segunda-feira, 21 de agosto de 2023

"MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO" "EXPOSIÇÃO ACERVO PESSOAL 4 - LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO

 

Em 23 de agosto, o Instituto Montes Ribeiro promove a quarta edição da entrega do Certificado e Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro, e abertura da Exposição Acervo Pessoal 4 – Luiz Arthur Montes Ribeiro, no Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa.”

 

Acontece no próximo dia 23 de agosto, tendo por local o Cine Teatro Ópera, na cidade de Ponta Grossa, a quarta edição da entrega do “Certificado e Medalha Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro”, e a abertura da Exposição “Acervo pessoal 4 – Luiz Arthur Montes Ribeiro”, evento promovido pelo Instituto Montes Ribeiro, em parceria com a Secretaria de Cultura de Ponta Grossa e a Academia Ponta-grossense de Letras e Artes - APLA.

 

Certificados e Medalhas

Os Certificados e Medalhas do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro são conferidos às personalidades que desenvolvem trabalhos, ao longo de suas vidas, em prol da educação, cultura, literatura, trânsito, artes, memória e gastronomia. A primeira edição aconteceu em 2013, na cidade de Itapoá – SC, e as demais na capital paranaense.

 

Homenageados

Serão homenageados no dia 23 de agosto as seguintes personalidades: Alberto Portugal – Secretário de Cultura de Ponta Grossa; Audrey Olivet Grubba – Delegada da Receita Estadual de Ponta Grossa, Cristina Sá – Artista Visual; David Pilatti Montes – Acadêmico Imortal; Dionazine Navarro – Professora Doutora Escritora; Edelmar José Pimentel – Vereador e Secretário de Esportes da cidade de Ponta Grossa e Carlos Luciano Sant Ana Vargas – Professor Doutor.


Alberto Portugal – Secretário de Cultura de Ponta Grossa


Carlos Luciano Sant Ana Vargas – Professor Doutor


David Pilatti Montes – Acadêmico Imortal


                              Edelmar José Pimentel Vereador e Secretário de Esportes                                             da cidade de Ponta Grossa 


Dionezine Navarro - Professora Doutora


Audrey Olivet Grubba – Delegada da Receita Estadual de Ponta Grossa


Cristina Sá – Artista Visual



Dr. Arthur João de Maria Ribeiro


Falecido em 2011, Arthur João de Maria Ribeiro é Patrono do Instituto Montes Ribeiro. Recebeu o Título de Cidadão Honorário da Cidade de Ponta Grossa. É nominação de logradouro. Graduou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Serviu por trinta anos o Exército Brasileiro recebendo as Medalhas de Bronze, Prata e Ouro. Em seus mais de 60 anos vividos em Ponta Grossa exerceu diversas funções como bibliotecário, diretor de cultura, e Presidente do Clube Princesa dos Campos por várias gestões. Foi vice-presidente da Associação dos Clubes do Estado do Paraná, fez parte do Rotary Club Ponta Grossa Oeste, Supervisor Geral dos 23º Jogos Abertos do Paraná, Presidente da Comissão Municipal de Trânsito de Ponta Grossa, e um dos grandes incentivadores do Carnaval de Rua ponta-grossense. Também foi empresário e agropecuarista nas cidades de Reserva e Tibagi.

 

Instituto Montes Ribeiro





O Instituto Montes Ribeiro, cuja sede é em Curitiba, foi idealizado pelo artista visual, escritor e chef de cozinha Luiz Arthur Montes Ribeiro, natural da cidade de Ponta Grossa e radicado em Curitiba. O referido Instituto conta com Sala Museu, Sala Acervo, Ateliê de Literatura, Ateliê de Artes Visuais, Biblioteca, Cozinha Autoral e duas Galerias de Arte.

O IMR tem por premissas preservar as memórias das “Famílias Montes e Ribeiro” e seus descendentes, originárias da Espanha, Portugal e Brasil – (Região dos Campos Gerais no Paraná). Preserva e conta a história do Paraná, no que concerne à Região dos Campos Gerais.

Possui em seu acervo mais de 3.200 objetos entre numismática, indumentária, porcelana, baixela, mobiliário, fotografias, livros, documentos, CDs e DVs. Há um destaque especial para sua coleção de artes, que atinge um total de 400 obras de artistas brasileiros, estadunidenses, franceses e africanos.

 

Acervo Pessoal 4 – Luiz Arthur Montes Ribeiro


A Exposição “Acervo Pessoal 4 – Luiz Arthur Montes Ribeiro” traz à cidade de Ponta Grossa 20 obras (acrílica sobre tela), em grandes formatos com variadas temáticas. O artista visual, que tem Aperfeiçoamento em Artes Plásticas pela Faculdade de Arte do Paraná é reconhecido pelo seu traço único e a explosão de cores em seus trabalhos, o que o define como um dos mais importantes artistas da atualidade, com exposições de suas obras no Brasil e exterior.


Jardins Coloridos 1 - mista sobre tela - 200 x 200 cm


Jardins Coloridos 2 - mista sobre tela - 200 x 200 cm

Acompanha esta exposição uma sessão de autógrafos dos dois mais recentes livros de poesias de Montes Ribeiro; “Corações Alados” e “Borboletas Aladas”, cuja renda será revertida aos projetos relacionados com Corina Portugal.



O evento faz parte das comemorações dos 200 anos de Ponta Grossa.



Instituições parceiras






Serviço:

O quê? Entrega do “Certificado e Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro” e Abertura da exposição “Acervo Pessoal 4 – Luiz Arthur Montes Ribeiro”

Contato com o Instituto Montes Ribeiro: (41) 99920-7349