quinta-feira, 11 de novembro de 2021

FALECEU ANTONIO RAMOS DA SILVA

 Antônio Ramos da Silva – Falecido em 06/11/2021



O Instituto Montes Ribeiro comunica que no último sábado, (6 de novembro), faleceu em São Bento do Sul – (SC) Antônio Ramos da Silva: Professor, Radialista, Escritor, Ativista Cultural, Historiador e Poeta. Foi cremado no mesmo dia em Curitiba.


(Com Antônio Ramos Silva os Conselheiros Imortais da ACADEMIA DE LETRAS INFANTO JUVENIL DE SANTA CATARINA MUNICIPAL SÃO BENTO DO SUL; Luiz Arthur Montes Ribeiro, Ivanilde DrankaRejeane Beckert e Maurélio Machado.)


Foi fundador da ACADEMIA MUNICIPAL DE LETRAS DE SÃO BENTO e da ACADEMIA DE LETRAS INFANTO JUVENIL PARA SANTA CATARINA MUNICIPAL SÃO BENTO DO SUL, (da qual meu pai Arthur João de Maria Ribeiro é Patrono da Cadeira de número 57). Antônio nos deixou um grande legado.

(Homenagem do INSTITUTO MONTES RIBEIRO a ANTONIO RAMOS DA SILVA)

Por vários anos, junto com Antônio, promovemos eventos literários em Santa Catarina. Entre eles lançamentos de livros, Feira do Poeta, Oficinas Poéticas, Bate-papos poéticos e Feiras de Trocas de Livros.
Nasceu em 19 de setembro de 1955 na cidade de Brusque (SC). Graduou-se em Ciências Econômicas, pela Faculdade De Plácido e Silva – FADEPS – Curitiba (PR) (1984). Pós graduou-se em Gestão Financeira, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR - Curitiba (PR) (1987).
Em suas atividades foi Presidente da Academia de Letras Infanto-Juvenil para Santa Catarina Municipal de São Bento do Sul (SC) e membro da Associação Internacional de Poetas para São Bento do Sul.
Idealizou, planejou e executou o projeto “Diferente Sim, Indiferente Não”, e “Oficina de Poetas” em São Bento do Sul (SC).
Recebeu a “Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro – 2013”, concedido pelo Instituto Montes Ribeiro e o Troféu Escritor Osvaldo Deschamps de Literatura e Artes - 2013.



Publicou: 30 títulos, entre poesias, textos, diálogo e história.
Nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, às 16h, na Capela Vaticano, (Av. Desembargador Hugo Simas, 16, bom Retiro, Curitiba) acontece a cerimônia da “Entrega das Cinzas”, para a qual todos estão convidados.
Nossos mais profundos sentimentos a todos os familiares e amigos.