terça-feira, 2 de março de 2010

Bistrô das Artes

Como vocês já sabem, no final de junho inauguro o Bistrô das Artes: Bistrô, Pub, Galeria de Arte e Ateliê de Arte, Literatura e Gastronomia, aqui na bela e encantada Barra do Saí - Itapoá (SC).

Estou desenvolvendo o cardápio do Bistrô e os drinks do Pub
A Galeria de Arte é para expor meus trabalhos e também de outros artistas.
No Ateliê, ministrarei aulas de artes visuais, literatura ( poesias, contos e como fazer e publicar um livro) e na gastronomia ensinarei tudo que é de bom para nossas vidas. Tudo isto é "prá lá de bacana". Aguardem.

O acervo da minha futura Galeria de Arte conta com 212 obras de arte de artistas brasileiros, entre pinturas, aquarelas, esculturas, objetos, desenhos, xilogravuras, linoleogravuras, filmes, livros, Cd's, gravações em fita cassete, ensaios literários e fotografias.

Recentemente foi agraciado com estas três belas obras de arte dos já consagrados artistas plásticos: Frutuoso e Angela Diana (ambos de Londrina) e de Marlon de Azambuja (que atualmente mora em Madri). A vocês três meu muito obrigado e que Deus lhes proporcione todo o sucesso do mundo.

A quarta obra de arte é de minha autoria. Ela estava no Acervo do Centro Cultural Brasil-Espanha de Curitiba: o Acervo não existe mais, então esta minha obra agora, faz parte da minha Galeria.
Estou feliz da vida.

FRUTUOSO: Passeio - nanquim e aguda sobre papel - 62 x 44 cm


ANGELA DIANA: If you stay - mista sobre duratex - 200 x 125 cm


MARLON DE AZAMBUJA: caneta esferográfica sobre papel - 30 x 21 cm


LUIZ ARTHUR: Serie Arvores da Vida - Arvore 1 - mista sobre tela - 160 x 60 cm


Penne da horta e mar!



Opte pelo meio penne. Faça, convide seus amigos e divirta-se.

Ingredientes para quatro pessoas:
300g de penne
400g de lagostin ou pitu
4 alcahofras
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 maço pequeno de salsa picada
1 litro de caldo de legumes
1 taça de vinho branco seco (o mesmo que você usará durante o jantar)
1 bulbo pequeno de erva-doce
50g de manteiga
suco de limão a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
sal e pimenta gosto

Como fazer:
Lave a erva-doce e mergulhe-a no caldo de legumes fervente por 5 minutos, retire e pique-a e reserve. Acrescente na mesma água os lagostins e cozinhe-os por no máximo 3 minutos. Retire-os, espere esfriar e tire as cascas. Conserve o caldo para cozinhar o penne.

Limpe as alcachofras, eliminando as folhas externas mais duras e os talos, retire os fiapos, corte em fatias, lave em água corrente e deixe de molho em água com um pouco de suco de limão para que não escureçam.

Descasque e pique o alho e a cebola, refogue até amolecer numa panela com 25g da manteiga. Acrescente a massa e mexa por 3 minutos. Aumente o fogo, junto o vinho, deixando evaporar, e acrescente as alcachofras fatiadas. Junte o caldo aos poucos até que a massa esteja cozinha. Aproximadamente por 25 minutos.

Dois minutos antes de terminar o cozimento, adicione os lagostins e a erva-doce picada e misture bem. Desligue o fogo e finalize acrescentando o resto da manteiga, a salsa picada e a pimenta-rosa para colorir. Sirva em pratos individuais e delicie-se com esta receita.

Fonte: A grande cozinha: massas.

O tradicional Bloody Mary!



Uma das bebidas mais tradicionais, é o clássico famoso Bloody Mary. Este drink foi criado em 1919 no legendário Harry's Bar de Paris. Ele pode ser degustado em qualquer estação do ano.

Anote a receita e depois me conte. E já sabe, beba com moderação e se beber não dirija.


