sábado, 30 de setembro de 2023

Evento de Artes e Literatura em São Joaquim - Galeria de Arte da Vila Francioni

Abertura de nova exposição e lançamento de livro agitam Villa Francioni no final do mês

 


No dia 30 de setembro, às 15h, a Galeria de Arte da Villa Francioni terá um evento intenso que contempla arte e literatura em um só ambiente: a inauguração da exposição de tapeçarias artísticas do Coletivo As Catarinas intitulada Eu & Você & Elas/Eles; e o lançamento em São Joaquim do livro Mais Aprendi que Ensinei, do jornalista e escritor Paulo Scarduelli. Na sequência, o autor realizará uma roda de conversa sobre a mensagem humanista do livro - a paternidade solo - com a psicóloga Raquel Santos.


A obra, que está na terceira tiragem e com cerca de 2 mil exemplares vendidos, relata a comovente história de amor e desafios do pai Paulo com seus três filhos (Sara, Davi e Catarina), que vivem com ele desde 2010. “As pessoas se identificaram, elas conseguiram enxergar que os meus desafios eram enfrentados também por elas, independentemente de como a família de cada um é composta”, conta o autor que começou a compartilhar suas experiências nas redes sociais e o engajamento o levou a narrar, na obra, as aventuras e as descobertas do pai para cuidar sozinho de três filhos pequenos.

Logo mais às 15 horas na vinícola Villa Francioni o lançamento do livro " Mais Aprendi que Ensinei" e sessão de autógrafos e Roda de Conversa com seu autor , o jornalista Paulinho Scarduelli ( na foto com os organizadores do evento, Eula Regina Maciel e Edson Machado) em São Joaquim.

 

A EXPOSIÇÃO


Uma diversificada coleção de tapeçarias é o conteúdo da exposição “Eu & Você & Elas/Eles”, do Coletivo As Catarinas, com a curadoria da professora, mestre em Teoria e História da Arte e tapeceira Elke Hulse. A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 27 de novembro, diariamente das 10 horas até 17 horas.


Constituída de 19 expositores, a mostra parte do pressuposto que o Eu são as Catarinas que escolheram imagens de rostos e neles definiram as técnicas que melhor se adaptavam para resolução dos mesmos, formando a série dos retratos. Esse fazer no tear reúne o conhecimento técnico, escolha de materiais para confecção da trama e histórias pessoais vinculadas ou não aos retratados. Já o “Você” do título, é o espectador que interage visualmente com os rostos e, possivelmente, cria novas conexões. O Elas/Eles são os retratados, cujas imagens contam histórias de diferentes culturas enaltecendo as individualidades.  


O gestor da Galeria de Artes da VF e responsável pela vinda desta exposição a São Joaquim, Edson Machado, ressalta a ampla possibilidade dos fios coloridos artesanalmente, a simetria das tramas e o correto exercício de anatomia e jogos de luz e sombra nas figuras retratadas. “A tapeçaria é uma arte muito antiga, rica culturalmente, e as artistas que participam desta exposição trazem novos componentes e encantamento para o público visitante”, avalia Machado. A curadoria, desta exposição é de Elke Otte Hulse.



 DNA DA VILLA

Daniela Freitas

A presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni, Daniela Freitas, explica as atividades que serão realizadas na vinícola no dia 30 de setembro. “As renovações das exposições fazem parte do DNA da Villa Francioni, elas são essenciais para que o público conheça novos artistas. Além disso, é uma forma de aproximar cultura, arte e a família, que é muito presente na nossa vinícola também. O lançamento do livro também é exemplo disso. Trata-se de uma obra que conta a história de amor entre um pai e seus três filhos e que mexe com a nossa emoção. Arte e família têm tudo a ver com a nossa vinícola”, completa Daniela.

A Villa Francioni, atualmente, é administrada pelos conselheiros André, Adriana e Daniela Freitas (presidente). A meta dos sucessores é manter a tradição e os ensinamentos do fundador Dilor Freitas, trazendo sempre inovação e qualidade para os amantes do vinho e das artes.

