segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Canfield/SK e sua “Memento Mori/Carpe Diem”,

 


EXPOSIÇÃO CONCEBIDA DURANTE A PANDEMIA SERÁ INAUGURADA NA VILLA FRANCIONI ESTE MÊS

 

São 25 telas e uma instalação artística ambiental constituída por cinco gigantescos objetos suspensos no teto. A exposição inédita, assinada pelo artista visual Canfield/SK, será inaugurada na Galeria de Arte Villa Francioni, em São Joaquim, na Serra Catarinense, no dia 18 de setembro. Intitulada “Memento Mori/Carpe Diem”, as obras foram concebidas durante a pandemia.



O ARTISTA

Canfield/SK é paranaense, nascido em 1958 em Paranaguá e há quatro décadas vive e trabalha como pintor, escultor e médico clínico geral em Jaraguá do Sul. Desde o início dos anos 80, tem atuado no movimento cultural com participações – e premiações – em mostras artísticas no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e, também, em seu Estado de origem.  Já realizou inúmeras exposições individuais, com destaque para as do Museu de Arte de Blumenau, Museu de Arte e Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, e espaços culturais de Jaraguá do Sul.



Médico de profissão e artista autodidata, tem se dedicado à pesquisa do comportamento humano diante do medo da morte. “Como médico, não posso errar nunca, já na arte, pelo contrário, procuro o erro para chegar ao acaso”, explica o autor sobre seu processo criativo. O pesquisador de arte Inácio Carreira afirma que “em suas obras recentes, Canfield/SK exprime e expõe o inconsciente, fazendo aflorar os sentimentos de medo, desespero, dúvida, finitude, estupor, estupefação.”

 


A EXPOSIÇÃO

Para o curador da exposição, Edson Machado, “Memento Mori/Carpe Diem” é “impactante, dramática e redentora”. Machado foi o responsável pelo convite ao artista para mostrar suas obras ao grande público, criadas no isolamento da pandemia. “As pinturas são marcadas pela dualidade da dor e da esperança, da finitude e do divino sopro da vida.



As duras expressões dos rostos pintados são retratos humanos que explicam os títulos das obras, todas pelo CID-Código Internacional de Doenças”, diz o curador. “Além das telas, enormes objetos construídos com suportes e elementos obtidos em laboratórios médicos, compõem a instigante exposição. Suas esculturas são móveis e lúdicas, interagem com o percurso do público, como as contingências da vida, e lembram as criações dos mestres Hélio Oiticica, Lygia Clark e até do Bispo do Rosário”, complementa Machado. 



Na abertura da exposição, o artista fará doação à presidente do conselho administrativo da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, da obra Machados, de sua autoria, que foi utilizada para impressão de um dos rótulos do lançamento do vinho Cabernet Franc, comemorativo aos 15 anos da vinícola.



A exposição será inaugurada no sábado (18/9), às 14h, na Galeria de Arte da Villa Francioni e permanece aberta ao público até 21 de novembro de 2021, com entrada gratuita, diariamente das 10 às 17 horas.

 


SERVIÇO

O quê: Inauguração da exposição “Memento Mori/Carpe Diem”, do artista visual Canfield/SK

Quando: 18 de setembro de 2021, às 14h

Onde: Galeria de Arte da Villa Francioni – Rodovia SC 114, km 300 – São Joaquim/SC


Asta dos Reis no Instituto Juarez Machado

 



Asta dos Reis apresenta técnicas de pintura
a partir de sua arte

Livro será lançado dia 25 no Instituto Juarez Machado

 

Um livro que reúne técnicas e peças de Asta dos Reis estará à disposição de artistas, estudantes e do público apreciador de artes no dia 25 de setembro, a partir das 10 horas, quando a artista plástica joinvilense lançará a obra "Didática da Arte: Teoria e Imagem" no Instituto Juarez Machado.

No livro, apresentado pelo produtor cultural Edson Busch Machado e que leva o selo da Editora Areia, Asta compartilha conhecimentos e pesquisas de sua trajetória no ensino da arte, ilustrado por imagens de suas obras, com as quais compõe e desenvolve linguagem e teoria do fazer artístico sobre tela e papel. "Quero contribuir com a formação de artistas seguros, criativos e com uma percepção abrangente do mundo artístico", informa Asta, e continua: "Trago uma proposta para quem quer ir além da livre expressão e das soluções prontas, apresento a possibilidade de ir ao encontro do domínio da linguagem visual".

O livro possui 132 páginas, 189 imagens e está dividido em três partes, apresentando desde elementos expressivos da representação visual, como linha, plano e cor a técnicas de desenho, pintura e práticas artísticas estudadas pela autora no decorrer de sua carreira.

Ao usar sua própria produção artística para elaborar a didática e os ensinamentos propostos, Asta oferece mais do que aulas sobre técnicas artísticas, ela exibe generosamente seu fazer artístico, não só apresentando algumas de suas melhores peças, mas compartilhando seu processo de aprendizado e suas descobertas.

O evento de lançamento contará também com apresentação musical da cantora lírica Karla Huch, declamação de poemas de Lindolf Bell, pela escritora Inês Pozzagnolo e recital de piano.

 

Quem é Asta dos Reis?

             A autora vem de uma longa caminhada pelo mundo da arte, tendo realizado 23 exposições individuais e participado de 70 exposições coletivas nacionais e internacionais. Recebeu  diversas premiações e participou das obras Indicador Catarinense das Artes Plásticas, de Harry Laus (1988); Artistas Plásticas Julio Louzada: Volumes 5 e 6 (1993 e 1994); Sociedade Joinvilense, de José Carlos Vieira (1998); Biografia de um Museu, do Museu de Arte de Santa Catarina (2003); Cordames e Cordoalhas, livro de poemas do Grupo Zaragata (2006).

 

SERVIÇO

 O quê: Lançamento do livro “Didática da Arte: Teoria e Imagem”, de Asta dos Reis

Onde: Instituto Internacional Juarez Machado (Rua Lages, 994 - América, Joinville)

Quando: 25/09/21, a partir das 10 horas.

Valor: gratuito (Livro: R$ 130,00)

 

CONTATO PARA ENTREVISTA:

(47) 98429-8118, com a autora.