terça-feira, 19 de março de 2013

Ópera no Solar do Rosário



ÓPERA PASSO-A-PASSO – Curso Compacto

O Solar do Rosário oferece nessa semana o curso rápido “Ópera Passo a Passo”.
Venha desfrutar de óperas maravilhosas, com explicações didáticas dos trechos mais significativos, possibilitando a compreensão, em sua totalidade das referidas óperas.
Montagens e elencos selecionados entre os principais da atualidade.

Dia 20: Carmen, de Georges Bizet
Montagem: Royal Opera House, Covent Garden, Londres

Dia 21: La Traviata, de Giuseppe Verdi
Montagem: Los Angeles Opera

Dia 22: O Elixir do Amor, Gaetano Donizetti
Montagem: Ópera Estatal de Viena

Serviço:
Solar do Rosário – Rua Duque de Caxias, 04
Centro Histórico – Curitiba – PR
(41) 3225-6232 – www.solardorosario.com.br
Professoras: CLARICE MIRANDA e LIANA JUSTUS
Dias 20, 21 e 22 de Março de 2013
Das 19h às 21h
Preço: R$ 275,00
Dia(s) Semana: Quarta a Sexta


Entrada com fatias de morango


Dias desses criei este pequena entrada:
mini torradas com patê de carne suína e flocos amendoim
adornados por fatias de morango
Uma delícia.

Mauro Piva na Galeria Leme













                                                                                 Máscara (Mondrian) 5, 2013
                                   


MAURO PIVA
Abertura: 23 de março

Em sua primeira exposição individual na Galeria Leme, Mauro Piva apresenta um novo corpo de guaches e pinturas, baseadas no imaginário da criação de identidade e expressão textual de indivíduos, a partir da ausência de características fundamentais, formais ou escritas.

No corpo de telas que remetem ao trabalho de Mondrian, Piva utiliza a fita crepe, elemento central destas criações, para recriar a delimitação de espaços e cores, e algumas vezes das linhas, feitas pelo artista. Porém, faz com que a própria fita não seja mais somente uma ferramenta de construção, uma vez que é pintada na própria tela contendo em si a totalidade do trabalho. Piet Mondrian passa a ser reconhecido não pelos espaços ocupados de cores, e sim pela ausência destas cores, e seu suposto resquício no elemento delimitador.

Em outra situação a fita crepe aparece pintada em pequenos cortes, sobrepostos ou não. Mauro Piva trás para a superfície da pintura um elemento tridimensional constantemente utilizado e dispensado nos ateliês, em uma tentativa de reutilização deste elemento, porém de forma distinta. Em telas nas quais a fita crepe, pintada sobre a tela, se torna tridimensional, o artista se volta para mais uma de suas funções: aquela de prender ou segurar algo, como se a fita segurasse a tela. Assim como as fitas crepes são de cor e textura extremamente variadas, as fitas pintadas pelo artista também possuem esta característica.

Já nos guaches, nas quais são delicadamente pintados papéis rasgados que sugerem bilhetes, Mauro Piva convida o espectador a imaginar o que estaria nestes bilhetes. O tamanho do papel pintado e seu pequeno rasgo sugerem um espaço para poucas palavras, como uma dose de fala, um recado ou um lembrete, fragmentos do cotidiano. Os guaches, todos com o mesmo tamanho e com o mesmo rasgo, sugerem formas iguais de dizer coisas diferentes e formas de estabelecer alguma comunicação, mesmo que com si próprio. 
  
Sobre o artista:
Mauro Piva (Rio de Janeiro, Brasil, 1977). Vive e traballha em São Paulo.

Integrante da coleção do MAM-SP, entre suas exposições se destacam as individuais: Galeria Enrique Guerrero, Cidade do México, México (2011); Galeria Fernando Pradilla, Madrid, Epanha (2011); Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil (2010); e as coletivas: Vestígios da Brasilidade, Santander Cultural Recife, Recife, Brasil (2011); Intimidade, SESC Pompéia, São Paulo, Brazil (2009); Gabinete de Desenhos, MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil (2007); 10 anos + 1 Os Anos Recentes da Arte Brasileira, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2006).

