terça-feira, 7 de junho de 2022

ENTREVISTA EXCLUSIVA À ACADÊMICA IMORTAL LUCIAH LOPES

Olá!

Reproduzo aqui a entrevista exclusiva para a prezada Acadêmica Imortal Luciah Lopes, publicada no Facetubes da ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA.

Meus agradecimentos, também, ao nobre Jornalista e Presidente da Academia Poética Brasileira Mhário Lincoln.

A entrevista pode ser lida, originalmente, no seguinte endereço eletrônico:

 https://www.facetubes.com.br/noticia/2792/entrevista-com-luiz-arthur-montes-ribeiro


ESPECIAL LUCIAH LOPEZ, da Academia Poética Brasileira.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

1 – LUCIAH LOPEZ:  VOCÊ PODE FALAR UM POUCO SOBRE LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO?

LUIZ ARTHUR: Nasci em Ponta Grossa (Pr), em 5 de novembro de 1959. Aos treze anos iniciei meus estudos nas artes tendo como professor o Mestre Sidney Mariano. Em 1979 fui estudar em Nova Iorque. Regressei em 1980 e fixei residência em Curitiba, onde todo o núcleo familiar já havia se estabelecido.

Aqui graduei-me em Letras Português-Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná, frequentei o curso de pós-graduação em Artes Plásticas na Faculdade de Artes do Paraná e sou Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também cursei Confeitaria no SENAC-PR e Chef de Cozinha no Centro Europeu.

Atuo nestas três áreas: Artes Visuais, Literatura e Gastronomia, todas desenvolvidas com a chancela do Instituto Montes Ribeiro.

Tenho forte laços com Santa Catarina onde residi por alguns anos em Itapoá. Participei de vários movimentos artísticos, literários e gastronômicos naquele estado.

Estou presente nas redes sociais e mantenho o blog: http://luizarthurarteegastronomia.blogspot.com

Sou membro efetivo do Centro de Letras do Paraná.

 

"Corações Alados".

2- L.L.:COMO SE DÁ O SEU PROCESSO CRIATIVO E COM QUE FREQUÊNCIA ISSO ACONTECE?

L.A.: Meu processo criativo tem início na literatura, ou seja, tudo se origina pela escrita. Um quadro ou desenho, aquarela, poema, conto e uma receita, tem seu nascimento nos meus cadernos.

É a partir da escrita que crio. Em seguida faço o esboço, depois o reafirmo como um desenho e assim parto para a confecção. Nas artes visuais sempre trabalho com séries, na literatura com poemas/poesias intercalados, nos contos seguindo as minhas diretrizes e na gastronomia desenho o prato, os insumos e a apresentação, até que possa, realmente, desenvolver a receita. 

3- L.L.:  HOUVE ALGUMA PESSOA QUE INFLUENCIOU DE MANEIRA POSITIVA A SUA CARREIRA?

L.A.: Sim. Meus pais por acreditarem e me incentivarem a seguir nas profissões que escolhi. Nas artes, meu primeiro professor, depois a vida e obra de Portinari e Vang Gogh – seus escritos, as cores e seus amores. Na literatura vários escritores me influenciaram, entre eles Ruy Barbosa, Machado de Assis, Dario Veloso, Cora Coralina e Helena Kolody. Na gastronomia a pessoa que mais admiro e que me influenciou foi D. Palmeirinha.

Trabalhos em pintura.

4-L.L.:VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE DIVERSAS EXPOSIÇÕES COLETIVAS E INDIVIDUAIS NO BRASIL, E NO EXTERIOR. QUAL A SUA PERCEPÇÃO EM RELAÇÃO À ACEITAÇÃO DO ARTISTA BRASILEIRO NO CIRCUÍTO INTERNACIONAL?

L.A: Nós, brasileiros, somos muito bem recebidos no exterior. Nossa arte é admirada e existe um forte mercado nos Estados Unidos da América do Norte, alguns países europeus, árabes e Japão. Muitos conquistam seus lugares no exterior por si mesmos, e outros pelas feiras, galeristas, curadores e demais pessoas que trabalham na arte. Atualmente Miami é um dos grandes mercados consumidores da arte brasileira. Superamos o estereótipo de obras que retratam apenas o carnaval, o futebol, ou festas populares e religiosas. Agora nos veem como artistas completos, no qual nossos traços únicos, e definidos geram uma ótima aceitação no mercado exterior.

 

Instituto Montes Ribeiro.

5-L.L.:SOBRE O INSTITUTO MONTES RIBEIRO; COMO E QUANDO FOI CRIADO E QUAIS AS DIRETRIZES PÓS PANDEMIA?

L.A.: O Instituto Montes Ribeiro nasceu, formalmente, em 2010, na cidade de Itapoá SC. Foi criado para preservar a memória das famílias “Montes” e “Ribeiro”. Hoje possui um acervo com mais de 3.200 peças entre indumentária, fotografia, discografia, movelaria, prataria, porcelana, numismática, bandeiras, fitas VHs, Cds, DVDs, filmes em super 8, livros e tapeçaria. Também há um acervo de artes visuais com mais de 400 obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Em 2013 houve a primeira edição da “Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro” conferida a pessoas que tiveram relevante trabalho nas áreas das artes, literatura, educação e trânsito nos estados do Paraná, Santa Catarina e do Distrito Federal. Em 2015 sua sede física foi transferida para Curitiba e a partir de 2021, com advento da pandemia, foi migrada para o virtual em www.luizarthur.com.br Nesta página além da sessão especial do Instituto Montes Ribeiro, há sessões artes visuais, gastronomia, museologia e literatura.

Luiz Arthur e as obras.

