terça-feira, 19 de setembro de 2023

ISIS RIBEIRO - MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO

 Olá!

Confira o discurso que nossa prima Isis Ribeiro - Juíza de Paz - fez na noite de 23 de agosto de 2023 durante a 

SOLENIDADE

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL

DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO.


Boa noite.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer. É uma honra para mim estar aqui nessa noite representando a família Ribeiro, minha família.

Bom, privilégio mesmo é falar sobre família, sou juíza de paz da comarca de Ponta Grossa há 11 anos e através da minha palavra várias famílias foram formadas, então eu realmente acredito e sempre acreditei na instituição família.

Família é zelar pelo próximo, é aconchego, é saber que mesmo distante o sangue une e você pode contar com aquelas pessoas. É ter orgulho e admiração mesmo muitas vezes não sendo próximo da pessoa, ou ter esse sentimento por histórias que passam de geração em geração.

E a família Ribeiro tem uma grande história na região dos Campos Gerais. Sou neta do Clementino, irmão do Arthur João de Maria Ribeiro, homenageado nessa noite, e quantas vezes ouvi meu avô contar orgulhoso sobre seu irmão. Sobre o legado que trouxe nessa vida, quanto bem fez aos outros. Quantas vezes ouvi meu pai e meus tios falando com o maior carinho do mundo sobre o saudoso Tio Arthur.

Mas minha homenagem nessa noite vai além, vai ao meu querido primo Luiz Arthur Montes Ribeiro, citando um trecho de Augusto Cury

“Bons filhos conhecem o prefácio da história dos seus pais. Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes de suas vidas.”

Grande parte da história da nossa família foi documentada pelo meu primo, sempre as aproximações e momentos de confraternização são através dele. Isso pra mim é ser família! É ter orgulho da sua família e ser o orgulho da família!

Então meu muito obrigada nessa noite fica ao Luiz Arthur, tanto pela oportunidade de estar aqui quanto por tudo que fez e faz pela família Ribeiro, e para finalizar, gostaria de citar um trecho do Pequeno Príncipe em homenagem ao meu avô Clementino, ao Tio Arthur e aos demais familiares que não estão presentes aqui juntamente conosco, mas com certeza estão felizes onde quer que estejam:

“Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito, mas não há os que não deixam nada. Essa é maior responsabilidade de nossas vidas e a prova evidente de que nada acontece por acaso.”

Boa noite, obrigada pela atenção

Isis Ribeiro

Juíza de Paz

Ponta Grossa, 23 de agosto de 2023.



ARLENE SENEGAGLIA e sua nova exposição: SETEMBRO EM FLORES

 

"SETEMBRO EM FLORES" - NOVA EXPOSIÇÃO DA ARTISTA PLÁSTICA, ARLENE SENEGAGLIA 


O vernissage da exposição acontece dia 20 de setembro, às 18h00 na CMSJP. 



  

O Comitê de Geminações de São José Dos Pinhais – Leopoldo Scherner, representado pelo seu presidente, Roberto Machnievscz, com o apoio da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, representada pelo seu presidente, Allax Siqueira, realiza a exposição individual “Flores em Setembro” da artista plástica paranaenseArlene Senegaglia. O vernissage da exposição acontece dia 20 de setembro, às 18h00 no Hall do Plenário da CMSJP. 

  

Roberto Machnievscz, presidente do Comitê de Geminações de São José Dos Pinhais – Leopoldo Scherner, atuou como chefe de divisão de Artes Plásticas na Secretaria de Cultura de SJP, declara sobre a exposição: "Felizmente, tive a oportunidade de visitar muitos museus, no Brasil e no exterior e, esta vivência, dá-me ânimo, na essência que essa palavra representa, para estar à frente desse prestigioso Comitê. Realizar a inauguração da exposição 'Setembro em Flores' da nossa querida artista e amiga, Arlene Senegaglia em um local de enorme representatividade para nossa cidade é uma grande honra para todos nós do Comitê ".  

  

Arlene Senegaglia é uma artista conhecida e reconhecida por seu estilo acadêmico com a técnica óleo sobre tela. "A natureza me inspira e as flores me encantam", enfatiza Arlene sobre a próxima exposição com obras inéditas. "As obras da artista, destacando as qualidades artísticas e as expressões dos arranjos florais irão encantar os visitantes", pontua Maria Nogueira, ex-presidente do Comitê, que em parceria com Elza M. Delage, assinam a curadoria da exposição. 




 

“É muito importante para essa Casa de Leis abrir espaço para uma exposição, que tanto traz um pouco da história da nossa cidade. Da inauguração, agora em setembro, até novembro convidamos a todos para virem apreciar as obras da artista plástica Arlene Senegaglia. Uma organização da Câmara Municipal em parceria com o Comitê de Geminações, um brilhante trabalho", convida o presidente Allax Siqueira. 

  

Sobre Arlene Senegaglia  

Arlene vem desenvolvendo sua trajetória artística há quase 50 anos. Atuou na Diretoria da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, durante duas gestões, atualmente participa da instituição como associada. Arlene participa de forma efetiva de várias exposições nacionais e internacionais. A artista se destaca dentro do cenário artístico do Paraná por sua forte característica acadêmica com uso muito expressivo de luz e sombra. A artista possui uma forma muito pessoal e peculiar de pintar, ela compõe o cenário com peças que são cuidadosamente separadas, peças estas que pertenceram a sua família por várias gerações, ou peças adquiridas em viagens, ou antiquários ou ainda presenteadas. A trajetória da artista, assim como a história da cidade, formam uma simbiose.  

  

A exposição permanecerá aberta para visitação até o dia 20 de novembro de 2023.  

 

Serviço:  

Exposição “Flores de Setembro”   

Artista plástica, Arlene Senegaglia  

Coquetel de Abertura:

Dia 20 de setembro, às 18h00.  

Local: Hall do Plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais  

Endereço: Rua Veríssimo Marques, 699 – Centro  

CEP: 83005-410 – São José dos Pinhais – PR  

Serviço: (41) 3299-6500  

 

Visitação pública:  

A exposição estará aberta para visitação pública de 21 de setembro a 20 de novembro de 2023.  

Visitação: De segunda a sexta, das 8h00 às 17h00  

Site: cmsjp.pr.gov.br 

 

Realização: 

Comitê de Geminações de São José dos Pinhais – Leopoldo Scherner

 

Apoio: 

Câmara Municipal de São José dos Pinhais 

 

Curadoria: 

Maria Nogueira 

Elza M. Delage 

 

Divulgação e crédito fotográfico: 

Katia Velo