quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Minha Exposição + Caixas de Poesias + Noite de Autógrafos

No próximo dia 27 de agosto inauguro minha exposiçao:
"No mar da minha angústia encontrei a bonança nas águas e nos peixes multicoloridos da tua existência", no Empório das Artes - André Luis, em Florianópolis. Na mesma noite lanço o Projeto Caixa de Poesias e autográfo o livro Santa Catarina meu amor, uma antologia de poesias da qual participo.

Apresentarei 20 telas, todas em formas de peixes tropicalistas e coloridos questionando a dualidade existente entre cada um de nós, enquanto macho e fêmea. Ressalto em minhas telas o belo e o colorido, em busca da paz, da vida plena de conhecimento, repleta de alegria e prosperidade.

O Projeto Caixas de Poesias é um projeto que venho trabalhando a alguns anos e agora ele está pronto. São poesias que vêm numa pequena caixa, as caixas agora vão guardar poesias. Bem bacana. Isto vai aguçar a curiosidade do leitor. Este é o objetivo que pela curiosidade ele leia, pense, fale, declame e passe a gostar de poesias.

Durante a exposição, seis diferentes caixinhas de poesias serão comercializadas. Elas são confeccionadas em papelão e pintadas uma a uma. Dentro de cada uma, poesias pertinentes a exposição.

A abertura será dia 27 de agosto das 20hs às 22hs, no Espaço de Artes - André Luis, Rua João Pinto 152, Centro, Florianópolis, (48) 3333-2434 e o perídio de visitação é de 28 de agosto a 30 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 10 às 21hs e sábados das 10 às 18hs.

Série: Peixes multicoloridos e alados da minha existência  - Peixe 01 - 200 x 100cm - mista sobre tela 2005

Série: Peixes multicoloridos e alados da minha existência  - Peixe 02 - 200 x 100cm  mista sobre tela 2005

Série: Peixes multicoloridos e alados da minha existência - Peixe 03 - 200 x 100cm mista sobre tela 2005 

Série: Peixes multicoloridos e alados da minha existência - Peixe 04 - 200 x 100cm mista sobre tela 2005 
 Série: Peixes multicoloridos e alados da minha existência - Peixe 05 - 200 x 100cm mista sobre tela 2005

Série: No mar da minha angústia encontrei a bonança nas águas e nos peixes multicoloridos da tua existência
Peixe 01  -  200 x 100cm  -  mista sobre tela 2005

Série: No mar da minha angústia encontrei a bonança nas águas e nos peixes multicoloridos da tua existência
Peixe 02 - 200 x 100cm - mista sobre tela 2005


Série: No mar da minha angústia encontrei a bonança nas águas e nos peixes multicoloridos da tua existência
Peixe 03 - 200 x 100cm - mista sobre tela 2005

 
Série: No mar da minha angústia encontrei a bonança nas águas e nos peixes multicoloridos da tua existência
Peixe 01 - 200 x 100cm - mista sobre tela 2005 

Homenagem em Anfredo Wagner

Diploma de Amigo da Cultura Literária Catarinense
Em Alfredo Wagner o Presidente da Academia de Letras do Brasil Prof. Dr. Mario Carabujol; Mauro Demarchi Presidente da Academia de Letras do Brasil Municipal Alfredo Wagner; Eu e o Prof. Dr. Miguel João Simão Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina.

Recentemente foi realizado na cidade de Alfredo Wagner o 2° Encontro Catarinense de Escritores.
Ao todo, 40 municípios estavam representados por vários escritores catarinenses. Além das academias de vários estados como Maranhão, Roraima, Santa Catarina e Paraná.
O presidente da Academia de Letras do Brasil (ALB), Mario Carabujol também esteve presente.


Na ocasião deste encontro em Alfredo Wagner recebi a homenagem com o
Diploma Amigo da Cultura Literária de Santa Catarina, o qual deixou-me muito honrado

Ainda durante o evento, foi apresentado pela Imprensa Oficial do Estado a Lei 15.019 ou, mais conhecido como projeto 100-cópias sem custos. O projeto consiste na viabilização gratuita das 100 primeiras cópias de livros de autores catarinenses. Depois, a cada nova impressão, soma-se uma porcentagem dos primeiros impressos. A idéia foi aplaudida e foi levado pelo presidente da ALB como sugestão para outros estados.

