quinta-feira, 28 de março de 2013

Luciana Brito Galeria

Evaldo Feitosa na Academia de Letras de Brasília



Evaldo Feitosa, natural de Alto Longá, será o primeiro piauiense a ser empossado na Academia de Letras de Brasília. A solenidade será realizada nesta terça-feira (26), na capital federal e deve reunir escritores, músicos e artistas do Piauí no espaço que será decorado com peças do Estado, como móveis de talo de buriti, almofadas de couro de bode, cerâmica da Serra da Capivara e potes rústicos costurados com couro.
Dentre as atrações musicais estão confirmados o saxofonista João Filho, que criou em Brasília o projeto Meia Boca Band para levar a música às ruas do Distrito Federal, e a cantora Rejane Mandell, nascida em Gilbués, que vai cantar uma música de autoria de Evaldo Feitosa em homenagem a Brasília.
O coquetel para os convidados também terá a marca da gastronomia do Estado. Os convidados vão degustar tapioca com carne de sol, carne de bode e carneiro, maria-isabel, paçoca e o tradicional beiju com coco e queijo. Para acompanhar, serão servidos sucos de bacuri, cajá, caju, cajuína, além de uísque, água e vinho. De sobremesa, serão servidos os verrines de pão de ló com doce de buriti, castanha de caju, quebra-queixo, mel, doce de buriti, rapadurinhas de sabores variados e tortaletes de ganache de chocolate branco com buriti.
“A posse do primeiro piauiense na Academia de Letras de Brasília será transformada numa grande festa da cultura do Estado, porque o escritor Evaldo Feitosa quer mostrar que o povo do Piauí é lutador, inteligente, guerreiro, corajoso, tem coisas belíssimas para mostrar, como a gastronomia, as artes plásticas, a literatura, o artesanato; e que está mais uma vez conquistando um novo espaço para somar e contribuir com as letras nacionais”, disse a coordenadora do evento, jornalista Raimunda Costa, presidente da entidade Nação Piauí.
Ela acrescenta que escritores do Piauí, como Paulo José Cunha, Ronaldo Mousinho, Otoniel Fernandes, Chico Castro, Rivanildo Feitosa, Juscelino Oliveira, Menezes Y Moraes, Roberto Carvalho e Eva Leite, terão mesas no evento. Segundo Raimunda, as artes plásticas também serão representadas com Chico Sena e Eva Leite, que é presidente da Associação da Pessoa com Deficiência. Já o artesanato terá como representante Eliene, com peças sobre a Serra da Capivara.
O acadêmico Fagundes de Oliveira vai conduzir o cerimonial da posse e o acadêmico Iran de Lima, em nome da Academia, fará a saudação oficial. A Academia de Letras de Brasília tem grande nome do direito nacional, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Brito.
Ele é piauiense da cidade de Alto Longá e reside em Brasília, onde é tabelião. Tem vários livros publicados, entre eles, o romance O Comprador de Sonhos que foi lançado no ano passado na Academia Piauiense de Letras. O escritor é pós-graduado e tem mestrado em Direito. No Piauí, recebeu a Medalha do Mérito Renascença e é titular da Cadeira 29 da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE), idealizada e fundada por Itamar Abreu Costa, com sede em Alto Longá-PI.
Fonte: Com informações do Governo do Estado
Publicado Por: Neumara Silva

Reinaldo Pasadori e Livraria da Vila

Vik Muniz na Galeria Nara Roesler

 
02.04 > 11.05.2013
abertura/opening: 02.04 > 18h

Vik Muniz -- Pictures of Magazine 2: Study of Ostrich, After Nicasius Bernaerts, 2013
c-print digital / digital c-print -- 225 x 180 cm (detalhe / detail) 


Vik Muniz inaugura sua primeira mostra individual na Galeria Nara Roesler no dia 2 de abril às 18h. Em Espelhos de papel serão exibidas obras da série Pictures of Magazine 2, inédita no Brasil.

Tendo mais uma vez a fotografia como objeto final de sua produção, Vik se apropria de imagens rasgadas de revistas, inserindo ícones da mídia de massa em reinterpretações de pinturas clássicas.

Segundo Christopher Turner, autor do texto crítico da exposição, "a multiplicidade de imagens utilizadas para compor suas colagens acrescenta uma terceira camada mediadora, que envolve ainda mais o público e faz referência a toda a bagagem visual e cultural que cada um traz ao seu encontro com a arte". Até 11 de maio.

+ info (texto crítico por Christopher Turner)


Vik Muniz opens his first solo show at Galeria Nara Roesler on April 2 at 6PM. In Espelhos de papel (Paper mirrors), artworks from the series Pictures of Magazine 2, never before shown in Brazil, will be exhibited.

H
aving once again the photograph as the final object of his production, Vik appropriates images torn from magazines, inserting mass media icons in reinterpretations of classic paintings.

