sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Borboletas Aladas e 32 Anos de Artes Visuais - III

Olá!

Mais uma vez meus agradecimentos aos que se fizeram presentes no Lançamento do livro  

BORBOLETAS ALADAS E SEUS JARDINS IMAGINÁRIOS     

    e na abertura da Exposição   

              32 ANOS DE ARTES VISUAIS - LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO.

O evento aconteceu no Centro Paranaense Feminino de Cultura, aqui em Curitiba, e é uma paraceira com o Instituto Montes Ribeiro e Zoli Eventos.

Confira o vídeos e fotos. Obrigado.

Vídeo da Colunista Vera Rosa
Capa do livro BORBOLETAS ALADAS E SEUS JARDINS IMAGINÁRIOS



Colunista Vera Rosa







Cristiane Lissoli - Zoli Eventos



Marise Hauser



Ivan Lapolli Filho



Regina Vogue



Carlos Dembisk




Alberto Foutoura Holmes




Baiano Belideli



Audrey Olivet Grubba



Daniel Maurício



                                                      Terezinha Manczak



José Genolino e Bárbara Carneiro



Eliedere Corrêa da Silva



Cris Osike



Cel. Costa



Eliane Negrão



Madalena Ferrante Pizzatto




Silvio Acir





Eventos no Instituto Internacional Juarez Machado

                         Novas exposições e sessão de livro IIJM

     

      Duas novas exposições de arte e um lançamento de livro encerram a temporada dos eventos culturais do ano de 2022 no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville.

      A partir de sábado dia 10 de dezembro o público visitante vai conhecer as pesquisas de fotografias contemporâneas digitalizadas e manipuladas em “Cidade Fabricada” produzidas pelo paulista radicado em Joinville Rogério Negrão , e vai conferir os desenhos à carvão e as sanguíneas abstratas da artista joinvilense Asta dos Reis na mostra “Tudo Está Conectado”. Para complementar a programação, o escritor francês radicado em Florianópolis Jean-Victor Martin autografará seu livro intitulado “KG 412 – Prisioneiro de Guerra”.





                                    Diversas linguagens

      Segundo Edson Machado, diretor do Instituto e responsável pela programação, “buscamos integrar a literatura às artes visuais. As exposições de 10 de dezembro de 2022 à 4 de março de 2023, trazem ao conhecimento do público catarinense resultados de pesquisas, de técnicas e de conteúdos diferentes” Já o livro “é uma obra ficcional que resulta em importante estudo do contexto histórico e social dos tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial,” afirma Edson Machado.

      As constantes transformações do cenário urbano, as conexões com o ambiente e os arquétipos colhidos no imaginário coletivo nas cidades, estão presentes nas colagens digitais e assemblagens conduzidas pelo artista Rogério Negrão, e conta com o apoio do Simdec e Prefeitura de Joinvillesegundo o curador Gleber Pieniz. E Asta dos Reis, conhecida por suas pinturas com tinta automotiva, inova também ao apresentar agora o processo de sua trajetória com o percurso iconográfico repleto de elementos orgânicos e gestuais. Nas palavras de seu curador nesta mostra, Marc Engler “...símbolos da emoção e da razão”.


                                       Relatos de Guerra



      O autor do livro “KG 412 – Prisioneiro de Guerra”, Jean-Victor Martin é um cidadão do mundo. Nascido na Região da Normandia/Bretanha, viveu e trabalhou na Tailândia, Equador, Arquipélago de Vanuatu no Pacífico Sul, e em cidades da França e do Brasil dirigindo a Aliança Francesa. Está residindo atualmente em Florianópolis e até recentemente foi o cônsul honorário da França em Santa Catarina. Seu livro de estreia, pela Editora Despertando Talentos, em 2022, é um romance que se passa na Europa atacada por Hitler e Mussolini, e a narrativa é composta de três elementos: a versão verdadeira vivida pelo personagem, as intervenções ficcionais do autor, e muita pesquisa histórica” diz o autor.  

      O lançamento do livro KG 412 – Prisioneiro de Guerra” será a partir das 10:00 horas até 17:00 horas do sábado dia 10 de dezembro. O exemplar será vendido à R$ 75,00.  As exposições

“ Cidade Fabricada” e “ Tudo Está Conectado”, inauguram às 10:00 horas permanecendo abertas ao público de terça-feira à sábado das 9:00 às 18:00 horas, até 4 de março de 2023, com entrada gratuita. O Instituto Internacional Juarez Machado fica na Rua Lages, 994, bairro América, Joinville, SC. 


