terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Maçã do amor e brincadeiras em família




A dica de hoje é um sábado à tarde em família. Vocês, pai e mãe podem prepará-lo durante a semana e no sábado divertirem-se com seus filhos.
Adquira quatro metros de papel Kraft cortados em um metro cada. Com certeza lápis de cor, caneta hidrográfica e outros materiais que vocês devem ter em casa. Em não tendo poderão adquirir. Tintas a base de água e pincéis, também, são bem vindos.
A brincadeira consiste em vocês desenharem, pintarem e escreverem no papel. Escolham uma temática que envolva gastronomia.
Ao terminar a brincadeira vocês poderão ir à cozinha e preparar uma iguaria super bacana: maçã do amor.
Para a maçã do amor você precisará de: três xícaras de açúcar, uma xícara de água, duas colheres de corante vermelho, seis maçãs grandes e vermelhas e seis palitos para picolé. Coloque numa panela a água, o açúcar e o corante. Leve ao fogo baixo e quando ferver conte quinze minutos. Verifique o ponto da calda, retire do fogo, espete um palito em cada maçã, mergulhe na calda, levante e gire-a para toda superfície ficar coberta. Repita três vezes o processo, deixe esfriar e pronto.
Convoquem a filharada para participar e boa diversão, mas sempre tenham cuidado com as crianças na cozinha.

Pipoca doce e filmes


 Pipoca doce para comer enquanto 
assistem ao filme.



Ainda continuamos com as iniciativas do pai. A dica de hoje é você locar um bom filme para assistir em família.
Para isto você precisará conhecer o gosto e a preferência de sua esposa e seus filhos. Como sugestões, posso indicar que se seus filhos forem crianças alugue um filme Dos Três Patetas. Vocês vão se divertir muito e escolha um que tenha as famosas cenas de guerras de tortas de creme.
Se seus filhos são pré adolescentes opte por um filme um pouco mais intenso, como por exemplo Sem Reservas com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart e direção de Scott Hicks. Este belo filme é uma refilmagem de uma comédia romântica em que a personagem principal descobre que o mundo é bem maior do que uma cozinha.
Para você que tem filhos jovens vocês poderão assistir Festa de Babette. É o mais clássico dos filmes e tem tudo de arte e gastronomia. A direção é de Gabriel Alex com espetacular interpretação de Stéphane Audran.
Para acompanhar não pode faltar pipoca doce e um delicioso misto quente com molho branco ao forno. Para a pipoca doce você precisará de uma xícara de milho de pipoca, uma de açúcar; uma de água e meia xícara de óleo. Misture todos os ingredientes na panela até formar uma calda, tampe e leve ao fogo. Deixe estourar. Após despeje tudo numa travessa e deixe esfriar para a pipoca ficar cocrante. Isto é uma delícia.

Almoço para o final de semana!


A dica de hoje é almoço de final de semana para a família, e é claro, preparado pelo pai.
Você poderá surpreender a sua família com um belo almoço. Faça isso uma vez ao mês e verá que vocês ficarão muito mais unidos.
Então vamos lá: durante a semana escolha o cardápio, mas tente evitar o churrasco, escolha um cardápio que sua família possa ficar junto a você na cozinha.
No dia anterior verifique se tem todos os ingredientes, em não tendo, adquira o que falta.
No dia do almoço é claro, inicie por arrumar a mesa. Comece o almoço às 10hs da manhã, isto para dar tempo suficiente para servi-lo às 12h30.
Agora, se você acredita que não dará conta sozinho, peça ajuda a sua esposa ou mesmo aos seus filhos. A seguir uma sugestão de cardápio.






Salada: folhas verdes (escolha as melhores), ovos de codorna e linguiça calabreza fritos, tomate e frutas.
Faça um vinagrete de azeite com vinagre balsâmico e despeje por cima da salada.




Arroz com camarão: arroz cozido em caldo de peixe, camarão ao alho e óleo e fatias de manga. Adorne o prato com folhas de manjericão.




Sobremesa: compre bolas de sorvetes bem coloridas. Lembrenm-se que, primeiramente, comemos com os olhos.