Santa Catarina meu amor

Santa Catarina meu amor
Participo desta antologia poética de escritores catarinenses.
O livro está belíssimo e com ótimo conteúdo. Ele foi lançado na cidade de Alfredo Wagner durante o encontro de escritores.
Se você quiser adquirir um exemplar envie-me um e.mail para montesribeiro@montesribeiro.com.br

4 Receitas bem gostosas!

 Escalopes à milanesa 

Escalopes à milanesa. Este é clássico da cozinha italiana e muito bem aceito por nós brasileiros, que na verdade abrasileiramos este delicioso prato. Anote: (para quatro pessoas): 400gr de molho de tomate, de preferência fresco e feito por você mesmo; 4 escalopes londos e finos; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 ovo; farinha de rosca (o que for necessário); 4 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino. Olha só como é fácil fazer: passe os escalopes sucessivamente na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca. Salgue-os e apimente-os. Leve ao fogo numa frigideira com o azeite, e frite os escalopes por aproximadamente 15 min, virando-os. À parte, aqueça o molho de tomates em fogo brando. Disponha os escalopes numa travessa e jogue o molho de tomates por cima. Para acompanhar uma massa alho e óleo e um bom vinho tinto. É claro que você já sabe: se beber não dirija, beba degustando. Beber demais faz com que você fique desagradável.


Abobrinhas com molho bechamel e atum
Quatro abobrinhas; meio litro de leite, 100gr de manteiga; 200gr de atum; 50gr parmesão fresco ralado; 2 ovos; sal; pimenta; noz-noscada; 100gr de farinha de trigo.

Como fazer: é bem simples: anote: Corte a parte superior das abobrinhas, retire-lhes toda a polpa e salgue-as. À parte, faça um molho bechamel com metade da manteiga, farinha e leite. Retire-o do fogo e acrescente-lhe o parmesão ralado, os ovos e o atum – misture também o óleo do atum que dará um sabor especial ao molho -. Agora misture bem, junte sal, pimenta e noz-noscada. Recheie com esta mistura as abobrinhas, leve-as ao forno pré-aquecido e quente, adicione manteiga. Deixe por aproximadamente 40min. Como acompanhamento um arroz com açafrão bem soltinho. É uma verdadeira delícia.

O molho bechamel é bem simples de fazer: anote: você usará um litro de leite e as 100gr de manteiga e farinha de trigo, mais o sal e noz-moscada.

Numa panela de fundo grosso e em fogo baixo coloque a manteiga e farinha de trigo, mexendo bem até ficar um creme bem grosso. Acrescente o litro de leite de uma vez e cozinhe por 15min até obter uma consistência cremosa. Tempere com o sal e a noz-noscada.



 Filé de peixe com molho picante e parmesão
Ingredientes: 4 filés de peixe, sal, azeite, salda, uma colher de café de pimenta malagueta, uma cebola cortada em rodelas, 100gr de parmesão ralado, farinha de trigo e um limão.

Como fazer: salgue o peixe: lembre-se pouco sal para o peixe não perder o gosto; passe-o na farinha de trigo e leve-o para fritar no azeite bem quente. Reserve. Com a cebola, salsa, suco de limão, pimenta malagueta cortada bem miúda e o parmesão, faça um molho acrescentando azeite a gosto. Reserve.

Sirva o peixe numa travessa guarnecida de arroz e o molho em uma pequena travessa. Para acompanhar uma salada de legumes e folhas. Simples, barato e prático de fazer.



Pessegos ao forno
 Anote: 100 gramas de biscoitos de amêndoas; 100gr de açúcar, 50 gr de manteiga sem sal; 4 belos e robustos pêssegos (de preferência frescos) e oito colheres de sopa de Cointreau. A duração do cozimento é de 30mim e veja só como é fácil fazer.

Lave e descasque os pêssegos com muito cuidado para mano machucá-los. Corte-os ao meio, retire-lhes os caroços, coloque cada pedaço numa travessa refratária bem untada com manteiga, com parte côncava voltada para cima. Esmague os biscoitos de amêndoas, recheie com eles as metades dos pêssegos, polvilhe-os com açúcar, regue cada pedaço com uma colher de Cointreau e salpique os pêssegos com pequenos pedaços de manteiga. Leve ao forno quente por 30 min aproximadamente. Logo que esteja pronto, retire do forno, sirva na própria travessa. É uma delícia.

Plano Municipal de Cultura de Campo Largo


O Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Campo Largo convida a todos para participarem do processo de construção do Plano Municipal de Cultura.

O objetivo se dá ao comprometermos o poder público em planejar e trabalhar em prol de uma política que atenda as reais necessidades da população. No Fórum, serão eleitas propostas específicas, além de um Comitê da Cultura, instituído pelos interessados que estiverem presentes no dia.

A abertura ocorrerá no dia 20 de agosto às 19h na Casa da Cultura. O debate e votação serão realizados ao sábado, dia 21 de agosto, das 9h às 11h e 30min e das 13h às 17h.

Sua participação é de extrema importância para garantirmos a pluralidade de opiniões e diferentes olhares sob a cultura.

Informações: Casa da Cultura: (41) 3393-1715