segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dois filmes bem bacanas para você assistir nestes dias chuvosos

LEMON TREE
 
Salma (Hiam Abbass), uma viúva Palestina, vê sua plantação ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel (Doron Tavory), se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança Israelense logo declara que os limoeiros de Salma colocam em risco a segurança do ministro e por isso precisam ser derrubados. Salma leva o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar a plantação.


Gênero: Drama; tempo: 106 min.; lançamento: 08 de Ago, 2008; lançamento DVD: Fev de 2009
Distribuidora: Imovision; Estrelando: Hiam Abbass, Doron Tavory, Ali Suliman, Rona Lipaz-Michael, Tarik Kopty, Amos Lavi; dirigido por: Eran Riklis; produzido por: Eran Riklis.


RATATOUILLE
Neste desenho animado da Pixar, um rato chamado Remy sonha em se tornar um grande chef francês, mesmo contra os desejos de sua família e do óbvio problema de ser um rato em uma profissão totalmente inapropriada para roedores. Quando o destino o leva aos esgotos de Paris, Remy se vê na situação ideal, bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Apesar dos aparentes perigos de ser um inadequado – e certamente indesejado – visitante na cozinha de um fino restaurante francês, a paixão de Remy pela arte culinária não demora a colocar em marcha acelerada uma engraçadíssima e eletrizante corrida de ratos que invade o mundo da culinária parisiense. Remy então se sente dividido entre sua vocação e a obrigação de voltar para sempre à sua prévia existência de rato. Ele aprende a verdade sobre amizade, família e entende que sua única opção é aceitar quem ele é realmente: um rato que deseja ser chef de cozinha.

Ficha técnica: gênero: Desenho Animado; Título original: Ratatouille; Ano: 2007; País de origem: Estados Unidos; Idioma: Inglês; Duração: 96 min; Direção: Jan Pinkava, Brad Bird; Vozes de: Brad Garrett, Patton Oswalt, Brian Dennehy, Janeane Garofalo, Ian Holm.

Sobremesas e Talharin com camarões

Dias desses ganhei da minha tia Diva Rosa Montes uma espetacular enciclopédia de quinze volumes intitulada Enciclopédia da Mulher e da Família - Delta Editora. Na verdade ela deveria chamar-se Enciclopédia da Família, mas como foi editada nos anos 70, ainda acreditava-se que as obrigações domésticas só cabiam às mulheres.
Vejam só, nesta postagem, algumas delícias que estão na enciclopédia e que selecionei para vocês.
As receitas são muito fáceis de fazer e, verdadeiramente, dão água na boca.


MOUSSE DE CHOCOLATE
Ingredientes:
175g de chocolate em barra meio amargo, 10 gramas de manteiga sem sal, 200gr de açúcar e 6 ovos.

Como fazer:
Leve ao fogo uma panela de fundo fino em banho-maria, junte o chocolate cortado em pequenos pedaços e mexa com colher (de pau ou de silicone) até dissolver.
Quando tiver obtido um creme espesso, junte a manteiga e o açúcar, misturando bem e com delicadeza. Quando o creme estiver homogêneo, retire-o do fogo e deixe-o amornar. Quebre os ovos e separe as gemas. Passe as gemas numa peneira bem fina para poder tirar aquela película que a recobre. Em seguida junte as gemas, uma a uma ao chocolate derretido, mexendo vigorosamente.

Bata as claras restante em neve firme (reserve); despeje a mistura chocolate-manteiga-gema em um recipiente de vidro, e quando estiver fria, acrescente as claras, delicadamente misturando sem bater. Coloque tudo numa compoteira e leve à geladeira por duas horas. Depois, ah, depois é só servir e deliciar-se com esta beleza de maravilha.

Uma dica importante é você saber que colheres de pau e de silicone têm vida útil. Elas não duram para sempre, então, periodicamente substituas.


 CREME VALVÍDIA
Ingredientes:
3 colheres (café) de café solúvel, 6 queijos tipo suíço, 3 colheres (sopa) de açucar, algumas nozes.

Como fazer? É bem fácol: bata os queijos, junte apas poucos o café solúvel e o açucar. Coloque na geladeira e sirva bem gelado em taças. Guarneça cada taá com nozes.


 PERAS GELADAS COM AMÊNDOAS
Ingredientes:
4 peras entre verde e maduras; 4 colheres de sopa de marmelada de laranja, 4 peras, 1 limão, baunilha em pó ou líquida aromatizante, 50 gr de amêndoas picadas, 3 colheres de sopa de Curaçao ou Cointreau.

