quarta-feira, 17 de março de 2010

Espaguete com ervilha


Ingredientes para 05 pessoas:
1.000g  de espaguete
500g de ervilhas frescas
200g de carne bovina magra
1 cebola grande picada
três dentes de alho cortados em rodelas
1 talo de salsão
um maço de salsinha
queijo parmesão ralado a gosto
azeite de oliva extra-virgem  e virgem a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Como preparar: corte a cebola bem fininha,  lave o salsão, a salsinha e corte o alho
Pique junto com a carne a cebola, o alho, um pouco de salsão e salsinha e refoque numa panela com um pouco de azeite virgem; quando começar a dourar, acrescente as ervilhas frescas e dê o ponto de sal, pimenta e deixe cozinhar.

Enquanto isto, quebre os espaguetes em pedaços do tamanho de um dedo e cozinhe-os em água, sal e azeite virgem.

Quando estiverem cozidos, escorra-os e despeje na panela o molho, mexendo bem. Sirva em porções individuais com queijo parmesão ralado à parte. Nunca coloque o queijo sobre a massa. Ele vai tirar todo o gosto da massa e vai salgá-la. O importante é o gosto da massa e não o do queijo. Experimente assim e depois me conte.

Frango com Espinafre


Para seis porções;
Ingredientes: dois peitos de frango grandes, com osso e sem pele, cortados em quatro partes, um cebola média picada, duas colheres de sopa de purê de tomate, duas xícaras de chá de folhas de espinafre lavadas, uma batata média e uma colher de chá de sal.

Preparo: aqueça uma panela anti-aderente e doure os pedaços de frango. Junte a cebola, o purê de tomate e um pouco de água. Quando estiver cozido, adicione o espinafre e a batata e deixe cozinhar mais um pouco. Retire do fogo e bata o molho no liquidificador. Aqueça o molho novamente e sirva com o frango.

Isto é bom demais e fácil de fazer.
Fonte: Sabor e Vida Dietéticos

Bolo Húngaro Dietético

Para 16 porções:
Ingredientes:

Massa: três ovos, meia xícara de chá de óleo de canola; meia xícara de chá de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão; uma xícara e meia de farinha de trigo; meia xícara de de leite desnatado; uma colher de chá de bicarbonato de sódio; uma colher de chá de fermento em pó, uma colher de sopa de canela em pó, uma colher de chá de cravo em pó, 50g de nozes picadas (podem ser substituídas por castanhas-do-pará e 50g de uvas-passas sem sementes.

Cobertura: quatro colheres de sopa de leite desnatado, duas colheres de sopa de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão, quatro colheres de sopa de suco de limão, duas colheres de sopa de água.

Preparo: bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, óleo e o adoçante na batedeira. Acrescente a farinha e o leite, alternadamente. retire da batedeira e adicione o bicarbonato, o fermento, a canela e o cravo. Por último misture as nozes, as passas e as claras em neve. Coloque em uma forma de bolo média untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio (180 graus), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou ate ficar firme. Espere amornar e desenforme.

Cobertura: misture os ingrediente, cubra o bolo e sirva. É uma delicia.
Fonte: Sabor e Vida Dietéticos


Sangria

Todos apreciamos uma Sangria. Então anotem este receita que é muito fácil de fazer. 
E, vocês já sabem: beba sempre com moderação e é claro: se beber não dirija.

Para dez pessoas:
quatro medidas pequenas de mel
dois limões
duas laranjas
dois litros e meio de vinho tinto
gelo
soda limonada

Como fazer:
esquente um pouco o mel para ele se diluir melhor e coloque-o em uma jarra
corte os limões e laranjas em rodela (sendo que meia laranja e meio limão esprema e coloque na jarra), depois adicione as rodelas
despeje o vinho lentamente na jarra e mexa apenas uma vez, apenas para mesclar
sirva em copos com gelo e por último, em cada copo regue com um pouco de soda e tim-tim



Sugestão de leitura

Este é o belíssimo livro que conta toda a trajetória do artista plástico Lineu Borges de Macedo que é graduado em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, desde cedo iniciou sua incursão nas artes plásticas.
Lineu é um artista sempre em busca do novo: novas formas, novos ângulos e novas concepções. O livro apresenta uma retrospectiva de sua trajetória durante 46 anos de intensa produção artística..

Fídias Teles é graduado em cursos de Ciências Humanas e Filosofia. Dedica-se atualmente a escrever livros sobre Filosofia Clínica ajudando as pessoas a livra-se da depressão e suicídio
Rachaduras da Alma apresenta textos, poemas, crônicas, pensamentos, entrevistas, orientações para a vida e mensagens. 

Solos de Pedra é um excelente livro de poesias escrito Sérgio J. Erzinger. 
Ele é graduado em Eletrônica e dedica-se muito à literatura. É representante do movimento cultural ABRACE, integrante do grupo de poetas ZARAGATA, sócio fundador da Academia de Letras de Itapoá, e participou de três antologias de contos.


Porto Barrancos: Berço de Garuva foi escrito por Gleison Vieira que analisa as decorrências históricas no processo de colonização na Península do Sahy e nas localidades de Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul,  Três Barras, Palmital e Barrancos. 
Gleison recupera uma página importante para esta região catarinense em no livro destaca também a presença de Mochel Derrion, dissidente da experiência falansteriana do Saí que, que Garuva fundou comunidade utópica com a participação da lendária Ida Hoffmann, anarquista que abrigou na Suíça, os revolucionários Trotsky e Lênin. 
Gleison Vieira é historiados formado pela Univil e professor da Escola Estadual Carmen Seara Leite, em Garuva e mestrando em Educação pela FURB.

Ana Lúcia e seu curso Para Entender a Arte Moderna e Contemporânea

O Studio de Artes Visuais Sala10 promove o curso Para Entender a Arte Moderna e Contemporânea com a artista plástica e designer Ana Lucia Procopiak. o curso modulado em workshops visa percorrer a história da arte moderna e contemporânea, mobilizando o olhar crítico diante de produções artísticas por meio de visitas a exposições em instituições de arte.

Workshop 1

Para entender a arte moderna:
Pelos caminhos do expressionismo

programa
Uma introdução à modernidade
O Expressionismo na Europa e no Brasil
Visita à exposição de Osvaldo Goeldi e debate

data
Turma 1: 17/03, 24/03 (quarta-feira) e 27/03(sábado)
Turma 2: 13/03, 20/03 e 27/03 (sábado) horário
quarta-feira 19h às 21h30 e sábado 9h30 às 12h valor
R$ 90,00 (desconto para professores)
local
R. Saldanha Marinho, 76 Sl 10  vagas limitadas

professora
Ana Lúcia Procopiak
Artista plástica e designer. Mestre em Comunicação e Linguagens. Especialista em História da Arte. Participou de exposições individuais e coletivas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de artes visuais, design e comunicação.

informações e inscrições
(41)9964 8935/ caixadepossibilidades@gmail.com