segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

ANTINATURAL: Laura - Daruich e Helio





Laura Lúcia Limongi • Daruich Hilal • Helio Vianna


ANTINATURAL é uma exposição de encontro dos três artistas, oriundos da mesma turma de pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na qual eles apresentam – cada um à sua técnica e estilo – seus referenciais a respeito da antinaturalidade das coisas, das pessoas e até mesmo do que é dito.

O trabalho pictórico de Laura Lúcia Limongi se direciona ao conceito imaterial de artificialidade. A artista promove a desconstrução do mundo natural e a emergência do mundo artificial, através de suas folhas sempre chamativas e de coloração irreal, dando a impressão de estarem plastificadas, uma vez que, segundo ela "O mundo em que vivemos é quase todo artificial e não nos damos conta disso. Hoje é impossível viver naturalmente, temos comida industrializada, medicamentos que prolongam nossas vidas, usamos repelente de insetos, temos casa e carro, mas ainda assim valorizamos o natural como algo puro e verdadeiro e associamos o artificial ao que é falso e elaborado ".

O artista sírio-brasileiro Daruich Hilal também pensa a artificialidade em seu trabalho figurativo. Os homens que ele representa são azuis, verdes, roxos e de cores artificiais justamente pelo fato de terem corpos ditos “perfeitos”. A insensata busca por uma perfeição inatingível leva à artificialidade do corpo. As cores de suas peles são como plásticos coloridos para embalagem de um produto a ser vendido. O conceito de antinatural também aborda questões de gênero e religiosidade, por meio de alguns recursos alegóricos.

Já Helio Vianna, cujo trabalho principal é a representação das palavras, emprega a dualidade do sentido do discurso, entre natural/artificial, espontâneo/forjado, legítimo/inventado. Para esta exposição o artista apresenta parte de sua série de polípticos com interjeições de diferentes línguas/países.



  • ABERTURA
  • Dia 21 de fevereiro de 2018 - 18h
  • Café Épico: Avenida Mem de Sá, 144 - Lapa - Rio de Janeiro