segunda-feira, 1 de abril de 2013

Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca



  Los Instituto  de Artes Gràficas de Oaxaca los invita a la presentaciòn del Fanzine

 PENÈLOPE
 num 16 diseño, gráfica ,sociedad

 29 de Marzo del 2013
17:00 hrs.
 Macedonio Alcalà 

Presentan:

JORGE PECH
MELKIADES CRUZ
CESAR VILLEGAS viyegax


Galeria Zilda Fraletti e M.C. Escher


.
escher 
Fac-símiles das obras de M. C. Escher chegam à Galeria Zilda Fraletti
Fac-símiles das obras de Escher, um dos mais famosos e expressivos artistas gráficos do século XX, estarão em exposição na Galeria de Arte Zilda Fraletti a partir do dia 13 de abril. Esta será a primeira vez que as cópias fac-símiles impressas em edição limitada e carimbadas com o selo de autenticidade da Fundação M.C.Escher serão expostas e comercializadas no Brasil, com exclusividade na Galeria de Arte Zilda Fraletti.
O conjunto é composto por 16 imagens selecionadas entre as mais famosas do artista  holandês (que viveu entre 1898 e 1972), entre elas as mundialmente famosas “Relatividade,”, “Répteis” e “Mão com Esfera Refletora”. A mostra acontece em paralelo à exposição “A magia de Escher”, que será aberta no Museu Oscar Niemeyer no dia 11 de abril. Esta exposição esteve em São Paulo e no Rio em 2011 e foi considerada a mais visitada do mundo naquele ano.

Galeria de Arte Zilda Fraletti
Av. Batel, 1750 -loja 12 - Batel, Curitiba – Pr - 80420-090
Tel.(41) 3026-5999   

Vilebaldo Rocha na Academia de Letras


Vilebaldo Rocha toma posse na 

Academia de Letras


Publicado por  em 24 de março de 2013
O poeta, escritor e ator Vilebaldo Nogueira Rocha ocupou na noite deste sábado (23) a cadeira número 10 da Academia de Letras da Região de Picos – ALERP. A solenidade de posse ocorreu no auditório da instituição com a presença de familiares e nomes ilustres da cultura picoense.
Bastante sorridente e emocionado, o novo imortal da Alerp afirmou que chega para somar e trazer novo ar à cultura de Picos. “Com o perfil que eu já tenho de fazer arte, venho para somar mais ainda, fazendo mais um pouco pela cultura de Picos e microrregião”, disse.
Como projeto inicial dentro da Alerp, relatou o desejo de resgatar a história do patrono da cadeira, Mario Martins, e de sua primeira ocupante, a poetisa Maria Jesus de Sousa Martins, falecida em 18 de novembro de 2012. “Quero fazer difundir a sua arte, a sua poesia. Esses são dois poetas de primeira qualidade”, afirmou.  Para o lado pessoal, Vila, como é conhecido entre os mais íntimos, deve lançar em breve um novo livro com poesias inéditas.
Vilebaldo-Nogueira-Rocha-300x278
“Vilebaldo é um dos fundadores da Alerp, quando ainda era jovem. Ele fez tudo, exceto ingressar na academia, e nós estamos corrigindo isso hoje. A cultura se alegra e Picos está em festa”, comemora a professora Francelina Macedo, presidenteda Academia de Letras da Região de Picos.
Para Maria das Graças Martins Granja, a posse de Vilebaldo na cadeira que por muito tempo pertenceu à sua irmã é motivo de emoção para a família. Dois livros póstumos de Jesus Martins estão sendo editados e devem lançados em breve.
Outro nome ilustre da cultura e das letras picoenses, a professora Oneide Fialho Rocha, que atualmente ocupa a secretaria de Planejamento do município de Picos, lembrou as temáticas sensíveis da poesia de Vilebaldo. “Vilebaldo fala da vida, fala do Rio Guaribas, um rio que ele viu rico e abundante em sua infância e que hoje é esgoto. Na sua veia poética, ele denuncia essa falta de cuidados com o meio ambiente através da poesia”, destaca.
Comemoração
A posse do novo imortal da Alerp ocorreu numa cerimonia onde se celebrou também o Dia da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, e o Dia da Poesia, celebrado em 14 de março.
Eleição
Após análise dos trabalhos inscritos, o nome do poeta e escritor Vilebaldo Nogueira Rocha foi indicado pela comissão julgadora e então submetido ao corpo acadêmico em 23 de fevereiro na votação que o elegeu novo membro da Alerp.
A eleição foi realizada para preenchimento da cadeira nº 10, anteriormente ocupada pela acadêmica Jesus Martins, falecida em 18 de novembro de 2012, em Picos.
Com informações do Riachaonet

