terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mara D Toledo no Solar do Rosário



Mara D Toledo pinta o ingênuo! As obras dessa artista plástica são lúdicas, alegres, coloridas e retratam temas do cotidiano. O interior, as festas populares, o jogo de bola com pés descalços, a plantação de café, osbotequins e armazéns são alguns temas das obras que encantam a todos, brasileiros e estrangeiros.
 A Arte Naif começou a afirmar-se como uma corrente que aborda os contextos artísticos de modo espontâneo e com plena liberdade estética e deexpressão. Exuberância de cores, simplicidade e lirismo são algumas características desta pintura.
Dizem que a arte Naif é feita por artistas sem preparação acadêmica específica e sem a “obrigação” de terem de utilizar técnicas elaboradas e abordagens temáticas e cromáticas convencionais nos trabalhos que executam.Assim foi com Heitor dos Prazeres(1898-1966), praticamente quem iniciou estaescola no Brasil. No caso de Mara de Toledo sua qualidade técnica é apurada, suas pinturas trabalhadas com perfeccionismo nos detalhes. Como a própria Mara de Toledo diz seu “estilo é ingênuo mas não a técnica” uma vez que a artista tem escola e conhecimento. O Solar do Rosário sente-se honrado em trabalhar com uma artista deste quilate. O conhecido marchand paulista Jacques Ardies, ele mesmo um colecionador da obra da artista, trabalha internacionalmente com a arte de Mara de Toledo que tem colecionadores na Bélgica, França, Alemanha e outros países da Europa. Sua produção extremamente detalhista é pequena e aguardada por seus colecionadores. Para esta mostra,esperada por tantos, Mara de Toledo recolheu-se durante meses para sua preparação. Vale a pena conferir!

Serviço: Exposição “Mara de Toledo” Galeria de Arte Solar do Rosário -  Até dia 27 de novembro.
Galeria de Arte Solar do Rosário  Rua Duque de Caxias, 04, Largo da Ordem, Curitiba, PR
 (41) 3225-6232  http://www.solardorosario.com.br/  Entrada Gratuita

 Lucia Casillo  Solar do Rosário – Assessoria de imprensa

 Sobre Mara de Toledo
Nasceu em 21 de julho de 1953, em Passo Fundo, RS. Mudou-se com a família para Porto Alegre e, ainda pequena, mostrava suas habilidades no desenho e sua familiaridade com as cores. Na adolescência, começou a fazer cenários para o teatro da escola e trabalhava com guache. Começou a trabalhar por volta dos 16 anos em editoras, dentro do departamento de arte, o que lhe trouxe experiência e oportunidade. Em 1973 mudou-se para São Paulo. Em 1983 fez sua primeira exposição no MASP (Museu de Arte de SP), a convite do Prof. Pietro Maria Bardi. Fez individual na União Cultural Brasil EUA SP. Participou de exposições na Malásia. Recebeu Medalha de Ouro em 1986, no "1º Encontro de Arte de Osasco, SP" (a convite de Waldomiro de Deus), e também Medalha de Ouro na mostra "Zaza Lattes". Exposições em Curitiba, na Galeria Nini Barontini,1996 e no Solar do Rosário, 2005. Atualmente trabalha com a Galeria Jacques Ardies (especialista em Arte Naif), SP; Gallery Brycard, França; e GINA (Gallery of International Naïve Art), Israel. Artista participante do livro “Pintores Contemporâneos do Paraná Volume VI” editado pelo Solar do Rosário.

Talentos 2001 - Ateliê Respirando Arte


Concurso de Redação até 15 de novembro

A Academia de Letras de Governador Celso Ramos lança ao CONCURSO DE REDAÇÃO "MEU FUTURO/ MINHA ESCOLA" valendo um NETEBBOK para o primeiro lugar e participação em nossa ANTOLOGIA aos três primeiros lugares.


AMIGOS CONFRADES/CONFREIRAS: AJUDE-NOS A DIVULGAR ESSE CONCURSO DE REDAÇÃO NAS ESCOLAS DA REGIÃO (CANELINHA/TIJUCAS/GOVERNADOR CELSO RAMOS/ BIGUAÇU/ ANTONIO CARLOS/SÃO JOSÉ) em breve esataremos passando o edital.

CONCURSO LLEAL JOVENS TALENTOS ESCRITORES

REGRAS GERAIS
1 – Estudantes na faixa etária entre 12 e 16 anos
2 – Meu futuro / Minha escola
3 – Data do concurso: De 17/Outubro à 15/Novembro/2011

Entrega da premiação: DEZEMBRO/2011
4 - Prêmio: 01 NETBOOK (Redação vencedora) 1º LUGAR e participação em nossa antologia para os 3 primeiros colocados, sem qualquer custo.
5 – Local de Entrega: No lançamento da ANTOLOGIA

*INCENTIVO: ACADÊMICO ESCRITOR LUIZ CARLOS BINOTTO LEAL.

Vamos estimular a participação como forma de valorizar a Escola/Docentes como caminhos seguros para o futuro de nossos adolescentes.
Um forte abraço do Professor Miguel Simão
Pres. Academia de Letras do Brasil/SC
Academia de Letras de GCR.

Literatura e Artes Visuais


Na exposição intitulada Poéticos Percursos, a artista Ana Procopiack apresenta fotografias que representam suas percepções enquanto perambula pelo espaço urbano. São registros que buscam revelar a passagem do tempo no revestimento urbano, por meio de suas marcas e registros gráficos e também dos indícios de natureza.
A partir dessas imagens fotográficas surgiram colagens, pinturas sobre papel e objetos que sugerem outros possíveis percursos, bem como, o texto poético do poeta Roberto Bittencourt e todos convidam o observador/perambulante a realizar seus próprios percursos.
  Até 18 de novembro no Batel Soho - Rua Vicente Machado, 666  -  Curitiba
(41) 3018-2732 


Em novembro o Museu Alfredo Andersen apresenta a exposição “Imersão na cor”. Organizada por Francis Rodrigues, Leila Valebona, Marise Hauser e Miriam Fischer, a mostra tem o objetivo de apresentar pinturas que discutam a cor presente na obra do artista Alfredo Andersen. A orientação do projeto foi feita por Lilian Gassen.
Para maiores informações visitem o site da exposição gigantenoruega.wordpress.com .
A mostra conta com o apoio cultural de:
Alicante – Soluções de qualidade em superfície - www.alicante.com.br.

Imersão na cor - Museu Alfredo Andersen, até 05 de fevereiro de 2012
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados e domingos das 10h às 16h.
Entrada franca
Museu Alfredo Andersen – MAA – www.maa.pr.gov.br
Rua Mateus Leme, 336 – Centro – 80510-190 – Curitiba – Paraná – Brasil
Informações: 41 3323-5139



          



Na abertura da exposição Poético Percuros, de Ana Procopiack o coquetel servido ficou a cargo competente Chef Fabiane Santos Procopiak da Fabée Pâtisserie. Fez o maior sucesso.