terça-feira, 18 de outubro de 2016

Doce Projeto

Doce Projeto

No Colégio Estadual Professor Amálio Pinheiro os alunos consumiam muitas balas e jogavam os papéis das balas nos corredores, no pátio e no chão da sala. 
Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o cuidado com o meio ambiente, distribui em todas as salas de aula embalagens plásticas para a coleta dos papéis de bala.
 Durante três meses, nas aulas de Arte, propus aos alunos a produção de artes visuais com os papéis coletados. Como inspiração destaquei a vida e obra da artista mineira Efigênia Rolim, que reside em Curitiba. Assim surgiu o “Doce Projeto”, um projeto de artes com papel de bala, com os alunos de onze a quatorze anos, do ensino fundamental.
Além das artes visuais os alunos também produziram poesias e textos relacionados as suas produções artísticas e ao projeto.
O resultado tem como produção vários painéis de colagens sobre papelão, vestidos de festa, traje de noiva, chapéus, pipa, capinha de celular, poesias e textos críticos e o mais importante: uma escola limpa, sem papéis jogados pelo chão, ou seja, alunos conscientes em relação ao cuidado com o meio ambiente.
Professora/artista
Neuci Martins Ribeiro
Ponta Grossa - Pr.