Ernani Pimentel na Academia de Letras do Brasília


No dia em que a Academia de Letras de Brasília (Acleb) completou 31 anos de zelo com a língua portuguesa, o professor de linguística e filólogo Ernani Pimentel foi empossado presidente do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa. Nesse cargo, ele tem como  principal missão o trabalho em prol da sociedade. O evento aconteceu em um dos salões do Hotel Nacional e contou com os membros da academia, familiares e amigos que fizeram questão de prestigiar o empossado.

O presidente da Academia, José Carlos Gentili, disse que Ernani Pimentel tem uma missão árdua a partir de agora. "Decidimos convidá-lo para assumir a coordenação do setor de linguística da Academia Brasiliense de Letras, pelo trabalho de excelência desenvolvido durante anos como professor e pela luta com o projeto 'Acordar Melhor'. Ele terá que desenvolver um trabalho de fixação, crescimento e expansão da língua portuguesa na capital", afirma. Gentili deseja uma transformação cultural, que mostre para nossas terras litorâneas que somos uma cidade crescente.

O professor, e agora membro da Academia de Letras de Brasília, afirmou estar feliz com o novo desafio. "Assumir a presidência do Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa, ecoa-nos como oportunidade e estímulo de arregaçar as mangas e trabalhar objetivamente para o resultado prático de simplificar, baratear e aprofundar a Educação, a começar pelo ensino da Língua Portuguesa, portal de entrada para todos os ramos de conhecimento", anima-se Pimentel.

O filólogo pretende implantar, junto com o Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa, o acordo ortográfico para, assim, trabalhar pela simplificação da ortografia e a evolução linguística e pedagógica do mundo atual. "Nós vamos contribuir para o aprimoramento, barateamento e maior eficiência do ensino no Brasil e na Comunidade dos países de Língua Portuguesa. Este é um projeto iniciado com o 'Acordar Melhor', que tem como seu maior propósito a inclusão social e a aproximação das mentes e corações de nossos povos", explica Pimentel.

Declaração de Amor a Cuiabá por Airton Reis



294 anos de Cuiabá - 8 de abril - Poema declaração - Airton Reis.

Cuiabá meu amor!

       Cuiabá, capital eternizada em versos. Cidade poema do sertão. Estrofes das acácias. Rimas dos rios Coxipó e Cuiabá. Terra dos cajueiros em frutos. Cenário da natureza em flor. São Benedito, fé e louvor. Cuiabá meu amor!
      Amo Cuiabá de coração. Coração poético da América do Sul. Artéria da Amazônia Legal. Portal do Pantanal. Cerrado em depressão tropical. Amo em plenitude as pepitas que a cobiça não extinguiu. Amo o porto de chegada e de partida de uma aluvião de abril. Amo com vigor a capital geopolítica do Centro-Oeste do Brasil. Amo a terra dos nativos habitantes. Amo o caminho fluvial dos bandeirantes entre as serranias de um sertão milenar. Amo os canoeiros ausentes. Amo os afro-descendentes. Amo as corredeiras das lontras brilhantes. Amo a cultura miscigenada. Amo as tradições perpetuadas.
      Amo Cuiabá por seu povo, por suas lendas paginadas, por sua musicalidade que cruza fronteiras. Amo Cuiabá por suas entradas, por suas bandeiras. Amo Cuiabá por suas paisagens verdejantes em flor. Amo Cuiabá com todo o meu amor. Amo o guaraná ralado à mão. Amo a paçoca de pilão. Amo a rede armada no quintal. Amo a mangueira frutificada na ladeira. Amo a Cidade Verde preservada por inteira. Amo as estações em trilhos distantes. Amo a Bandeira do Espírito Santo. Amo a fé em Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Guia e Nossa Senhora do Rosário. Amo o consciente coletivo imaginário.
      Amo a mágica de pintado. Amo o bagre ensopado. Amo a cabeça de pacu assado. Amo o pirão apimentado. Amo o revirado com feijão empamonado. Amo o sabor do caju amarelo. Amo o furrundu raspado no tacho. Amo o arroz com pequi na panela de barro do bairro São Gonçalo Beira Rio. Amo Cuiabá por todos os seus rios e afluentes. Amo as pontes do progresso. Amo o horizonte da ordem constitucional. Amo os hinos da democracia constitucional.
       Amo a Capital em crescimento vertical ilimitado. Amo Cuiabá na linha do tempo, na edificação do espaço. Amo as estruturas de concreto, vidro e aço. Amo os portais centenários. Amo os ipês floridos na colina. Amo o licor de lima. Amo Cuiabá em todos os quadrantes de sua aquarela. Amo Cuiabá no Verão, no Outono, no Inverno e na Primavera. Amo o Parque Municipal da nascente do córrego do Barbado. Amo o Parque Mãe Bonifácia mesmo depois de incendiado. Amo o Horto florestal.
      Amo o rio Cuiabá mesmo que poluído. Amo o rio Coxipó mesmo que contaminado. Amo a capital do meu Estado. Amo Cuiabá quando a criança encontra escola para aprender mais de um capítulo sobre cidadania. Amo Cuiabá quando a infância miserável consegue sobreviver além de uma periferia. Amo Cuiabá com toda ternura e com toda poesia. Parabéns pelos 294 de história compartilhada além de um verso irmanado!
Airton Reis é poeta em Cuiabá-MT. airtonreis.poeta@gmail.com

