sexta-feira, 8 de março de 2013

Fundação Cultural Badesc




Agenda Semanal FCBadesc de 11 a 15 de março
ENTRADA GRATUITA
  
Segunda, dia 11, às 19h
CINE FRANCÊS        
Quando as mulheres intervêm
De Jean-Micheal Gaillard e Stéphane Khémis, França, 2003. 52 min. Documentário. Livre.
Relata a história do feminismo desde o pós-guerra através de três gerações de mulheres.


Terça, dia 12, às 19h 
O FILME QUE EU GOSTARIA DE TER FEITO
Iracema – Uma transa Amazônica
De Jorge Bodanzky e Orlando Senna, Brasil, 1976. 91 min. Docudrama. 16 anos.
Em 1974, em plena ditadura, quando o governo militar alardeava a propaganda da construção do “Brasil Grande”, o filme segue a trajetória de um caminhoneiro e de uma prostituta pela estrada.
Convidado: Joca Wolff, professor do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.


Quarta, dia 13, às 19h
 ART 7 
Duas mulheres
De Vittorio de Sica, Itália, 1960. 100 min. Drama. 12 anos.
Com Sophia Loren, Jean-Paul Belmondo e Eleonora Brown. Durante a 2ª Guerra, Cesira foge de Roma para o interior da Itália com a filha, conhece o intelectual Michele e se encanta com seu sonho de mudar o mundo e fazer justiça. Baseado no romance La Ciociara, de Alberto Moravia.


Quinta, dia 14, às 19h
CINE TIBETANO
Camelos também choram
De Byambasuren Davaa e Luigi Falorni, Alemanha/Mongólia, 2004. 87 min. Documentário. Livre.
Na Mongólia, um camelo tem um parto doloroso e após muito esforço nasce um raro camelo branco, mas é rejeitado pela mãe.

LANÇAMENTO DE LIVRO
Anuário de Arquitetura de Santa Catarina
A publicação é um canal de divulgação dos arquitetos e um registro de obras significativas de arquitetura, arquitetura de interiores e paisagismo. A 6ª edição chega com nova identidade gráfica. As matérias tratam de sustentabilidade, do recém criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e da retomada da 3ª Mostra Destaques das Bienais, programada para abril de 2013, que pretendo colocar Santa Catarina no roteiro nacional de exposições de arquitetura.


Sexta, dia 15, às 19h
CINE SESC
Almoço em agosto
De Gianni Di Gregório, Itália, 2009. 75 min. Comédia. Livre.
Com Gianni Di Gregório, Valeria de Franciscis, Alfonso Santagata e Maria Cali. Um homem está com o aluguel atrasado e para ter parte de sua dívida quitada, terá que hospedar a mãe e a tia do proprietário do apartamento durante um feriado.




Boletim e-museus




Boletim eletrônico Nº 445 - Ano X - 8 a 15 de março de 2013



notícias
Museu Imperial recebe doação de fragmentos de trajes enterrados com imperadores

445- retrato D.Pedro I

agenda
Confluências – Uma Crônica Visual da Redenção
Marina Saleme: Figurantes
Maracatu Rural – Festividade e Tradição
Nós de Itatiaia
Quinteto de metais TimBrass
Mostra de Maquetes Oficina Lina Bo Bardi
Aula Magna no MAST