Abertura: 23 de março – 12hs   Até 27 de abril, 2013  Av. Valdemar Ferreira, 130
São Paulo | Brasil  -  Seg - Sex 10 – 19hs  -  Sáb 10 – 17hs  -  +55 11 3093.8184






Fundação Cultural BADESC




Agenda Semanal FCBadesc de 18 a 22 de março
ENTRADA GRATUITA

Segunda, dia 18, às 19h

CINE SESC
Beijo 2348/72
De Walter Rogério, Brasil, 1990. 100 min. Comédia. Livre.
Com Chiquinho Brandão, Maitê Proença, Fernanda Torres, Antônio Fagundes, Gerson de Abreu, Cláudio Mamberti, Miguel Falabella.
A vida de um operário vira de cabeça para baixo quando ele é flagrado beijando uma colega durante o expediente de trabalho.

Terça, dia 19, às 19h
SESSÃO DIVAS
Paris quando alucina
De Richard Quine, Estados Unidos, 1963. 110 min. Comédia. Livre.
Com Audrey Hepburn, William Holden.
Um roteirista bloqueado contrata uma secretária temporária para lhe ajudar a escrever um roteiro em dois dias.


Quarta, dia 20, às 19h
ART 7
Irma La Douce
De Billy Wilder, Estados Unidos, 1963. 147 min. Comédia romântica. Livre.
Com Jack Lemmon e Shirley MacLaine.
Nestor é um policial honesto de Paris que se apaixona por Irma, uma prostituta que ele conhece no serviço. Quando demitido vira cafetão de Irmã, porém para não dividi-la com ninguém se veste de lord inglês para encontrá-la.


Quinta, dia 21 às 19h
CINE SESC    
Stroszek
De Wagner Herzog, Alemanha, 1977. 116 min. Drama. 14 anos.
Com Bruno S., Eva Mattes, Clemens Scheitz.
Em Berlim, um alcoólatra, recentemente libertado da prisão, se uni a um amigo idoso e uma prostituta para procurar uma vida melhor em Wisconsin, EUA.
             

ABERTURA DE EXPOSIÇÃO
SOBREVOO, DE RICARDO RAMOS
A cena da pintura de Ricardo Ramos é formada por banhistas na areia da praia vistos de cima, pelo sol, ou por alguém que voa, ou talvez sob a perspectiva dos olhos de Deus. O artista suprime o enquadramento tradicional, retirando a linha do horizonte e do mar, eliminando a representação sob o ponto de vista tradicional, e concedendo ao espectador a vista aérea.


Sexta, dia 22, às 19h
CINEMA, CHÁ E CULTURA
Anônimo
De Roland Emmerich, Reino Unido, 2011. 130 min. Drama. Livre.
Com Rafe Spall, Rhys Ifans, Vanessa Redgrave, Joely Richardson.
Narrativa sobre a teoria de que as obras de Shakespeare não foram escritas por ele, mas pelo Conde Edward de Vere.
Convidado: Stephan Baumgarter, professor do Centro de Artes da Udesc.
  



Centro Cultural Justiça Federal



Caso não esteja visualizando
este informativo,
clique aqui.