Fala Escritor vai a Suíça


Fala Escritor vai à Suíça lançar livro

A obra traz poemas de 32 poetas, dentre eles os organizadores do Fala Escritor
Ascom: Galinha Pulando
Projeto Fala Escritor reúne autores independentes e vai à Suíça
O coletivo Fala Escritor vai lançar, dia 03 de maio de 2013, das 9:30 às 19:30h, a antologia “Fala Escritor”, no estande Varal do Brasil, durante o 27º Salão Internacional do Livro e Imprensa de Genebra, na Suíça. A obra reúne poemas e contos de vários poetas e escritores da Bahia, que passaram pelo palco do projeto nos três anos de trabalho ininterrupto em prol da literatura.

A edição do livro foi realizada graças a um cachê que o grupo recebeu por participar da Ação Poética nas Comunidades, cuja primeira apresentação foi na Gamboa de Baixo, promovida pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A ideia inicial era convidar todas as escritoras e escritores que passaram pelo Fala Escritor nos últimos três anos, mas, pela limitação financeira, só foi possível reunir uma pequena parte dessas pérolas literária.


SERVIÇO
O que: Livro Fala Escritor
Onde: 27º Salão do Livro e Imprensa de Genebra, Suíça
Quando: 03 de maio de 2013

Fonte:
http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/2659303

Katia Velo

 Katia Velo durante a reunião da Secretaria de Cultura no Teatro do Sesi
Crédito Foto: Leonice Bataiello


KATIA VELO ATUARÁ NA SECRETARIA DE CULTURA DE SJP


Na última quarta, 27, aconteceu no recém-reformado Teatro do Sesi (Rua XV de Novembro, 1800 – Centro – SJP) , o 1º. Círculo de Conversas com Artistas Visuais Sãojoseenses promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através de sua Secretaria de Cultura. Participaram da reunião o Secretário de Cultura, Amarildo Rosa, e a nova equipe da área de Artes Visuais formada por Roberto Machniewicz, Sonia Silva de Oliveira, Maria Aparecida Malaquias Paul, Cleusa de Oliveira, João Fernandes. Compareceram ao encontro, aproximadamente 50 artistas visuais de várias linguagens: artistas plásticos, escultores, fotógrafos, grafiteiros entre outros. A artista plástica, professora de arte e colunista cultural, Katia Velo irá atuar na Secretaria de Cultura. Sobre sua participação na Secretaria de Cultura, a artista destacou: “Já atuei na Secretaria de Cultura como Chefe de Divisão de Artes Plásticas, Música, Dança e Literatura. No momento, estou feliz com tudo o que estou realizando, portanto, o meu papel será transferir um pouco da minha experiência e vivência na área de Artes Visuais. Sempre prestigiei e colaborei com os artistas visuais. Agora, poderei colaborar de forma mais atuante na cidade em que escolhi para viver”.

Serviço:
Local: Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais
End.: Avenida Senador Souza Naves, 484
Centro – São José dos Pinhais, PR
Informações: (41) 3381-5902 / 3381-5909

K A T I A V E L O
diretora de comunicação APAP/PR, artista plástica, colunista e professora de arte
www.katiavelo.com.br