cursos e oficinas

Links



notícias
Museu Imperial recebe doação de fragmentos de trajes enterrados com imperadores
O Museu Imperial receberá, da historiadora e arqueóloga Valdirene Ambiel, a doação de fragmentos dos trajes com os quais os imperadores d. Pedro I (no retrato acima) e d. Leopoldina foram enterrados.
Serão doadas partes do manto da imperatriz d. Leopoldina – também utilizado por ela na cerimônia de coroação do marido – e do traje do imperador (foto ao lado), bem como o salto de sua bota .
O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., ressaltou a importância da doação e do simbolismo das peças. “O salto da bota de d. Pedro I é emblemático porque, durante seu período como imperador do Brasil, ele sempre fez questão de ser retratado como um cavaleiro. Não há imagens do imperador em que ele não apareça calçando botas. No caso de d. Leopoldina, ela foi enterrada com o mesmo traje usado na coroação do marido”, lembrou.
As peças serão higienizadas e pesquisadas pela equipe do Museu Imperial. Em seguida, serão expostas ao público.
Aquisição de acervo – As peças vão se somar a outras 2.664 que foram incorporadas ao acervo do Museu Imperial nos últimos dez anos.
Um levantamento do Ibram junto aos museus vinculados ao Instituto constatou que, desde 2003, cerca de 75 mil itens foram incorporados aos seus acervos por meio de doação, compra ou transferência. Dentre as aquisições estão diversas coleções, objetos que fazem parte da história do Brasil, animais e plantas.
A preservação e ampliação dos acervos dos museus fazem parte da Política Nacional de Museus. Implementada em 2003, ela tem, como um de seus pilares, a valorização do patrimônio cultural sob a guarda dos museus e o incentivo a programas e ações que viabilizem a conservação, a preservação e a sustentabilidade do patrimônio cultural submetido a processo de musealização. Leia mais.
Inscrições para o Prêmio Ibram Memórias Brasileiras vão até o dia 28 de março
Iniciativas de preservação da memória brasileira com ênfase nos movimentos sociais (sindical, rural, estudantil e outros) têm até as 23h30 do próximo dia 28 para fazer inscrição e concorrer à 1ª edição do Prêmio Ibram Memórias Brasileiras.   
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Salic Web, disponível no site do Ibram e no site do Ministério da Cultura (MinC).
Serão contempladas dez iniciativas, que receberão R$ 30 mil, cada – totalizando R$ 300 mil em investimentos – para apoio a ações de divulgação, preservação e difusão de acervo.
Poderão concorrer ao prêmio pessoas jurídicas de direito público e de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural, excetuando-se aquelas vinculadas à estrutura do MinC.
Gestão de Risco e Patrimônio Cultural é tema de mesa redonda no MNBA
Gestão de Risco e Patrimônio Cultural é o tema da mesa de debate, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e pelo Programa Ibermuseus, que acontece no dia 12 de março, das 9h às 13h, no auditório do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ). A entrada é franca, limitada ao número de assentos disponíveis, e não é necessário fazer inscrição.
Os convidados para o evento são Cristina Menegazzi, especialista em Gestão de Risco ao Patrimônio Cultural; Fábio Scliar e Márcio Moreira, ambos da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio-Ambiente e Patrimônio Histórico – Delemaph/PF; Major Polito, diretor-geral do Serviço Técnico do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ); e Moacyr Duarte de Souza, especialista em Gerenciamento de Riscos e Planejamento de Emergências do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental (Garta – COPPE/UFRJ).
Mais informações podem ser conseguidas pelos telefones (21) 2215.5226 | 2215.5163.
PNEM é tema de debates em Santa Catarina e Rio de Janeiro no dia 11
O Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), que está aberto para consulta pública até 26 de março, é tema de dois encontros este mês.
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), com o apoio do Sistema Estadual de Museus, realiza, dia 11 de março, a mesa redonda Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM. O evento acontece das 13h30 às 17h30, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
Já a Rede de Educadores em Museus no Rio de Janeiro (REM/RJ), após primeiro encontro realizado no dia 25 de fevereiro para elaborar propostas para o PNEM, reúne-se novamente também no dia 11 de março. As propostas coletivas serão postadas pela rede no fórum de debates virtuais após o dia 11. O encontro acontece no Espaço Oi Futuro (Rua 2 de dezembro, 63 – Catete), das 9h às 17h. Saiba mais.
Outros estados interessados em realizar debates sobre o PNEM podem obter mais informações pelo endereço eletrônico pnem@museus.gov.br.
Os Museus Castro Maya têm programação com nova exposição e palestras
Os Museus Castro Maya (Ibram/MinC) iniciam o mês de março com uma nova exposição e palestras sobre educação. No dia 7, o Museu Chácara do Céu (foto ao lado) recebe a exposição John Heartfield – Fotomontagens, com 50 fotomontagens produzidas pelo fotógrafo alemão John Heartfield (1891-1968) para a revista AIZ de Berlim, do acervo do Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM).
Nos jardins do Museu do Açude, o núcleo educativo da instituição fará palestras com os temas: Arte contemporânea e paisagens – mediações educativas, por Janaína Melo, do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR); e Visita ao museu começa na sala de aula, por Denise Grinspum, dos Museus Castro Maya/Ibram. Os dois eventos acontecem dia 13 de março, das 9h30 às 12h, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.
Os museus - O Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, e o Museu do Açude, na Floresta da Tijuca, são o legado do empresário e colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya que, em 1962, criou uma fundação para preservar e dinamizar seu patrimônio artístico, doando suas coleções e suas duas residências, transformadas em museus. O acervo inclui pinturas, gravuras, desenhos, peças de mobiliário luso-brasileiro, prataria, cristais, tapetes, coleção de arte oriental e objetos de arte popular.
Agenda
Confluências – Uma Crônica Visual da Redenção
O quê: A exposição conta com imagens selecionadas a partir de 152 originais, entre desenhos, aquarelas e pinturas, além de quatro novas pinturas, inspiradas em imagens do banco de Imagens do Museu da UFRGS. Entrada franca.
Quando: Abertura dia 11/03, às 11h. Visitação de 11 a 22/3, das 9h às 18h.
Onde: Sala Multimeios – Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 | Porto Alegre – RS)
Informações: (51) 3308.4022 | 3308.3562 | museu@museu.ufrgs.br | www.museu.ufrgs.br

