quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Dione Navarro coordena o projeto ASSIM NASCE UM ESCRITOR

 

Projeto lança alunos escritores

Coordenado pela escritora Dione Navarro, projeto “Assim nasce um escritor” promove o protagonismo literário de estudantes da rede pública de ensino

 


Acontece no próximo dia 31, às 14h, no SESC Estação Saudade, o lançamento do livro “Assim nasce um escritor”, organizado e coordenado pela escritora Dione Navarro, com textos de alunos e produção da ABC Projetos Culturais. A iniciativa faz parte de um projeto da autora que levou oficinas de haicai, crônica, trova e poesia para as escolas, despertando nos estudantes o interesse pela produção literária. O lançamento contará com a apresentação da Banda Lyra dos Campos.


Participaram do projeto turmas que em 2022 cursaram o 5º ano da Escola Municipal Prefeito Dr. Plauto Miró Guimarães, o 4º ano da Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira, o 7º ano do Colégio Estadual General Osório e o 9º ano do Colégio Estadual Monteiro Lobato. Cada escola recebeu 4 oficinas de diferentes gêneros.



O projeto “Assim nasce um escritor” foi aprovado pelo PROMIFIC (Programa Municipal de Incentivo Fiscal para Cultura) e tem o patrocínio da Continental do Brasil, através da destinação de IPTU.

Para a Dione Navarro a experiência com os novos escritores foi instigante. “Assim nasce um escritor foi um dos projetos mais gratificantes que já realizei, porque em cada oficina eu via aflorar novos talentos e aptidões literárias em almas que iam construindo versos e se apaixonando pela arte de escrever", considera.


Em cada oficina a escritora realizava leituras dos gêneros literários abordados, estimulava a produção de textos e também abordava o passo a passo de como produzir uma obra, com a proposta de desmistificar o processo e aproximar os estudantes dos livros. Muitos alunos acabaram revelando seus talentos no decorrer das ações. “Fiquei encantada quando um aluno de apenas nove anos me disse: ‘Se eu pudesse só fazia haicais na minha vida’", assinala Dione.


Foram selecionados 92 textos para compor o livro. Vários deles são ilustrados pelos próprios alunos. Durante o lançamento, os alunos autores autografarão a obra, tendo uma experiência completa da produção do livro, desde a escolha dos temas até a entrega para o público da obra pronta. “O projeto contribuiu no despertar da sensibilidade emocional de cada aluno, mostrando que se existe poesia dentro dele é muito fácil se tornar um escritor”, defende Dione.