Inauguração
Casa Vazia / fotografia
Exposição de 23 fotografias, ampliadas em tamanhos variados, dos fotógrafos Bernardo Borges e Renato Negrão, relacionando fotografia com os temas: memória e exploração urbana. As imagens expostas são de lugares abandonados em São Paulo e na cidade fantasma de Pripyat, desocupada por seus moradores devido ao acidente nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, que aconteceu em 1986.
De 24/03 a 19/05
Terça a domingo,
das 12h às 19h
Galerias do 1º andar

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Inauguração
Derivações / artes plásticas
Nesta exposição, o artista plástico Roberto Müller apresenta obras onde o universo da fotografia é mostrado em outras formas de apresentação, extrapolando os limites da fotografia convencional, tanto conceitualmente quanto na busca de contaminação por outros suportes. Desenvolvida entre a fotografia e o objeto construído, a mostra conta com 13 obras, algumas apresentadas pela primeira vez na cidade, além de outras inéditas.
Curadoria: Marcelo Campos
De 22/03 a 19/05
Terça a domingo,
das 12h às 19h
Galerias do 1º andar

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Última semana
Danças Atlânticas / artes plásticas
Instalação intersensorial contendo polípticos com fotografias, desenhos, textos, objetos e composição sonora de Leandra Lambert. As Danças Atlânticas articulam experiências de arte-vida nos espaços da Mata Atlântica, da Avenida Atlântica e do Oceano Atlântico, e tentam buscar novas possibilidades poéticas, como o estranhamento e o reencantamento no cotidiano.
Até 24/03
Terça a domingo,
das 12h às 19h
Galerias do 1º andar

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Última semana
Pedra, Papel, Tesoura... / artes plásticas
A exposição coletiva dos artistas Bete Esteves, Fred Carvalho, Leandra Espírito Santo e Luciana Maia cria um espaço lúdico entre objetos, conceito, material, mídia, arquitetura e público. Num primeiro olhar, as obras partem do universo doméstico e, uma vez expostas em conjunto, assumem o aspecto de um jogo entre partes, como sugerido no título da exposição. Os artistas apresentam trabalhos sob diversos suportes, propondo avizinhamentos não convencionais.
Curadoria: Raphael Fonseca
Até 21/04
Terça a domingo,
das 12h às 19h
Galeria do Térreo e
Espaço Virtual

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Bureaucratics / fotografia
Através de fotografias tiradas de um mesmo ângulo, o fotógrafo holandês Jan Banning conseguiu captar a semelhança entre escritórios de instituições públicas de oito países, com culturas muito diferentes. A exposição contém 35 fotografias com imagens que beiram o humor e o absurdo, e que retratam burocratas do Iêmem, China, Bolívia, Estados Unidos, França, Índia, Libéria e Russia.
Curadoria: César Balbi
Até 31/03
Terça a domingo,
das 12h às 19h
Galerias do 2º andar

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Construção / fotografia
O projeto da fotógrafa alemã Ewa Priester foi desenvolvido em terras brasileiras durante o período de reforma de sua própria casa no bairro de Santa Teresa. Combinando fotografias impressas e sequências em projeção, Ewa tem como foco as ferramentas dos operários e os detalhes de seu ambiente de trabalho, revelando o ponto de vista dos próprios trabalhadores.
Curadoria: Maria Beatriz Machado
Até 31/03
Terça a domingo,
das 12h às 19h
Gabinete de Fotografia

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Última semana
12ª Mostra do Filme Livre – Cabine Livre / videoarte
A mostra, que conta com a produção da WSet, oferece desde obras mais plásticas e sem narrativa linear até composições mais contemplativas e de maior duração. A exibição será feita em loop, sem intervalos, permitindo a livre movimentação do público. A Cabine Livre está em sua 12ª edição e pretende, com seus filmes, ampliar a codificação e o interesse do público para obras audiovisuais fora do comum.
Programação e classificação indicativa no site www.mostralivre.com
Até 22/03 (exceto segundas e terças), das 14h às 19h
R$ 0,10 e R$ 0,05 (meia)


