quinta-feira, 27 de julho de 2023

ARTE HIPER-REALISTA NA GALERIA DE ARTE DA VINÍCOLA VILA FRANCIONI


 Na Galeria de Arte da Villa Francioni acontece exposição de arte hiper-realista até setembro de 2023

 

Curador Edson Busch Machado e a Artista Visual
Cleusa Soares

Está em cartaz na Galeria de Arte da Villa Francioni, uma exposição que está surpreendendo os visitantes, tanto pela temática sublime quanto pela riqueza dos detalhes. 


Intitulada Natureza Viva, a mostra é composta de 30 telas feitas pela pintora gaúcha Cleusa Soares, que transformou em obras de arte frutas, flores, taças de vinho entre objetos utilitários de metal, cristal e porcelana. 


Com entrada gratuita, a exposição estará aberta à visitação até o dia 17 de setembro.


Cleusa Soares nasceu em Pelotas em 1950, estudou pintura acadêmica com o pintor uruguaio Nestor Marques Rodrigues nos anos 60 e reside há mais de três décadas em Florianópolis, onde mantém um ateliê em Jurerê Internacional. Além de realizar exposições individuais e participar de mostras coletivas em diversos estados do país, a artista também possui obras em acervos particulares no Brasil, Chile, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos.


Cleusa se diz “sensível às coisas cotidianas” e que a arte da pintura é como respirar e sentir a luz da vida.  “É meu momento íntimo com a arte. Vou ao mercado, escolho as flores e frutas da estação e as utilizo como modelo em meu ateliê. Por isso, intitulei esta coleção de ‘Natureza Viva’”, pontua.

Para o curador da exposição e gestor da Galeria de Arte da VF, Edson Machado, a artista tem um estilo extremamente figurativo e romântico, que integra o movimento artístico mundial denominado hiper-realismo, cujo gênero de pintura tem efeito semelhante ao da fotografia em alta resolução, reproduzindo os mínimos detalhes de uma imagem. “A corrente artística de Cleusa Soares traz elementos acadêmicos para os dias contemporâneos com destaque para os efeitos de luz e sombra, texturas realistas e ricas escalas cromáticas”, explica Edson.

Para a presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, as exposições de arte na Galeria da VF contemplam a programação cultural proposta pela vinícola ao lado da produção dos espumantes e vinhos de qualidade. “Nosso objetivo sempre foi este, atender às expectativas do público visitante de todo o país e até do exterior e da comunidade moradora da Serra Catarinense, com arte e vinho, ambos de altíssima qualidade”, afirma.

Atualmente a Villa Francioni é administrada pelos conselheiros André, Adriana e Daniela Freitas (presidente). As visitas guiadas na vinícola precisam ser agendadas pelo site www.villafrancioni.com.br ou pelo fone (49) 3233-8200.  


SERVIÇO:

O QUE? Exposição “Natureza Viva “, da artista Cleusa Soares

QUANDO? 15 de julho até 17 de setembro de 2023, de domingo a domingo, das 10 às 17 horas, inclusive feriados. Abertura: 15 de julho, sábado, às 15 horas

ONDE? Galeria de Arte VF , vinícola Villa Francioni - Rodovia SC 114, km 300 – São Joaquim/SC

QUANTO? Entrada gratuita

Ópera "Anjo Negro" estreia no Teatro Guaíra

 Montagem inédita de ópera “Anjo Negro” estreia em agosto no Teatro Guaíra, em Curitiba

Os três diretores

Estreia nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Teatro Guaíra, em Curitiba, uma montagem inédita no Paraná da ópera “Anjo Negro”. Com realização da In’Scene Produções Artísticas, produção de Jewan Antunes, é uma ópera do compositor e maestro João Guilherme Ripper baseada na peça teatral de Nelson Rodrigues. Com regência do Maestro Jaime Zenamon e direção cênica de Jul Leardini. Traz no elenco grandes vozes da música erudita brasileira, acompanhados pela Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná.O elenco traz grandes vozes da música erudita brasileira, acompanhados pela Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná.

A encenação inova ao recriar o clássico de Nelson Rodrigues com uma estética que traz elementos do expressionismo alemão, cinema noir e teatro espartano, além de referências à obra de Karl Jung. O cenário será composto por projeções mapeadas, com um toque tecnológico que dialoga com este texto permeado por temas que, tragicamente, ainda são tão atuais e conectados com a realidade brasileira.

Escrita em 1946, originalmente como uma peça teatral, "Anjo Negro" aborda questões como racismo, violência, estupro e incesto. Narra a história de Ismael, médico negro que mantém Virgínia, sua esposa branca, confinada. Os filhos que nascem acabam sendo afogados por Virgínia em um tanque, por serem negros como o pai. Num corte temporal, a história dá um salto de 16 anos, quando surge Ana Maria, branca e cega, apaixonada por Ismael, que acredita ser seu pai e o único homem branco do mundo.

A produção envolve mais de 70 pessoas. O elenco traz nos papéis protagonistas o barítono David Marcondes, como Ismael, e a mezzo soprano Luciana Melamed, como Virgínia. 

 


O projeto tem suporte do Edital Nº 004/2022 do SISPROFICE da Secretaria de Estado da Cultura, com incentivo fiscal da COPEL.

 

Ficha Técnica

Diretor Geral e Cenógrafo: Jul Leardini

Maestro Regente e Diretor Musical: Jaime Zenamon.

Autoria musical: Compositor e maestro João Guilherme Ripper

Produção: Jewan Antunes – Inscene Produções Artísticas Ltda


Elenco

David Marcondes (barítono), no papel do grande negro Ismael

Luciana Melamed (mezzo soprano), no papel de Virginia, esposa branca de Ismael

Sidney Gomes (tenor), no papel do cego Elias

Ana Paula Machado (soprano), no papel da Tia

Márcia Kaiser (soprano), nos papéis de Senhora 1 e Prima 1

Renata Bueno (soprano), nos papéis de Senhora 2 e Prima 2

Sabrina Bisch (mezzo soprano), nos papéis de Senhora 3 e Prima 3

Natália Pascke (soprano), no papel de Ana Maria, filha branca cega

Juares de Mira (baixo profundo), nos papéis de Carregador 3 e Homem 3

Paulo Barato (barítono), nos papéis de Carregador 2 e Homem 12

Claudio de Biaggi (barítono), nos papéis de Carregador 1 e Homem 1

 

Equipe de Criação e Técnica

Pianista Correpetidor: Ben Hur Cionek

Figurinista: Paulo Maia

Iluminação: Lucas Amado

Maquiagem: Marcelino de Mirandha

Projeção Mapeada: Lúmen Audiovisual - Guaia Knoll Malinowski

Cenário Digital: Juliano Mazzetto

Engenharia de Som e Vídeo: Luigi Castelli

Assistência de Direção: Loana Terra

Direção do Movimento: Lia Comandulli

Coordenação de Produção: Isidoro Diniz

Assistência de Produção: Lucas Marcelli

Coordenação Pedagógica: Neli Mumuki

Produção Executiva: Luiz Roberto Romano

 

Serviço:

Cidade: Curitiba

Data: dias 29, 30 e 31 de agosto de 2023.

Local: Teatro Guaíra – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Endereço: R. XV de Novembro, 971 - Centro

Horário: 20 horas

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

À venda nas bilheterias do teatro e no www.deubalada.com