terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lançamento do livro A Saga de Zé Gancheiro e outros contos

Dias desses estive em Governador Celso Ramnos para o lançamento do livro
A Saga de Zé Gancheiro e outros contos,
de autoria do Prof. Dr. Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina
Miguel João Simão.
A noite de autógrafos aconteceu no Hotel e Resort Águas de Palmas foi muito prestigiada.
Confiram as fotos.



Com Miguel João Simão...

com Tiago Nilson da Silva, Presidente da Academia de Letras do Brasil 
Municipal Governador Celso Ramos...



com o escritor Célio Silva...


com a professora Bernadete Segalla...



com a escritora Neusita Luz de Azevedo e o escritor Miguel João Simão...

escritores José Honório e Miguel João...



Projeto Saúde Bucal e Educação - Barra do Saí



Com as Agentes de Saúde e Lerickon.

Com Sulmária e Mari.


Dias desses estive na Unidade da Estratégia de Saúde da Família Barra do Saí, fazendo a doação de materiais didáticos (papel sulfite, cadernos, lápis de cor e giz de cêra) para as crianças que frequentam a unidade para tratamento odontológico. 

Esta ação foi em prol do Projeto Saúde Bucal e Educação, 
cuja intenção é manter as crianças ocupadas com atividades pedagógicas 
e lúdicas enquanto esperam pelo tratamento dentário. 
Na ocasião da entrega dos materiais estavam presentes as
Agentes Comunitárias de Saúde e Auxiliar de Enfermagem
O que foi bem bacana é que quando estive lá as Agentes Comunitárias  vestiam fantasias alegres e coloridas, no momento em que se preparavam para realizar o trabalho  de triagem das crianças da Pastoral da Criança, promovendo uma tarde mais animada para as mesmas.
Como vocês já sabem, morar na Barra do Saí é uma beleza de maravilha.
Parabéns a todos os envolvidos nesse Projeto.
Ações como essa são maravilhosas.
Obrigado.

Receitinhas e Receitonas

Bolinho de Mandioca
Ingredientes para quatro porções:
500gr de mandioca descascada e cozida; dois ovos; um quarto de xícara de chá de queijo parmesão; sal a gosto; duas xícaras de chá de óleo para fritar.
Vejam só como é simples fazer: passe a mandioca descascada, cozida e quente pelo espremedor. Deixe esfriar um pouco e amasse com um garfo. Em uma vasilha, misture bem a mandioca e os ovos. Junte a farinha de trigo, o sal e o queijo parmesão. Misture e amasse bem. Forme bolinhos de três centímetros de diâmetro. Aqueça o óleo e frite cada bolinho em fogo médio dourando bem em toda a volta. 
Escorra em papel toalha e sirva quente.



 Camarão Paulista
Ingredientes para quatro porções:
um quilo de camarão grande e com casca; sal e pimenta do reino a gosto; meia xícara de chá de suco de limão; meia xícara de chá de óleo, dois limões, e seis dentes de alho cortados em fatias.
Para decorar use dois limões em pedaços e rodelas, e a salsinha picada.
Olha só como é fácil fazer: tempere os camarões com sal, pimenta do reino e suco de limão. 
Deixe-os de molho por uma hora. Em uma frigideira, aqueça óleo e frite os camarões em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até os crustáceos ficarem cozidos e avermelhados. 
Depois tire os camarões e frite o alho na mesma frigideira. 
Para servir, disponha os camarões numa travessa, cubra com o alho e com os pedaços e rodelas de limão. Polvilhe a salsinha.



Canja de Galinha
Ingredientes para seis porções – um frango pequeno, sal e pimenta do reino a gosto; duas colheres de sopa de azeite; uma cenoura cortada em cubos pequenos; uma cebola grande cortada em fatias; um dente de alho picado; três folhas de louro, três litros de água; uma xícara de arroz; três colheres de sopa de salsinha picada, e azeite a gosto.
Para fazer inicie por limpar o frango e corte-o em pedaços pequenos. 
Você pode pedir para o açougueiro cortar. Tempere com sal e pimenta do reino. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cenoura e o alho. Adicione o frango e refogue por três minutos. Acrescente as folhas de louro. Coloque água até cobrir e cozinhe em fogo baixo, por 1 hora, ou até o que frango fique macio. 
Depois de cozido, retire o frango da panela e desfie-o.
Devolva o frango desfiado à panela, adicione o arroz e cozinhe até o arroz ficar macio. Se precisar coloque um pouco mais de água. Acerte o sal e a pimenta. Desligue o fogo e salpique a salsinha picada. Regue com um fio de azeite e sirva quente.



Coquetel de Camarão
Ingredientes para uma porção: 270 gramas de camarão rosa médio; dois terços de xícara de chá de maionese; uma colher de sopa de ketchup; uma colher de sopa de conhaque; sal e pimenta do reino a gosto; duas colheres de sopa de salsinha picada e uma colher de sopa de azeite.
Para fazer você deve cozinhar a metade dos camarõers em água fervente por três minutos. Deixe esfriar um pouco e pique-os. Reserve. 
Em uma tigela, misture todos os ingredientes e acrescente os camarões cozidos e picados. 
Em uma frigideira, esquente o azeite e grelhe os demais camarões rapidamente até ficarem macios.
Coloque a mistura numa taça e decore com os camarões grelhados.
O visual é incrível e este coquetel é muito saboroso. Fazê-lo para quem se ama é uma maravilha.



Creme de Mandioquinha
 Anote os ingredientes para quatro porções
500gr de mandioquinha; sal a gosto; folhas de manjericão fresco; três xícaras de chá de água e meia xícara de chá de manteiga.
Cozinhe a mandioquinha em água com um pouco de sal até ficarem bem macias. Deixe esfriar um pouco e descasque-as. Ainda quentes, bata-as no liquidificador, acrescentando as três xícaras de chá de água.
Coloque a mistura novamente na panela e cozinhe em fogo baixo, adicionando a manteiga e acertando o ponto de sal, se necessário.
Deixe levantar fervura e cozinhe por mais três minutos, mexendo sempre.
Sirva em um prato fundo e decore com folhas de manjericão fresco.
É uma verdadeira delícia.

Peixe com  Banana
Anote os ingredientes para seis porções: um quilo e meio de posta de peixe; sal e pimenta do reino branca a gosto; duas colheres de sopa de suco de limão; quatro colheres de sopa de coentro picado; um maço de agrião; três colheres de sopa de azeite de oliva; duas cebolas médias cortadas em rodelas finas; três dentes de alho amassados; três tomates grandes picados; seis bananas-nanicas bem verdes e quatro xícaras de chá de água. Lave as postas de peixe, coloque em uma tigela, tempere com sal, pimenta, suco de limão e 
metade do coentro.
Em uma panela aqueça o azeite em fogo médio, junte a cebola e o alho e deixe dourar levemente. Acrescente os tomates picados e cozinhe até ficarem macios. Corte as bananas ao meio (sem casca) no sentido do comprimento. Junte os pedaços das bananas e a água ao refogado e cozinhe em fogo brando por cerca de 15 minutos ou até a banana ficar macia. Adicione as postas de peixe e tampe a panela. Cozinhe por cerva de 10 minutos  ou até o peixe ficar macio. Verifique o tempero, acrescente sal se necessário, e polvilhe o coentro restante. Sirva as postas individualmente da seguinte forma: coloque as bananas e sob elas a posta de peixe e sob a posta o agrião. Derrame o molho ao lado da posta. Isto é uma delícia. Uma dica: se você puder use uma panela de barro.