Marina Saleme: Figurantes
O quê: Quinta exposição individual da artista Marina Saleme, a mostra apresenta trabalhos feitos a partir de 2009. Entre eles estão desenhos, pinturas e fotografias.
Quando: Até dia 16/3. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 17h.
Onde: Galeria Luisa Strina (Rua Padre João Manuel, 755 | São Paulo – SP)
Informações: (11) 3088.2471 | info@galerialuisastrina.com.br | www.galerialuisatrina.com.br

Maracatu Rural – Festividade e Tradição
O quê: Com fotografias de Helder Ferrer, a mostra celebra uma das mais tradicionais e coloridas festividades do país. Além das imagens de Ferrer, um estandarte histórico do grupo Carpina Carnaval, uma fantasia-farda de folião de Manoel Faustino Soares e figuras de maracatu em cerâmica policromada do artista Manuel Eudócio compõem também a exposição.
Quando: Até dia 22/3. De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Entrada gratuita.
Onde: Museu Arquivo Histórico Jornalista José Jorge Junior ( Rua Sete de Setembro, s/n° – antigo Mercado Municipal, no Centro | Paraguaçu Paulista – SP)
Informações: www.sisemsp.org.br

Nós de Itatiaia
O quê: O projeto apresenta printuras, esculturas, fotografias e objetos de manifestação livre dos artistas Anneli Turunen, Creuza Mascarenhas, Fábio Genovesi, J. Azevedo, Jorge Jaime, Leonir Nadona (Xuxa), Maria Paula A. M. Becato, Martti Varita, Rafael Fioratto e Thiago Ferreira.
Quando: Até 15 de março. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Onde: Museu de Arte Moderna de Resende (Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, Centro Histórico | Resende – RJ)
Informações: (24) 3360.6155 | 3360.4470 | mam.resende@gmail.com | www.mamresende.blogspot.com

Quinteto de metais TimBrass
O quê: Todo segundo domingo do mês tem apresentações musicais na antiga Igreja Nossa Senhora do Rosário. O Quinteto de Metais TimBrass possui um repertório eclético e tem o objetivo de promover o bem estar através da música. Entrada franca.
Quando: Dia 10/3, às 15h.
Onde:
Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Largo dos Jesuítas, 67, Centro | Embu das Artes – SP)
Informações: (11) 4704.2654 | projetosculturais@pateocollegio.com.br

Mostra de Maquetes Oficina Lina Bo Bardi
O quê: A exposição recria o projeto arquitetônico da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para o Museu de Arte Moderna da Bahia e o projeto de restauro do Conjunto Solar do Unhão, que abriga o museu. A mostra é resultado da oficina Exposição de capacitação em maquetes: recuperação do projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi, oferecida gratuitamente no MAM-BA em 2012 e ministrada pela doutora em arquitetura e urbanismo em Barcelona Carla Zollinger.
Quando: Até 17/3. Visitação de terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Entrada gratuita.
Onde: Galeria 1 do MAM-BA (Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-BA, Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão | Salvador – BA)
Informações: (71) 3117.6139