A Fantástica Baleia Engolidora de Circos conta a impressionante história de uma baleia que engole circos e a saga das 3 palhaças que foram lançadas goela abaixo e precisam sobreviver dentro da barriga da baleia. Surpreendente e hilária aventura narrada totalmente sem palavras, onde a pesquisa sobre o universo das pantomimas, reprises e gags clássicas do universo circense é o mote para a construção do roteiro desse espetáculo.
Elenco: Érika Freitas, Mariana Rabelo, Raquel Theo
Direção, roteiro e preparação mímica: Alvaro Assad
Até 21/04
Sábados e domingos, às 16h
R$ 20 e R$ 10 (meia)
Teatro
60 min

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


O que Você Gostaria que Ficasse / peça
Esta realização do Brecha Coletivo é um híbrido de happening e encenação, baseada no livro O Mundo Sem Nós, de Alan Weisman. A peça é uma espécie de retrospectiva inversa, onde é possível acompanhar um processo de desaparecimento gradual da nossa existência, que se desenvolve de maneira diferente a cada apresentação, variando de acordo com o desejo e a vontade do público de deixar algo que permaneça no mundo para outros seres no futuro
Elenco: Cynthia Reis, Eduardo Cravo, Jarbas Albuquerque, Raquel Alvarenga e Suzana Nascimento
Concepção e direção: Miguel Thiré
Até 11/04
Quartas e quintas, às 19h
R$ 30 e R$ 15 (meia) Teatro
90 min

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Realismo / peça
João Velho é um homem comum de 30 anos que decide se enclausurar em seu apartamento, em meio aos fantasmas de sua vida. Em uma jornada, o consciente e o inconsciente de João são confrontados num mesmo plano, estabelecendo um movimento no qual o espectador não sabe o que é, de fato, real.
Texto: Anthony Neilson
Direção: Tato Consorti
Elenco: Adriano Saboya, Átila Calache, Beatriz Bertu, Christian Landi, Daniela Galli, João Velho e Paula Braun
Até 31/03 (exceto dia 29/03)
Sexta a domingo, às 19h
R$ 20 e R$ 10 (meia)
Teatro
80 min

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Homenagem aos 150 anos de Ernesto Nazareth / concerto
Com Yuka Shimizu
A paixão pela música de Ernesto Nazareth trouxe-a ao Brasil em 1997. A pianista japonesa Yuka Shimizu homenageia os 150 anos de nascimento de Nazareth, apresentando obras do maestro.
Dia 19, terça, às 19h
R$ 10 e R$ 5 (meia)
Teatro
60 min

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Série Desafios Musicais / videoconcerto
Filarmônica da Radio France e Orquestra de Paris
A série, produzida por Saulo Chermont, oferece mensalmente viodeoconcertos de música clássica e suas diferentes formas estruturais de gêneros e configurações. Em março, a Filarmônica da Radio France, regida pelo maestro Shi-Yeon Sung, e a Orquestra de Paris, pelo maestro Hebert Blomstedt, com a companhia dos solistas Truls Mork no violoncelo e Lars Vogt ao piano. No repertório, obras de Carl Maria von Weber, Robert Schumann, Piotr Tchaikovsky, Hector Berlioz e Ludwig van Beethoven. Os videoconcertos serão transmitidos pela internet da Salle Pleyel de Paris.
Dia 23, sábado, às 14h e 16h
R$ 10 e R$ 5 (meia)
Cinema
240 min

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos


Série Mescla Literária
Os Subversos
/ sarau
A terceira edição do sarau tem como título Interseções LGBTs – Conjuntos da Diversidade e pretende discutir e identificar as subdivisões do grupo gay. Questões como o pertencimento do indivíduo dentro dos diversos grupos, o preconceito e um possível enfraquecimento da comunidade LGBT perante essas subdivisões,serão abordadas pelos palestrantes Alex Andrade, Bárbara Aires, Íkaro Kadoshi, Lea Carvalho, Marcos Nauer Sampaio, Paulo Azeviche, Paulo Marra e Susy Brasil.
Dia 20, quarta,
das 18h30 às 21h30
Entrada franca
Sala de Leitura


