terça-feira, 8 de novembro de 2016

Porta-Retratos Poéticos e Poesias para um grande amor - Biblioteca Pública do Paraná



Exposição Porta-Retratos Poéticos e sessão de autógrafos de Poesias para um grande amor acontecem na
Biblioteca Pública do Paraná


Acontece nesta quinta (10), na Biblioteca Pública do Paraná, a abertura da exposição “Porta-Retratos Poéticos” e a sessão de autógrafos de “Poesias para um grande amor” (Editora InVerso), ambas do poeta, escritor e artista visual Luiz Arthur Montes Ribeiro.


Esta versão de “Porta-Retratos Poéticos” apresenta poesias em português e inglês para serem tocadas, declamadas, observadas e degustadas literaturalmente. As poesias manuscritas estão em porta-retratos colecionados pelo autor ao longo destes anos. Haverá a “Cesta Poética” que conterá poesias a serem distribuídas aos visitantes. Também será apresentado o boletim do autor suas provas mensais do 1º Ano do Primário (1966: Grupo Escolar Professor Júlio Teodorico – Ponta Grossa PR), hoje Ensino Fundamental.



“Poesias para um grande amor” é uma antologia dos escritos poéticos de Montes Ribeiro entre os anos de 2004/2015. Nestas poesias ele declara seu amor à vida, ao ato de amar e ao mar. Poeta sobre um grande amor que não volta mais; sobre as suas alegrias, tristezas e.... uma vida quase a dois. Momentos de desejos, anseios, divagações, realidade e ficção fazem parte desses escritos.


O autor começou a escrever muito cedo. Nos seus primeiros anos escolares escreveu histórias e ensaios poéticos. “Com o passar do tempo comecei a escrever poesias como forma de expressar o meu amor por alguém, pela vida, pela natureza e pelo mundo em que vivo”, comenta Montes Ribeiro autor de oito livros publicados, dois catálogos de arte, e participação em várias coletâneas poéticas. Obteve prêmios em concursos de contos e poesias de Brasília (DF), São Paulo (SP). 


Aos 12 anos iniciou seus estudos na arte. A capa do livro é de sua autoria. É membro do Centro de Letras do Paraná e diretor do Instituto Montes Ribeiro.
Graduou-se em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós-graduado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.



Serviço
Abertura da exposição Porta-Retratos Poéticos e Sessão de Autógrafos do livro Poesias para um grande amor, de Luiz Arthur Montes Ribeiro -  2º andar da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 / Curitiba – PR), 10 de novembro, quinta-feira, às 18h30 - Entrada franca. 
A exposição permanece até 30 de novembro.


Contatos com o autor: 3044-0234 e 9920-7349      institutomontesribeiro@montesribeiro.com.br