Aula Magna no MAST
O quê: Aula inaugural do primeiro semestre do Programa de Pós-Graduação em Muselogia e Patrimônio (PPG-PMUS) que será ministrada pela Profª. Drª. Sheila Watson, da Leicester University (UK). O título “Capacity building for museums and heritage: the Leicester experience”. O evento será transmitido pela internet, na página do MAST (www.mast.br). Haverá tradução consecutiva.
Quando: Dia 13/3, a partir das 10h.
Onde: Auditório do prédio anexo do MAST  (Rua General Bruce 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 3514.5213

Cursos e Oficinas
Seminário Internacional: Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura
O quê: O Seminário tem como objetivo debater o tema e apresentar os resultados das missões técnicas a instituições europeias que trabalham com sistemas de informações e/ou que são mantenedoras de acervos culturais e de patrimônio. As missões foram realizadas a partir de parceria entre o Ministério da Cultura e a União Europeia, por meio do programa de cooperação Diálogos Setoriais UE-Brasil.
Quando: Dias 11, 12 e 13 de março. Abertura às 11h, com a presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy.
Onde: No auditório da Biblioteca Brasiliana-USP (Rua da Praça do Relógio, 109, Campus da Universidade de São Paulo – USP | São Paulo – SP)
Informações: (61) 2024.2230 | culturadigital@cultura.gov.br |  | http://culturadigital.br/acervosdigitais/programacao/

Oficina de iniciação ao cinema
O quê: O curso abordará a linguagem e as diversas etapas da sétima arte em 14 aulas (com 3 horas de duração, cada) que acontecerão em encontros semanais. Serão realizados exercícios, como a criação de cenas e a decupação dessas imagens pelos alunos, e o projeto de conclusão será a realização de um curta-metragem (por grupos de 7 a 13 pessoas). O instrutor, Alexandre Rossi, é graduado em Produção Audiovisual Cinema e Vídeo pela PUCRS.  Investimento: R$ 300,00. Mínimo de 7 e máximo de 30 pessoas.
Quando: A partir de 15/3.
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959 | Porto Alegre – RS)
Informações: Inscrições pelo e-mail iniciacaoaocinema@gmail.com

5ª edição do Curso de Capacitação para Museus
O quê: Destinado aos profissionais e dirigentes da área museológica e cultural do estado de São Paulo, o curso tem como objetivo capacitar profissionais para a elaboração de projetos em instituições museológicas, ampliando o conhecimento sobre o trabalho em museus e as ferramentas de metodologia de projeto. Inscrição gratuita e vagas limitadas.
Quando: Inscrições até 15/3. Em São José do Rio Preto, as aulas serão de 8 a 10/4, de 6 a 9/5 e de 3 a 5/6. Em Campinas, a atividade será de 22 a 24/4, de 20 a 23/5 e de 10 a 12/6. Das 9 às 17 horas.
Onde: São José do Rio Preto e Campinas
Informações:  (11) 2627.8111 | sisem@sp.gov.br | www.sisemsp.org.br

I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura
O quê: O encontro busca reunir pesquisadores de todo país para debater e organizar o campo da pesquisa em cultura no Brasil. O objetivo é reunir pesquisadores que investigam a área da cultura, dentro e fora da universidade. Com o encontro, espera-se fomentar o diálogo entre campos, instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração.
Quando: Inscrições e envio de trabalhos até dia 15/3. Datas do evento: de 1º a 3/9.
Onde: USPEscola de Artes, Ciências e Humanidades (Avenida Arlindo Bettio, 1000, Ermelino Matarazzo | São Paulo – SP)
Informações: http://www.pesquisaemcultura.org/?page_id=330

33º Colóquio do CBHA
 O quê: O prazo para envio das propostas de comunicação e de pôster do 33º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), cujo tema é “Arte e suas instituições”, vão até 17 de março. O evento será realizado entre 23 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro.
Quando: Envio das propostas até 17/3. Evento entre 23 e 27 de setembro.
Onde: A ficha de submissão deve ser enviada para coloquiocbha@gmail.com.
Informações: http://tinyurl.com/au3lbuz

