terça-feira, 7 de junho de 2016

LiteraturArte - 8, 9 e 10 de junho





O Shopping Novo Batel promove nos próximos dias 8, 9 e 10 de junho,uma intensa programação que une a literatura e a arte, o LiteraturArte;
No dia 8 de junho, três atrações vão movimentar o Mall. 
Das 17h às 19h, acontece um bate-papo com os escritores Franco Rovedo, autor do livro “A Flor da Pele” e Fábio Gimovski, autor de “Elas”, que debaterão sobre o tema: sensualidade e romantismo da literatura para o dia a dia.Das 17h às 19h, o autor Valter Cardoso fará uma sessão de autógrafos do seu livro “Tesouros de Curitiba”. Juliana Tavares Alberti, terapeuta e autora de vários livros e gêneros da literatura, realizará um bate-papo e sessão de autógrafos das 16h às 18h.

No dia 9 de junho, das 17h às 19h, o autor de “Poesias para um grande amor”, Luiz Arthur Montes Ribeiro, participa de um bate-papo sobre o tema: sensualidade e sentimentos na poesia, com a leitura dramática dos poemas.Das 17h às 19h, também, Marcos Antonio da Silva Pinto autografa seu livro recém-lançado “As cartas que Maurício de Nassau nunca recebeu”.

Para fechar a programação, no dia 10 de junho, a agenda cultural começa com o bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Juliana Tavares Alberti, das 16h às 19h, autora dos livros: Um diário de Evolução Espiritual, Pingo nos is (poesia) The Secret Inside (inglês para iniciante), Poesis de Sophia; e os infantis: O menino que tinha medo do vento, Os 10 anos de Paulinho, Trocando Letras, A ideia da Amélia, Marquinhos e o Chapa Chapéu.Neste dia, também, das 17h às 19h, será realizado o lançamento do livro “Socorro! Tô em pânico”, da autora Meg Gaertner. O livro é um guia prático para lidar com pânico e depressão. Fechando o dia com as presenças de Gustavo Tezelli, autor do livro “Crônicas dos Senhores de Castelo” e Liana Zilber Vivekananda, autora do livro “Um dia sem calendário”.



Release:
LiteraturArte com a participação de “Poesias para um grande amor” e “Porta-Retratos poéticos”


Em evento de Literatura e Arte o Poeta e Artista Visual Luiz Arthur Montes Ribeiro participa de sessão de autógrafos do livro “Poesias para um grande amor” e abertura da exposição de poesias “Porta-Retratos Poéticos”.

Acontece em Curitiba, no saguão principal Shopping Novo Batel a edição do LiteraturArte: 3 dias de literatura e arte (de 8 a 10 de junho) em que vários escritores, poetas e artistas visuais participarão com sessões de autógrafos e exposições.
Entre os participantes está o poeta e artista visual paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro que faz uma sessão de autógrafos de seu livro “Poesias para um grande amor” (Editora InVerso, 50 páginas, 2015) e abre a exposição de poesias “Porta-Retratos Poéticos”.
“Poesias para um grande amor” é o nono livro de Montes Ribeiro. Nele o poeta declara seu amor à vida, ao ato de amar e ao mar. “Momentos de desejos, anseios, divagações, realidade e ficção fazem parte da obra. São momentos vividos com intensidade, vibração e entusiasmo”, ressalta.
Por meio de uma poesia sutil e sedutora, Montes Ribeiro traça uma viagem pelos caminhos do coração. Lá, descreve os desejos, anseios, divagações e sonhos que povoam os sentimentos, além de declarar todo seu amor à vida.
O autor começou a escrever muito cedo. Nos seus primeiros anos escolares escreveu histórias e ensaios poéticos. “Com o passar do tempo comecei a escrever poesias como forma de expressar o meu amor por alguém, pela vida, pela natureza e pelo mundo em que vivo”, comenta Montes Ribeiro autor de oito livros publicados, dois catálogos, e participação em várias coletâneas.
No mesmo dia e horário Montes Ribeiro faz a abertura da exposição “Porta-retratos Poéticos” que são poesias manuscritas e emolduradas em pequenos porta-retratos que o poeta e artista visual vem colecionando ao longo destes dez anos.

Poema extraído do novo livro de Luiz Arthur Montes Ribeiro.
Vento e Mar
Ah, este vento e este mar
me alucinam,
me enchem de prazer

Nesta vida quero te amar,
te beijar,
te possuir para sempre
porque assim o Vento e o Mar
dialogarão sobre o nosso eterno amor

Vem prá cá, vem viver comigo
te amo muito e quero que este
Vento e este Mar
sejam nossas testemunhas

Vem, vem sentir o aroma que este Vento traz,
vem, vem sentir o brilho das ondas deste Mar,
vem, vem porque te desejo muito.
Luiz Arthur Montes Ribeiro


Artista visual e Poeta
Nascido em Ponta Grossa, trabalha e vive em Curitiba. É graduado em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós-graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É Ativista Cultural Nacional pelo Instituto das Culturas Internacionais; Doutor Honoris Causa PhI em Filosofia Univérsica pela Academia de Letras do Brasil, e membro do Centro de Letras do Paraná.

Sessão de Autógrafos e Exposição de Poesias
Local: Shopping Novo Batel – saguão principal, Alameda D. Pedro II, 255, Batel. Entrada gratuita.
Data e hora: 08 de junho das 17h às 20h.

Shopping Novo Batel - LiteraturArte: 3222-4484

Editora InVerso (41) 3254-1616   (41) 9798-7623 

Instituto Montes Ribeiro  (41) 3044-0234   (41) 9920-7349 institutomontesribeiro@montesribeiro.com.br