terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

AÇÃO POÉTICA DO DIA DA MULHER - Alana Renata Daniele








  



7ª EDIÇÃO DA AÇÃO POÉTICA ACONTECE JUNTO A LANÇAMENTO DE LIVRO


A Ação Poética do Dia da Mulher, idealizada pela escritora Renata Regis Florisbelo, chega à sua sétima edição, mantendo o conceito de homenagear as mulheres em seu dia, divulgar e valorizar os autores de nossa região. As mulheres presentes no evento recebem flores e poemas de escritores locais. O evento é de livre participação, sendo que autores e simpatizantes da poesia são convidados a tomar parte, interagindo por meio de declamação ou leitura interpretativa de poemas, distribuição de textos de sua autoria ou apenas prestigiando.
Neste ano a ação vai acolher o lançamento do livro “Saindo do Casulo” da Editora APMC. A obra é decorrente de um projeto coordenado pela psicóloga paulista Leia Faustino, com uma oficina criativa sobre empoderamento feminino. A proposta reuniu psicólogos de diferentes regiões do país para escrever sobre o universo feminino, considerando diferentes abordagens clínicas, realidades socioculturais e expertises profissionais. Para prefaciar o livro foi convidada a autora ponta-grossense Alana Berti, através de uma seleção que avaliou o perfil de mulheres que exemplificam o empoderamento feminino. O projeto conta ainda com a participação da psicóloga ponta-grossense Daniele Bezerra Rodrigues e terá lançamento simultâneo em várias cidades do Brasil.
O local escolhido para realizar o evento é o Santo Casulo Café, cujo nome tem semelhança com o livro, além de ser um espaço marcado pela identidade, originalidade e gastronomia personalizada a cargo da chef Rose Vedan. 
Segundo Renata Regis Florisbelo: “A integração da Ação Poética com o lançamento do livro ‘Saindo do Casulo’, ligado ao universo feminino, amplia o conceito do evento e oportuniza a participação de um público diversificado, fortalecendo a poesia e a sensibilidade feminina”. A escritora Alana Águida Berti pondera que: “Não apenas as mulheres são convidadas, também todos aqueles que tenham gosto pela arte, pela poesia, pela sensibilidade e pela boa gastronomia”.
A Ação Poética em suas seis edições anteriores foi realizada em diversos espaços: Estação Saudade, Parque Ambiental, Terminal Central de Ponta Grossa, Rodoviária de Ponta Grossa, Praça Barão de Guaraúna e UEPG.
O evento conta com o apoio da Academia de Letras dos Campos Gerais, do Centro Cultural Professor Faris Michaele, da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes e do Santo Casulo Café.


Serviço:
Data: 08 de março de 2020, às 16h.
Local: Santo Casulo Café, Rua Dr. Paula Xavier, 1352, Centro, Ponta Grossa.
Público: Aberto ao público em geral.

NOTAS DE AFETO de RUTE YUMI




“Notas de Afeto”

Por Rute Yumi



A mostra “Notas de Afeto” evidencia um universo imaginário, relacionados às memórias próprias da artista sobre situações, músicas ou filmes japoneses que teve contato desde sua infância. Pode conter também “memórias alheias” que contemplam as histórias, em especial dos imigrantes, que lhe foram passadas pela tradição oral.
Destacam-se a série “Makka” ( vermelho) e “Kawa” ( rio), que para a autora remetem às canções Makka na Taiyou e Kawa No Nagare no Youni, da Misora Hibari, cantora admirada por seus pais.
         Com a característica do gestual associada à contemplação, sensível ao inusitado, Rute apresenta trabalhos de caráter abstrato/figurativo, em técnica mista sobre tela, e com a tinta "sumi" sobre papel.
 Afeto que se ouVê, memórias afetivas que vibram em cores, tons e formas
  
Rute Yumi é artista visual, pós-graduada em Poéticas Visuais, pesquisa a influência das raízes japonesas em suas produções artísticas. Realiza pinturas com a tinta “Sumi”, tinta da caligrafia oriental, ligada à sua história familiar. O Sumi, conhecida no Brasil como nanquim em barra, é produzida a partir da queima de material vegetal ou mineral. Pode apresentar tonalidades diferentes de acordo com a origem do material. Tons azulados são obtidos a partir da fuligem de madeira de pinheiro, ou tons “marrons” quando são feitas a partir da fuligem do óleo de sementes. A pintura é monocromática em preto e branco, com inúmeras gradações de cinza, formadas pela dosagem da quantidade de água e Sumi.

Suzuri é o recipiente para o preparo da tinta sumi, adaptado com base nos pilões de pedra usados para moer a tinta para tingir tecidos na China antiga. Pode ser inclinado ou plano, de pedra, cerâmica, metal ou baquelite. Para o preparo da tinta: colocar a quantidade desejada de água no centro da parte plana e friccionar uma das pontas do Sumi, produzindo um som característico. Quando a tinta estiver densa o suficiente para ‘não’ se ver o fundo do Suzuri, o nanquim estará pronto.




Makka - 2017, técnica mista ( acrílica e óleo) sobre tela, 72 x 98 cm, Rute Yumi



Kawa, 2017, acrílica sobre tela, 75x100 cm, Rute Yumi



Marcadores/Omamoris - 6 x 10 cm, contendo pinturas originais na técnica Sumi sobre papel, a integrar o “livro de Artista” de Rute Yumi



Mares - 2015, técnica Sumi sobre Papel Conqueror Connoisseur Soft
White 300g -Cotton, 20x 30 cm, Rute Yumi



Paredões - 2015, técnica Sumi sobre Papel Conqueror Connoisseur Soft
White 300g -Cotton, 20x 30 cm, Rute Yumi