Para uma pessoa:
1/2 dose de salsa Worcestersshire
1/2 dose de tabasco
gelo picado
2 doses de vodka
1/2 dose de jerez seco
6 medidas de suco de tomate
suco de 1/2 limão
uma pitada de sal
uma pitada de pimenta cayena moída
um talo de aipo com as folhas
uma fatia de limão

Como fazer:
Coloque a salsa e o tabasco com o gelo moído em uma coqueteleira. Adicione a vodka, o jerez, o suco de tomate e do limão, tampe a coqueteleira e agite bem até que a coqueteleira fique condensada de água por fora.
Sirva em um copo alto e fino. Adicione o sal, a pimenta. Mexa suavemente uma vez. Decore o copo com o aipo e a rodela de limão. Faça um para o seu amor e brindem à vida.

Massa fria com molho de soja

Este é um prato delicioso para fazer ainda neste finalzinho de verão.

Ingredientes para quatro pessoas:
500g  de tagliolini
200ml de molho de soja
1/2 talo de alho poró
1/2 taça de saquê (pode ser substituído por cachaça)
1/2 colher de café de gengibre fresco ralado 
1/2 colher de açucar refinado
quatro fatias de gengibre para decorar
azeite de oliva extravirgem  e sal a gosto

Como fazer:
Cozinhe a massa em bastante água salgada. Escorra e passe-a rapidamente em água fria para interromper o cozimento. Coloque-a numa vasilha, tempere com uma colher de azeite para que não grudar e reserve. 
Faça o molho da seguinte forma; coloque o molho de soja numa panela. aqueça e acrescente o saquê e o açúcar. Deixe ferver em fogo baixo por cinco minutos.
Lave o alho poró e corte-o em fatias finas. Divida a massa em quatro porções iguais e pratos individuais e acrescente o alho poró fatiado.
Regue com o molho de soja, salpique a massa com o gengibre ralado e decore com as fatias de gengibre fresco.
Este é um prato intermediário, e esta é a receita original. Em você não tendo todos os ingredientes, substitua o que for possível e assim criará um prato novo.
Fonte: A grande cozinha - massas

Cooler de menta!



Cooler de menta é uma bebida refrescante.A mistura do whisky com a menta é uma combinação perfeita para depois do jantar. Experimente.

Para uma pessoa
2 medidas de whisky
3 medidas pequenas de menta
gelo
soda

Como fazer:
ponha o gelo e depois o whisky em um copo (de preferência igual ao da ilustração), depois derrame suavemente a menta e em seguida a soda (ao seu gosto).
Mexa uma vez apenas, suavemente e tim-tim.



Perry Highball - um drink bem bacana!

Perry Highball é um dos driks mais bacanas que conheço.

Anote: para uma pessoa
2 medidas de whisky
gelo
sidra de pera ou de maça

Como fazer:
coloque o whisky num copo alto (highball) com gelo e derrame suavemente a sidra. Espere alguns segundos, mecha uma vez, suavemente e beba. Uma delícia.

E é claro que você já sabe: se beber não dirija e sempre é bem bacana beber com moderação. Assim nos divertimos e não atormentamos a vida de ninguém.



Reconhecimento do Curso de Chef de Cuisine e Restaurateur


ceuropeu

Sede do Centro Europeu onde concluí meu curso de Chef de Cuisine e Restaurateur

O Centro Europeu acaba de anunciar que o seu curso de Chef de Cuisine – Restaurateur receberá a partir deste ano, em todas as suas atividades gastronômicas,  uma certificação pela FIC – Federação Italiana de Cozinheiros, uma das principais instituições gastronômicas do mundo. “O nosso curso de Chef de Cuisine – Restaurateur é considerado por muitos especialistas como o melhor do país e um dos melhores do mundo. 

Desde o início das nossas atividades apostamos em professores reconhecidos no mercado gastronômico e em uma estrutura física completa. Por estes motivos, a certificação da FIC nos mostra que todo o trabalho realizado ao longo destes anos não foi em vão e que o mercado internacional nos tem como referência no segmento”, comemora Carlos Sandrini, presidente do Centro Europeu. Além do reconhecimento da importância das atividades oferecidas pelo Centro Europeu, Sandrini acredita que a aproximação entre a escola de profissões e a FIC contribuirá muito para uma integração cultural entre os países. “Tenho certeza absoluta que esta parceria não resultará somente na certificação dos nossos cursos. 

Esta integração dará aos nossos alunos e professores novas oportunidades para desvendar uma cultura riquíssima. Da mesma forma, a FIC terá acesso às nossas técnicas e métodos, aprimorados por diversas peculiaridades encontradas só no Brasil”, completa.