Simpósio Internacional Vox Musei
O quê: Chamada pública para submissão de trabalhos para apresentação, em formato de comunicação oral, para o Simpósio Internacional Vox Musei – Arte e Patrimônio, que será realizado entre 20 e 22 de junho, em Lisboa (Portugal).
Quando: Submissão de trabalhos até 26/3. Simpósio: de 20 a 22/6.
Onde: Faculdade de Belas – Artes, Universidade de Lisboa | Lisboa – Portugal
Informações: http://tinyurl.com/bketrly


       








Instituto 

Radar








     
   
09.03 - 08.09.2013
São Paulo, Brasil / Brazil   
 





     
curadora / curator:
Yuko Hasegawa  

13.03 - 13.05.2013 
Sharjah, Emirados Árabes Unidos / UAE  

 




     
        
curador / curator:
Paulo Miyada 

12.03 - 28.04.2013
São Paulo, Brasil / Brazil   
 



     
01.03.2013 -  
Rio de Janeiro, Brasil / Brazil  

 




     
        
curadores / curators:
Paulo Herkenhoff, Rodrigo Alonso

07.03 - 26.05.2013
Bergamo, Itália / Italy    
 




     
        
curadores / curators:
Heather Sealy Lineberry, Julio Cesar Morales, Michel Blancscube

09.03 - 07.09.2013
Tempe, EUA / USA      
 




     
        
curadores / curators:
Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre

16.03 - 12.05.2013
Rio de Janeiro, Brasil / Brazil       
 


Move!  


     

09.03 - 19.03.2013
São Paulo, Brasil / Brazil       
 




     
        
27.02 - 13.05.2013
Paris, França / France 

 




      
        
curador / curator:
Alberto Tassinari
  
23.02 - 26.05.2013
São Paulo, Brasil / Brazil 
 


    
Sérgio Sister      

curadores / curators:
Agnaldo Farias, Paulo Miyada     

07.02 - 24.03.2013  
São Paulo, Brasil / Brazil        
 





Antonio Dias        
        
curadores / curators:
Harper Montgomery, Patricia Phelps de Cisneros
  
07.02 - 04.05.2013
New York, EUA / USA  







Antonio Dias        

        
curadores / curators:
Beverly Adams, Vanessa Davidson
  
06.02 - 05.05.2013
Phoenix, EUA / USA  

 





Melanie Smith        

        
24.02 - 27.05.2013 
Puebla, México   







Vik Muniz         
  
        
curadora / curator:
Rocío Aranda-Alvarado
  
06.02 - 19.05.2013
New York, EUA / USA  






Marcelo Silveira       

        
curador / curator:
Tadeu Chiarelli
  
25.01.2013 - 01.2014
São Paulo, Brasil / Brazil 

 


MAM-SP   


Artur Lescher      

        
curadores / curators:
Christine Van Assche, Paula Alzugaray
  
22.01 - 31.03.2013
São Paulo, Brasil / Brazil 
 






O Grivo   
     
        
curadores / curators:
O Grivo
  
22.01 - 31.03.2013
Belo Horizonte, Brasil / Brazil  
 


Oi Futuro Ipanema         
    

Marcos Chaves       


curador / curator:
Alberto Saraiva    

12.01 - 31.03.2013  
Rio de Janeiro, Brasil / Brazil        
 




   

curador / curator:
Jonathan Hernández  

26.01.2013 -    
México D.F., México   






curador / curator:
Giorgio Ronna   

26.01 - 24.03.2013   
São Paulo, Brasil / Brazil    



     

       
        
curadores / curators:
Tumelo Mosaka, Irene Small
  
25.01 - 31.03.2013
Champaign, EUA / USA  
 





Isaac Julien       

        
curador / curator:
José Jiménez
  
26.10.2012 - 05.05.2013
Cáceres, Espanha / Spain  

 



galeria nara roesler
avenida europa 655
01449-001
são paulo sp brasil
t 55 (11) 3063 2344
f 55 (11) 3088 0593