / 3223-3274 / 3225-4121