quarta-feira, 31 de julho de 2013

Posse de Climério Ferreira - Academia Piauense de Letras


Posse de Climério Ferreira
Foto: Rgeral.com

Climério Ferreira é natural de Angical, na década de 60 foi morar em Brasília, onde começou sua carreira como escritor e compositor para diversos nomes da música popular brasileira, entre eles Dominguinho.
Conversamos com o mesmo sobre sua volta a Angical e ser homenageado, o mesmo simplesmente fala que é com muita alegria e emoção poder voltar à sua cidade e ser lembrado pelos angicalenses desta maneira, relata que tem orgulho de ser angicalense e divulgar o nome de sua cidade para o mundo através de suas obras, inclusive uma de suas canções fala das moças de Angical, gravada por Dominguinhos.
"Num dia desses vi o carro do amarante
Tava cheiinho de mulheres rebolando
Ate pensei que já fosse carnaval
Não era não, eram as moças de angical
Não era não, eram as moças de angical..."
Climério Ferreira se dedicou a esse trabalho de escrever e compor na década de 60, época dos grandes festivais de canção, ao perguntarmos sobre a MPB hoje no Brasil, ele fala que a mesma está um pouco resguardada, onde o sertanejo, o forró estão sendo mais vistos pelos jovens, mas relata que a mpb é uma música para se ouvir e refletir e que retratam a região.Sua 1ª canção foi em parceria com seu irmão Clodo a "Primeira Namorada", que não chegou a ser gravada e sua ultima já gravada foi "Piauí unido" em parceria com Túlio Borges, a mesma surgiu após as ideias de dividir o Piauí, na criação do Estado do Gurguéia, o mesmo defende a não separação.
Conversamos também com a vice prefeita de Angical, Débora Vilarinho que nos fala da importância da solenidade, que visa resgatar a nossa cultura e um orgulho para os angicalenses, mostrando para os mesmos que Angical tem grandes nomes que levam no peito o carinho da cidade e divulga pelo Brasil a fora, sendo um fato inédito na cidade que é a posse de um membro na Academia Piauiense de letras do Médio Parnaíba.
Esteve presente também na solenidade a empresária e escritora Nileide Soares que menciona o Climério Ferreira como um poeta de reconhecimento nacional que nunca negou suas origens, filho de Angical, por onde passa faz questão de dizer suas origens, sobre a homenagem a mesma diz que é justa, pois é um reconhecimento a esta pessoa (Climério Ferreira), fala de suas mais diversas obras que homenageiam sua terra, o fato de divulgar que é filho de Angical em suas obras com um grande valor sentimental.

Grandes nomes como Neto Sambaíba presidente da Academia Piauiense de Letras do Médio Parnaíba abrilhantaram a solenidade de posse do poeta Climério Ferreira.

Virtudes - Acadêmico Guimarães Rocha MS



El Maíz Tranjénico en México

El Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca los invita a la presentación del folleto:

El Maíz Transgénico en México

Presenta: 

 Alejandro de Ávila  Blomberg
Flavio Aragón Cuevas (INIFAP)  
Amado Ramírez Leyva (Itanoní)


Sábado 27 de Julio 2013
18:00 hrs.
Macedonio Alcalá 507

 En caso de lluvia la presentación se llevará a cabo en la  la biblioteca del Jardín Etnobotánico Reforma s/n esq. Constitución, Centro





15º Encontro Internacional Literário



Belo Horizonte, MG. Brasil, 13 a 16 de novembro de 2013
                                                                                                               Montevidéu, 13 de abril de 2013.
Estimado escritor:

Temos a satisfação de convidá-lo especialmente a participar do 15º encontro internacional literário aBrace, de 13 a 16 de novembro de 2013, na Cidade  de Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento contará  com diversas atividades culturais: lançamentos  de livros, passeios, oficinas de arte,  saraus, recitais de música e poemas e visitas a centros culturais. Participarão vários países da América Latina e de outros continentes.

Para o 15º encontro internacional literário aBrace convoca a Direção do Movimento Cultural aBrace, (ABRACECULTURA), com sede em Montevidéu- Uruguai,  e sua representação em Belo Horizonte, Clevane Pessoa  e Brenda Marques do Imersão Latina( IMEL). Conta ademais com a participação   de Veronica Bianchi (aBrace Representação e Serviços – Uruguai)  e o  apoio das entidades culturais: Marco Llobus (FEC/selo Catitu) , Ricardo Evangelista(Sarau Tropeiro , Lagoa do Nado) , Rogério Salgado e Virgilene Araújo (Belô Poético e Poesia na Praça Sete) ,Claudio Bento (ValeMais),  Iara Abreu (Projeto Aspectos Urbanos), Norália de Melo Castro (cidade de Brumadinho), Rodrigo Starling, e do Restaurante D. Preta.
Para coordenar sua participação e outras informações, solicitamos preencher  e enviar  a ficha de inscrição, anexa, até 30 de outubro de 2013, acompanhada do comprovante da taxa de inscrição correspondente.
Agradecendo antecipadamente a sua presença com os nossos melhores cumprimentos,
           Atenciosamente,


Já contamos com o apoio do Restaurante D.Preta, Marco Llobus (FEC/selo catitu) ,Ricardo Evangelista(Sarau Tropeiro , Lagoa do Nado) ,
Rogério Salgado e Virgilene Araújo )Belô Poético e Poesia na Praça Sete) ,Claudio Bento (ValeMais) IMEL, Rodrigo Starling (Voluntariado), Iara Abreu Projeto Aspectos Urbanos), Norália de Melo Castro (Brumadinho) estamos fazendo contato com :Severino Iabá ( Bi Rosado) , vários artistas visuais para exposição,etc, etc.
¨                            
Nina Reis y Roberto Bianchi
Directores de aBraceCultura


Marina Abramovic Institute