6- L.L.: VOCÊ PUBLICOU10 LIVROS, E DENTRE ELES, DESTACO “CORAÇÕES ALADOS”, LIVRO DE POESIAS EM PORTUGUÊS E ESPANHOL.QUAL O SEU PÚBLICO ALVO, E ONDE SE ENCONTRA LUIZ ARTHUR, NAS POESIAS DESSE LIVRO?

L.A.: Este décimo livro, denominado “Corações Alados” é bilingue em português e espanhol e traz escritos, poemas e cartas de amor de várias fases de minha vida e para vários amores. É um livro gostoso de se ler. Foi escrito durante a pandemia, em março de 2020 e publicado em novembro de 2021.  Editado pela AmoLer, Blumenau SC, com editoração da poeta, ativista cultural e Embaixadora da Paz Terezinha Manczak. A tradução para o espanhol é da professora Nídia Cárita dos Santos Andrade Cortez, Brasília DF. Já está na segunda edição.

O livro é direcionado para pessoas com idade acima de 16 anos. Tem um teor erótico, romântico e de bem-viver com amores da minha vida, passado ou presente. Em “Corações Alados” expresso meus sentimentos de amor e agradecimento num tom, algumas vezes erótico, e noutro de puro prazer. Amar é uma delícia, ser amado é melhor ainda. Ele é encontrado para aquisição em minha página www.luizarthur.com.br 

7- L.L.:  A SUA PAIXÃO PELA GASTRONOMIA TAMBÉM É UMA FORMA DE POETIZAR. COMO ACONTECEU ESSA ALQUIMIA DE TEMPEROS E SABORES?

L.A.: Sempre gostei de cozinhar. Aprendi muito da gastronomia com minhas avós, minha mãe e meu pai. Somente após os 40 anos pude frequentar e concluir os cursos de Confeiteiro e Chef de Cozinha. Tudo, para mim, inicia-se na escrita, depois o desenho e após isso a confecção dos pratos. Ou seja, imagino algo que pode passar pelo processo da cocção. Então desenho os pratos com a apresentação. Satisfeito, parto para a feitura em si. É uma harmonia espetacular entre os temperos, sabores, amores e criatividade. Assim sendo trabalho com a cozinha perfumada, criativa e autoral. A base para esta atividade vem da cozinha tradicional brasileira. 

Atuante na culinária.

8- L.L.:VOCÊ SE SENTE REALIZADO, NA PINTURA, NA LITERATURA OU NA CULINÁRIA?

L.A.: Sim, claro que me sinto realizado nestas três áreas que atuo. Realização pessoal profissional e que me dão muito prazer. Na maioria das vezes intercalo as atividades. A realização profissional está ligada com o bem estar-estar, o bem-viver. Superar obstáculos de ordem pessoal ou não, nos fazem progredir, nos fazem ter prazer e viver melhor. 

9- L.L.:  QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE VOCÊ VIVENCIOU AO LONGO DA SUA CARREIRA?

Pratos premiados.

L.A.:Muitos desafios. Qualquer profissão exige persistência, trabalho, bom direcionamento e indicações. Estar no lugar certo, com pessoas certas faz a diferença. Ficar, totalmente, independente financeiramente, é o maior desafio. Quando se tem a confiança dos familiares nas profissões escolhidas os desafios são superados com maior facilidade.Outro desafio enfrentado é ter que estudar sempre. Sem estudos, conhecimento, formação, (acadêmica ou não), tudo fica difícil. Ter a oportunidade de ter bons mestres ajuda a superar os desafios. O maior desafio de todos é acreditar naquilo que queremos fazer e exercer como profissão. Superar este desafio faz muita diferença em nossas vidas.

10- L.L.:  NÓS DA PLATAFORMA FACETUBES, DESEJAMOS A VOCÊ LUIZ ARTHUR, MUITO SUCESSO EM TODOS OS SEGMENTOS DA SUA ARTE.  DEIXE UMA MENSGEM PARA FINALIZAR.

L.A.: Quando se acredita naquilo que se faz superamos desafios, somos mais felizes e, na maioria das vezes, somos reconhecidos pelo nosso trabalho. A competência está em estudar, procurar novas fontes de inspiração, persistir e transformar sonhos em objetivos.

SOBRE O INSTITUTO MONTES RIBEIRO


O Instituto Montes Ribeiro foi criado para preservar a memória das Famílias “Montes” e “Ribeiro”. A primeira originária da Espanha e a segunda dos Campos Gerais (Paraná). Neste momento, ele está disponível, virtualmente, pelo seguinte endereço: www.luizarthur.com.br



Em 17 de outubro de 2020 o IMR comemorou 10 anos de atividades. Foi criado pelo artista visual, escritor/poeta e chef de cozinha Luiz Arthur Montes Ribeiro, natural de Ponta Grossa e radicado em Curitiba. 



O IMR possui um amplo acervo reunido pelo artista ao longo de décadas de pesquisa e catalogação. Reúne um acervo com mais de 3 mil e duzentas peças narrando a história do Paraná. 



Destacam-se no acervo obras de arte artistas brasileiros, africanos, franceses, estadunidenses e mexicanos. Mobiliário, prataria, louças, indumentária, documentos, fotografias, vídeos, numismática e livros.



É patrono Arthur João de Maria Ribeiro, falecido em outubro de 2011. 


O Instituto desenvolve projetos nas áreas das Artes Visuais, Literatura, Gastronomia, Memórias e Educação. A narrativa da história destas famílias, através de objetos, documentos e obras de arte, também se mescla à própria narrativa da história e da cultura paranaenses.





Insituto Montes Ribeiro

https://luizarthur.com.br/instituto-montes-ribeiro/

Contatos: contato@institutomontesribeiro.com.br - (41) 99920-7349