Como fazer? É bem fácil: anote: toste levemente as amêndoas no forno e reverse-as. Descasque as peras, corte-as ao meio ( o corte deve preservar o talo da fruta) e retire as sementes. Coloque os pedaços em uma panela de fundo grosso com um quarto de litro de água, sumo do limão, açúcar e baunilha. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20min, virando-as continuamente. Utilize para isto um utensílio de madeira ou silicone para não machucar as peras. Em outra panela, também de fundo grosso, cozinhe em fogo brando a marmelada de laranja com meio copo de caldo do cozimento das peras acrescentando o licor e deixe esfriar o tempo necessário para gelatinas. Coe as peras e disponha-as num prato para servir, recobrindo-as com a gelatina de marmelada de laranja e polvilhando-as com amêndoas levemente tostadas ao forno.


 MAÇÃS FLAMBADAS
Ingredientes:
4 maças grandes (sempre em verde e maduras), 100gr de manteiga sem sal, 100gr de açúcar, um cálice de run ou conhaque, um copo de sidra ou suco de maça.

Como fazer:
Retire com uma faca bem afiada e pontuda as sementes das maçãs pela parte de cima; corte uma rodela na parte superior da fruta. Em um recipiente misture metade do açúcar com a manteiga e em seguida despeje dentro de cada maça. Pincele com manteiga um prato refratário (com bordas altas). Coloque nele as maças, poivilhe-as fartamente com o açúcar restante, rége-as com a metade do suco, e leve-as ao forno pré-aquecido e quente durante trinta minutos regando com o suco restante. Retire do forno, despeje o cálice de licor e flambe. Depois é só servir que fica uma delícia. Se preferir acrescente uma bolas de sorvete de creme sob as maçãs.

 BOLO CREMOSO COM DAMASCOS
Ingredientes:
8 claras, uma pitada de sal, 100gr de manteiga, 100gr de farinha de trigo peneirada, kirsch, 200gr de açúcar, 75gr de açúcar de confeiteiro, uma compota de damasco, sem gramas de amêndoas cortadas e tostadas e uma lata de damasco em calda.

Como fazer:
Bata seis claras em neve, tendo antes adicionado uma pitada de sal. À parte, trabalhe a manteiga, juntando o açúcar e uma colher de sona de kirsch. Depois de obter uma massa cremosa, junte a farinha de trigo peneirada, e com cuidado, as claras. Despeje em uma forma untada e polvilhada com farinha; leve ao forno médio e, depois de alguns minutos, diminua para forno brando. Decorridos 30 min., verifique o ponto. Estando assado, desenforme, deixe esfriar e corte em dois ou três discos. Umedeça cada disco com o kirsch. Coloque uma camada de compota de damascos e também os em calda. Salpique com as amêndoas. Repita isto no segundo disco. É claro que nesta altura você já estará reconstituindo o bolo. Terminado isto, bata as três claras restantes adicionando açúcar de confeiteiro. Cubra o bolo com este tipo de suspiro e leve ao forno brando por alguns minutos para cozinhar. Retire do forno, deixe esfriar e adorne o bolo com os damascos restantes.


TALHARIN COM CAMARÕES
Ingredientes:
1k de camarões, sal, limão, pimenta do reino branca moída na hora (você pode moê-la com uma faca em não tendo um moedor), 800 gramas de talharim fresco, 300 gramas de manteiga, 6 tomates sem pele e sem semente, 2 cebolas raladas, meio copo de vinho branco seco, 150g de parmesão fresco ralado e 100g de mussarela.

Como fazer:
Leve uma panela de fundo grosso ao fogo com 100g de manteiga, junto os tomates, cebola e refoge bem, acrescente os camarões, deixe dourar; junto o vinho, diminua o fogo e tampe a panela, deixando reduzir. Leve outra panela ao fogo com água e sal. Quanto levantar fervura, junto o talharim e deixe cozinhar por quanto tempo determinar o fabricante. Retire-o do fogo, escorra e leve-o ao fogo (na mesma panela), com a manteiga restante. Mexa com muito cuidado e tampe a panela.

Unte com manteiga um refratário, coloque uma camada de talharim e sob ela uma camada de molho de camarão e sob esta polvilhe talharim. Repita as camadas e por último coloque o queixo mussarela. Leve ao fogo para gratinar e depois sirva. Fica uma delícia. Para acompanhar, use o mesmo vinho que usou para fazer o molho. E é claro que você já sabe: a bebida faz parte da degustação. Beba aproveitando a vida. Não beba muito para não ficar super chato e aborrecer as pessoas, e é claro: se beber, jamais dirija.