Eloisa Sielski Schwabe lança IELO: linha de joias em cerâmica

 

Designer Eloisa Sielski Schwabe lança sua linha de joias em cerâmica "IELO" no Ses Salines

Evento é abrilhantado pela Chef Júlia Schwabe*


O requintado espaço Ses Salines, inspirado nas belas praias de Ibiza, foi o lugar escolhido por Eloisa Sielski Schwabe para lançar a grife “IELO”, que nomeia a sua linha de Joias em Cerâmica. A recepção, no próximo dia 2 de outubro, é a realização de um sonho que será ainda mais importante por comemorar o dia do seu aniversário. “Gosto muito de celebrar. É uma bênção poder conciliar esta data com o lançamento da “IELO” e mais um ano de vida”, diz Eloisa.

O evento será coroado com a participação de sua filha, a chef Júlia Schwabe, à frente da área gastronômica. Formada pela “Le Cordon Bleu”, em Melbourne, na Austrália, a chef premiada pelo Golden Whisk Award, trabalhou em um dos cinco maiores restaurantes daquele país, o Cutler & Co.  Atualmente, integra a equipe do restaurante Ponto Gin, em Curitiba.


Desde criança, Eloisa foi motivada por atividades manuais, investindo grande parte do tempo livre produzindo pequenas artes, como esculpir sabonetes e pintar biscuits de bolinha de gude moldados com durepoxi. Uma das razões para escolher a carreira de cirurgiã-dentista, foi a possibilidade de usar estas habilidades manuais para reabilitar dentes, trabalhando literalmente com espátulas e pincéis e, assim, criando lindos sorrisos. Na atividade bem sucedida como dentista por quase quatro décadas, sempre sonhou em empreender através da criação de uma nova ocupação.

Um convite da nora para um curso de cerâmica deu um novo norte na sua vida. “Me apaixonei pela atividade, que se transformou num hobby”, diz ela. “Sou uma pessoa ansiosa... assim descobri uma maneira de relaxar e expressar minha vertente artística”.

 

Rápida evolução

Designer Eloisa Sielski Schwabe



Sempre dinâmica nos seus processos criativos, Eloisa começou as aulas de cerâmica há dois anos e meio; há um, iniciou a criação das joias e há seis meses está planejando o empreendimento paralelo à sua profissão, que não pretende abandonar. Neste último semestre criou a marca “IELO” e vem se preparando para o seu lançamento, divulgação e comercialização.

A vontade de compartilhar sua expressão artística com o público foi resultado do amadurecimento de sua criatividade e qualidade da confecção das obras. “Todo artista quer que os outros conheçam o seu trabalho. Quero adornar as pessoas e que minhas joias em cerâmica façam com que elas se sintam bem”. Deseja que as peças “IELO” realcem a sua beleza.

Suas criações são únicas e exclusivas, passando pelo design, pela modelagem com as mãos e pelas altas temperaturas do forno, que transformam a matéria-prima em arte. Ainda com os variados acabamentos em metais. “Tudo que vejo pode gerar inspiração, uma forma, uma cor... Principalmente a natureza, nas flores, nos tons de azul do mar, nas folhas da vegetação...”. Sua sensibilidade é despertada pela beleza do meio ambiente.

Gosta de criações mais geométricas, de preferência com linhas mais retas, mas também das linhas mais orgânicas que sugerem movimento. “Gosto de tudo um pouco”, conta sorrindo. “De brincar com as cores e texturas”. Uma peça muito interessante leva como componente a areia da Ilha de Caraíva, do litoral baiano, que tem acesso por Trancoso. Lá, por ocasião do casamento do filho, ela encontrou uma areia mais grossa e logo foi inspirada a utilizá-la nas suas peças. O resultado é belíssimo.


Eloisa está atenta ao que se faz pelo Brasil e o Mundo. Também aposta no seu aperfeiçoamento. O próximo passo será um curso na Espanha, onde pretende trocar muitas informações com os designers europeus. “Desejo aprender novas técnicas em termos de formas e decoração para aplicar nas minhas criações”, finaliza.


* Chef de Cozinha Júlia Schwabe:

Júlia Schwabe é formada pela "Le Cordon Bleu", em Melbourne, na Austrália, premiada pelo Golden Whisk Award e trabalhou em um dos cinco maiores restaurantes daquele país, o Cutler & Co. Atualmente, integra a equipe do restaurante Ponto Gin, em Curitiba.


*EVENTO SOMENTE PARA CONVIDADOS


                                                 

Assessoria de Comunicação                                                                            

Maria Fernanda Gonçalves - 55 41 99104-2576