According to Christopher Turner, author of the critical essay on the exhibition, "the multiplicity of imagery used to compose his collages adds a mediating, third layer that further ensnares the viewer and makes reference to all the cultural and visual baggage they bring to their encounter with art". Until May 11.
 + info (critical essay by Christopher Turner)

Facebookyoutube   

seg/mon > sex/fri  10h > 19h
sáb/sat  11h > 15h  
 

galeria nara roesler
avenida europa 655
são paulo sp brasil 01449-001
t 55 (11) 3063 2344

Shalliah - Londrina


Paz - Diamantino MT


Professores e alunos da escola Dr. Manoel José Murtinho - em Diamantino - MT
.
"...NOSSOS ALUNOS ESTÃO ENCANTADOS COM O RESULTADO FINAL E COM OS ELOGIOS VINDO DE VCS EMBAIXADORES DA PAZ.TODO DIA ELES FALAM,POSTAM NAS REDES SOCIAIS E PROCURAM PRATICAR A PAZ COM MUITO MAIS EMOÇÃO. NAS NOSSAS HORAS CÍVICAS ESTAMOS APRESENTANDO MÚSICAS,TEXTOS E DANÇAS ,CONFECCIONAMOS A BANDEIRA ARTESANALMENTE E MOSTRAMOS AO TURNO MATUTINO
ATÉ MANDARMOS FAZER A BANDEIRA NAS MEDIDAS OFICIAIS"
Profª - MARIA LORENA MACIEL
.
VISITEM AS PÁGINAS DOS ALUNOS DA ESCOLA DR. MANOEL JOSÉ MURTINHO
DIAMANTINO - MT
.
COMENTEM - INCENTIVEM -  ESTA É UMA DAS FORMAS DE TRABALHARMOS A CULTURA DA PAZ.
.
.

Diamantino é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 14º24'31" sul e a uma longitude 56º26'46" oeste, estando a uma altitude de 269 metros. Sua população estimada em 2010 era de 20.310 habitantes. Possui uma área de 7764,43 km².
É  uma cidade histórica com centros turísticos : vários casarões, a Igreja Matriz, casa dos viajantes, cacimba, entre outros. Diamantino também já foi fonte de lucro para os garimpeiros com muitos diamantes e ouro em seus rios mas hoje isso não é mais praticado.
.
Abraçados às bandeiras brasileira, matogrossense, de Diamantino, e, a da Paz - que confeccionaram artesanalmente, eis nos links acima - os sonhos, os pensamentos,  de nossa juventude. A Profª Lorena disse que eles " PROCURAM PRATICAR A PAZ COM MUITO MAIS EMOÇÃO".
É o que sentimos ao ler os seus poemas - orgulho e emoção!
OBRIGADA!
Delasnieve Daspet e Airton Reis
Embaixadores da Paz  pelo
Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix.
__._,_.___



Paz - Juína MT


Professores e alunos da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin - Juína - MT.
.
"Do ser mais pequeno
ao maior predador
precisam de paz
para o seu almoço caçar
e depois um cochilo tirar"
(Antonio  Máximo  Rodrigues  Silva)
.
.
.

A sede do município situa-se nas coordenadas aproximadas de latitude 11º22'42" sul e a uma longitude 58º44'28" oeste, estando a uma altitude de 442 metros.
O município de Juína localiza-se a noroeste do estado a 720 quilômetros da capital, Cuiabá. Foi criado a partir de um projeto implementado pela Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso, CODEMAT, no ano de 1976, com objetivo de expansão das fronteiras agrícolas e ocupação de áreas até então pertencentes a povos indígenas naturais da região.A população atual é de aproximadamente 39.064 habitantes distribuidos na zona rural e urbana. Seu clima é tropical com duas estações climáticas bem definidas - período das chuvas e período da seca. Possui com uma população jovem com mais de 10 mil estudantes no ensino fundamental e médio.
Que a voz dos pequenos estudantes de Juína, na divisa com Rondonia - chegue aos ouvidos "moucos" de nossos politicos.
.
Delasnieve Daspet e Airton Reis
Embaixadores da Paz  pelo 

PAZ - Jauru - MT


Diretores, Coordenadores, Professores e alunos da Escola João Evaristo Curvo - Jauru - MT
.
"Mais que tal aceitar as diferenças?" ( Emanuel Ricardo Miranda Alves )
.
Entrem no link acima para conhecer a poesias desses jovens de Jauru - MT:


Localiza-se a uma latitude 15º20'31" sul e a uma longitude 58º51'59" oeste, estando a uma altitude média de 390 metros.
Segundo contagem do IBGE em 2007, a população de Jauru é de 10.774 habitantes. Distante da Capital, Cuiabá, 420 km
O nome Jauru é referência ao Rio Jauru, que banha o território do município e deságua no Rio Paraguai. O Rio Jauru tem seu nome inscrito na história da América, registrando-se em seu leito a presença de expedições castelhanas, no século XVI que o denominavam de Jauru. Também serviu de limite entre os reinos de Portugal e Espanha, assim definido pelo Tratado de Madrid em 1750.
de Jauru, em Mato Grosso -  vimos, lemos e divulgamos o CLAMOR, DOS JOVENS, PELA PAZ.
.
Delasnieve Daspet e Airton Reis
Embaixadores da Paz  pelo
Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix.



Sexta-feira Santa no Chalet Suisse

Restaurante Chalet Suisse

Poesia de Vilemar F. Costa


Depois de tudo
Cinza,
Desponta a aurora sob o ceu azul
E o  branco algodão doce das nuvens.
A vida dança sob os raios do sol.
Não a minha.
Tristeza boia
A  pesar.  Apesar.
Nem sei viver isto,
O deserto desta tristeza
De olhar-me fundo
E saber que sou
Nada.
Meu  pensamento vadia
Nas vagas nuvens alaranjadas
Na  esperança de encontrar deus
Por entre o azul vazio do céu.
Ansiedade desce em choro
Reprimida apreensão de um futuro adiante
Presente
Melancolia rasga-me o peito
Na angustia louca da construção de deus
De um consolo
Do deus que se perdeu.
                            Vilemar F. Costa  -  Março / 2013