Vamos Colocar o Preto no Branco? – A Percepção dos Alunos sobre Racismo, Antirracismo e a Lei 10.639/2003 / debate
O palestrante vai apresentar os resultados de sua pesquisa de campo, a partir das respostas oferecidas por alunos do 9º ano do ensino fundamental, revelando suas percepções sobre o racismo nas escolas e as atitudes adotadas pelos profissionais da educação em situações concretas. O debate será uma oportunidade para professores, coordenadores, diretores de escola e interessados no tema refletirem sobre a realidade que cerca o dia a dia das relações interpessoais travadas no ambiente escolar.
Palestrante: Carlos Alberto Lima de Almeida (advogado e doutor em Política Social pelo PPGPS – UFF)
Coordenação: Angelina de Siqueira Costa (juíza federal – JFRJ)
Organização: Ajufe e Ajuferjes
Dia 19, terça, às 19h
Entrada franca
Cinema
Inscrições no local

Em março, a Sala de Leitura também abrirá aos sábados e domingos, das 12h às 17h.



Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro / RJ. CEP 20040-009
Aberto de terça a domingo, das 12 às 19h. Tel. (21) 3261-2550
Visitas orientadas – Tel (21) 3261-2552
Biblioteca – terça a sexta-feira, das 12 às 17h
Se não deseja mais receber nossos comunicados, clique aqui.

Livia Marcarenhas em: Entrego-lhe o Coração


Entrego-lhe o Coração

O sol sem brilho,
no horizonte desfalece,
densas trevas
meu coração escurece.

Em mim não há ninguém
tudo é névoa,
muralha de pedras
cercam minha solidão.

Lembranças do passado
grande ilusão.

Esqueço-me das horas lentas,
fora de mim a passar
nada mais quero,
nada peço,
perdida neste silencio,
indolente.

Entrego-lhe o coração!


Lívia Mascarenhas



Imagem Cultural: Viagem Cultural - Itália


A Imagem Cultural tem o prazer de convidá-lo para a Viagem Cultural:

"La dolce Vita - o norte da Itália em Pintura e Música"

País encantador e berço da produção artística ocidental, a Itália é nosso destino em novembro de 2013. 


Durante aproximadamente uma semana teremos aulas de História da Arte nos monumentos, museus, e Igrejas, de Milano, Venezia, Padova, Verona, e nos magníficos mosaicos de Ravena, e ainda contaremos com o auxílio luxuoso de Marcel Gottlieb, idealizador do projeto Musicativa, que nos conduzirá a grandes espetáculos.





      EM NOVEMBRO DE 2013 
SOLICITE O ROTEIRO COMPLETO!*


Com a professora Juliana Rodrigues


*roteiro sujeito a alterações 



Idealização e produção:

www.imagemcultural.com
imagemcultural@imagemcultural.com.br
21 2220-5243 / 21 6907-2480
Rua Alcindo Guanabara 24, sala 603 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 14h30 às 20h30, e sexta das 10h às 18h

