quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sangre de mi Sangre no MAC - Cascavel

Foi um grande sucesso a abertura da exposição
Sangre de Mi Sangre nos Jardins Imaginários do Rio de Janeiro
no Museu de Arte de Cascavel (PR).
Muitos alunos estiveram na visitadas monitoras comigo.
Ainda esta semana postarei mais fotos.

Parabéns a Secretária Judet, a Coordenadora do Museu Ana Lúcia Simão e ao Curador Orlando. Tudo perfeito.


Com alunos do Ensino Médio

 Com a Secretária de Cultura de Cascavel Judet Bilibio Haschich
Com alunos de Formação de Docencia.

Artesanato no Bistrô das Artes Barra do Say


Dia dos Pai aconteceu uma exposição de artesanato da Associação dos Artesãos “Pedra que Surge”, aqui de Itapoá. Artesanato da melhor qualidade. Parabéns.

Rosa Oliveira na Anna Maria Niemeyer

Rosa Oliveira inaugura a exposição inédita Jade, na Galeria Anna Maria Niemeyer
Uma nova cor surge nas obras da artista



Jade. Não uma qualquer, mas aquela, aquela flor que é conhecida por ter suas cores semelhantes à pedra preciosa. Uma trepadeira vigorosa que pode alcançar muitos metros de altura. Jade. Este também é o nome da próxima exposição que a artista Rosa Oliveira vai inaugurar, no dia 17 de agosto, às 19h, na Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea). São oito obras inéditas, todas de 2011.
A artista trabalha com a repetição, como se fosse um mantra, como ela mesma gosta de definir. Nesta exposição, Rosa Oliveira busca um aprofundamento da linguagem por meio de pinturas construtivistas – em telas grandes – com linhas retas e cores novas. Cada pintura é única e exige um olhar apurado do observador. “Não gosto de falar
sobre as pinturas, é preciso que elas sejam vistas e percebidas pelo público”, diz Rosa.
Assim como em sua última individual, em 2009, “Tempestade de Flores” – inaugurada no Centro Cultural dos Correios – a flor volta a nascer. Novas cores são agregadas às suas obras. Se antes, o preto imperava, agora ele deixa a luz entrar, mesmo que timidamente. A cor negra sempre foi fundamental para ela em seus trabalhos. Não representa para a artista a ausência ou o luto e nem o avesso da plenitude de luz e cor. Nesta nova mostra – juntamente com o preto – o azul Klein, a jade (mistura de verde com azul), o vinho e o dourado velho se apresentam. Mas quem pensa que verá desenhos concretos, flores e formas, se engana. Os trabalhos de Rosa Oliveira são conhecidos pelo abstrato, pela poética. A artista pesquisou e incorporou à sua paleta esta nova tonalidade que dá nome à flor e à sua exposição.

“Utilizar o preto não é simples, pois esta cor não aceita retoques, mas é a minha preferida, com a qual gosto de trabalhar. Cada artista tem uma cor que o representa. E cada uma tem sua expressão”, explica Rosa Oliveira. “De uns tempos para cá, muitas pessoas passaram a ter uma tela preta em casa. Isso é bem interessante”, completa.

A Flor de Jade pode ser observada pelos cariocas no Jardim Botânico ou no Sítio Burle Marx e deve ser cultivada sob o sol ou meia-sombra, fazendo uma metáfora com a exposição. Mas é na primavera que floresce. Um pouco antes, Jade, a mostra, já poderá ser visitada por todos.

Mais sobre a artista:

Rosa Oliveira é carioca, com estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-graduada em filosofia e arte pela PUC/RJ. Realizou mostras individuais em espaços culturais e diversos salões em todo o Brasil, sendo artista representada no Rio pela Galeria Anna Maria Niemeyer. Participou de projetos que destacaram artistas na produção de arte emergente no Brasil da década de 90, entre eles o Projeto Macunaíma/ Funarte, Salão Carioca e Salão Arte Pará. Obteve inúmeras premiações. Pertence a coleções públicas e particulares: coleção João Sattamini, MAC/RJ, Centro Cultural dos Correios/RJ, Centro Cultural Cândido Mendes, Prefeitura de Santo André, Fundação Rômulo Maiorama e nas Galerias de Arte Anna Maria Niemeyer, Carminha Macedo e Paulo Fernandes, entre outras coleções.

Exposição de pinturas da artista Rosa Oliveira - Abertura: 17 de agosto de 2011, às 19h
Local: Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea) - Endereço: Praça Santos Dumont, 140 A – Baixo Gávea - Visitação: de terça a sexta, das 12h às 21h, e sábados e domingos, das 14h às 18h - Segundas e feriados não abre
Telefones: 2540-8155 (filial) / 2239-9144 (matriz Shopping da Gávea) - Em cartaz até 25 de setembro de 2011 - http://www.annamarianiemeyer.com.br/
Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

Estudiio Dezenove


Marlon de Azambuja em São Paulo




Hola Amigos,
Me gustaría invitarles a mi exposición personal Editora Calle que se inaugura este sábado, 13 de agosto a partir de las 11 horas en la Galería Marilia Razuk, São Paulo, Brasil, y estará disponible para visitación hasta el 10 de septiembre.

La muestra reúne dos grupos de trabajos inéditos, donde he contado con la gentil participación de los amigos Bernardo Sopelana, Omar-Pascual Castillo, David Barro, Paco de Blas y Jacopo Crivelli Visconti para los textos de Editora Calle.
Os dejo la web de la galería para mas información y algunas imágenes de las obras que presento, http://www.galeriamariliarazuk.com.br/ 
Plantilla de Omar-Pascual Castillo para Editora Calle
Editora Calle, 2011, texto publicado sobre pared, Madrid, España
Ice Cream BR, de la serie Furacão Brasileiro, 2011, publicación intervenida