Tico Santa Cruz


Tico Santa Cruz lança livro hoje em PG

Da Redação
 
Publicado em: 19/03/2013 - 00:00 | Atualizado em: 18/03/2013 - 19:28
O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, estará hoje nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, em Ponta Grossa, em um bate papo com sessão de autógrafos para o lançamento dos seus dois livros: o erótico “Tesão” e “Clube da Insônia”, ambos pela Editora Belas Letras. O livro “Tesão” reúne contos já publicados no blog do músico. O evento acontece a partir das 19h30. O evento teria sido cancelado na semana passada, mas confirmado ontem, novamente, pela assessoria do cantor.  
Tico Santa Cruz nasceu no Rio de Janeiro em 30 de setembro de 1977 sob o signo de libra. Cursou Ciências Sociais na UFRJ, Comunicação e Educação Física, mas não concluiu nenhuma das três faculdades, resolvendo se dedicar integralmente a sua banda, o Detonautas Roque Clube, criada em 1997. Compositor, escritor e poeta, é idealizador do grupo de performance social chamado Voluntários da pátria, que tem como objetivo levar música, poesia e debates sociopolíticos em escolas, universidades públicas e particulares e penitenciárias. Clube da insônia é seu primeiro livro.
Os livros
Como seriam seus desejos sexuais se virassem poesia? Em meio ao boom do erotismo literário no Brasil, o músico Tico Santa Cruz publica, pela editora Belas Letras, poemas e contos que criou com base em suas fantasias, sensações e relacionamentos. Os versos e prosa deixam espaço para agir o eu lírico de Tico, que se encaixa muito bem na fala de qualquer homem. Tesão reúne textos já publicados em seu blog que revelam, além de liberdade sexual, habilidade literária. Clube da Insônia, também publicada pela Belas Letras, compartilha os medos e inconformismo do músico, em textos viscerais que pulsam do início ao fim. As belíssimas ilustrações de ambos os livros, em preto e branco, são de Carlinhos Muller. (Das Assessorias)

Rede Digital pela Paz



Cerca de mil alunos participam de palestra do Rede Digital pela Paz



Cerca de mil alunos participam de palestra do Rede Digital pela Paz

Aproximadamente mil adolescentes alunos da Escola Estadual Padre João Panaroto, em Cuiabá, participaram de uma palestra promovida pelo projeto “Rede Digital pela Paz”, da Polícia Judiciária Civil, nesta quarta-feira (13.03). O projeto trabalha neste primeiro bimestre, com o tema “Situação de Risco”, abordado com alunos de escolas de Cuiabá e Várzea Grande.

A palestra “Imagem Pessoal em Situação de Risco, Respeito e Dignidade na Rede Social” foi ministrada pelo delegado titular da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), Paulo Araújo, aos alunos do 8º e 9º ano do ensino médio, dos períodos matutino e vespertino.

Um dos assuntos abordados na palestra pelo delegado Paulo Araújo foi à produção de vídeos, com conteúdo impróprio, que jovens gravam pelo celular e que acabam caindo na rede. De acordo com o delegado, muitos desses vídeos mostram os adolescentes em situações prejudiciais, como envolvido em brigas, usando drogas e álcool e outros tipos de infrações.
Segundo a Gerente do projeto, a investigadora, Evillyn Borges, os jovens ficaram envolvidos com o tema e participaram ativamente da palestra “O tema abordado foi ao encontro da realidade dos alunos, que se manifestaram durante toda a palestra com opniões e dúvidas” disse.

Após a participação na palestra, com cerca de uma hora e meia de duração, os alunos continuaram abordando o tema em sala de aula, escrevendo uma redação sobre o assunto.
Professores

Cerca de 50 professores da Escola Estadual Maria Hermínia participaram do “Curso de Multiplicador da Rede Digital pela Paz”, ministrado nesta segunda-feira (11.03), aos orientadores das escolas participantes do projeto. O curso aborda como tema principal pontos específicos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nesta sexta-feira (15.03), o curso multiplicador marca o início dos trabalhos do projeto Rede Digital pela Paz na Escola Estadual Almira Amorim. Os professores participarão da palestra a partir das 16 horas.

Curso de Vinhos - André Porto


Vinhos Orgânicos Garibaldi




Vinhos TintosVinhos BrancosEspumantesBag in BoxSuco de UvaA Maior Loja de Vinhos e Espumantes NacionaisAproveite a Páscoa com Orgânicos GaribaldiCompre 6 unidades de um dos  vinhos  e  ganhe o Frete Grátis para todo o Brasil.Vinho Garibaldi Da Casa Orgânico Tinto Seco Cabernet Sauvignon 750 mlVinho Garibaldi Da Casa Orgânico Tinto Seco Malbec 750 mlCompre Agora seu Vinho Orgânico