Galeria Mezanino da Caixa Cultural recebe obras de Lavalle

 

AS BIOFORMAS DO ARTISTA VISUAL LAVALLE

 


Curitiba receberá no final deste ano de 2022 uma exposição marcante na Galeria Mezanino da Caixa Cultural. Trata-se das obras da pesquisa recente do artista Luiz Lavalle Filho, mais conhecido como Lavalle.


Reunindo obras de grande tamanho, que causam um grande impacto visual e sensorial, a exposição terá abertura no dia 01 de dezembro de 2022, às 19 horas, com entrada franca para toda a população e indicação etária livre.

Realizada graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o incentivo fiscal das empresas Instituto de Oftalmologia de Curitiba e Maxi Graf e Editora e o apoio essencial da Caixa Econômica Federal, é mais um grande evento na área de Artes Visuais levado ao público por este importante espaço cultural de Curitiba.

Nas palavras do curador da exposição,  Fabricio Vaz Nunes “Lavalle pesquisa a forma biológica: na sua obra, animais e vegetais formam corpos híbridos, quimeras em que se misturam diferentes espécies e gêneros de seres vivos. São imagens estranhas e inquietantes: como as antigas gravuras de animais fantásticos, são indagações sobre a essência da matéria viva, que trazem consigo a sombra inquietante da morte e da putrefação ‒ que são também outras manifestações de vida”. 


Já o organizador da exposição, o professor Jul Leardini, nos diz que “Lavalle tem uma trajetória como artista muito importante no mundo artístico do Paraná e do Brasil. Faz parte de um pequeno grupo de artistas que têm uma preocupação muito forte com a pesquisa artística e profissional. Dedica grande parte de seu dia nessa pesquisa e na produção pictórica, para aprimorar-se técnica e também filosoficamente, na procura incessante de “uma verdade artística” que o estimula e empurra na jornada para alcançar a quintessência formal e estética, nunca deixando de lado uma das questões básicas da semiótica: o equilíbrio entre SIGNIFICADO (conteúdo) e SIGNIFICANTE (forma).

Serão 20 obras distribuídas no belo espaço da Galeria Mezanino da Caixa Cultural, onde o visitante terá a oportunidade de conhecer a obra instigante de Lavalle, que, ainda nas palavras do curador “(...) Na sua manifestação física, busca recriar a propagação típica da biologia, e por isso a sua tendência às grandes dimensões, à pintura que envolve o corpo do espectador, que pede o seu movimento de aproximação e distanciamento e provoca, ao mesmo tempo, atração e repulsa.”

O artista plástico Luiz Lavalle Filho, nascido em Curitiba, é graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas pela FAP e possui pós graduação em Artes Visuais pelo SENAC. Já participou de diversas exposições coletivas como individuais, e tem várias premiações em seu rico currículo. Além de artista visual é também orientador das oficinas de desenho e pintura do Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen há muitos anos, tendo descoberto muitos talentos durante este período.

 

SERVIÇO

BIOFORMAS – Exposição do artista visual LAVALLE

Local: Galeria Mezanino, da Caixa Cultural.

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba, Paraná.

Abertura: 01 de dezembro de 2022, às 19 às 21:30 horas. Entrada Franca.

Período expositivo: 02 de dezembro de 2022 a 12 de março de 2023

Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 20h e Domingos e Feriados das 10h às 19h.

Indicação Etária: Livre

Informações: (41) 4501-8717 Caixa Cultural

                       (41) 98839-7935 Coordenação do Projeto

                       (41) 99760-2104 Organizador Jul Leardini

                       (41) 99143-5777 Lavalle (agendar entrevista com o próprio artista)

 

 

Marcos Bento de suas "Imagens Aéreas" em Florianópolis no Café del Mar

   

Imagens áreas é tema de exposição de pinturas na Ilha

do renomado Artista Visual Marcos Bento

      Com a chegada do verão, o Café del Mar na Ilha de Santa Catarina programa nova exposição de arte intitulada “ Imagens Aéreas” com obras de conhecido artista plástico brasileiro. Marcos Bento está entre os principais nomes do movimento artístico da chamada “Geração 70” do Estado do Paraná, embora nascido em Blumenau, SC, em 1952.

Artista Visual Marcos Bento
Crédito fotográfico: Manoel Guimarães

      Ele é o artista convidado pelo curador Edson Machado para expor dez telas de sua fase de pinturas baseadas no imaginário da natureza transformada e da memória preservada. “ São telas abstratas, coloridas com trintas acrílicas, algumas de grandes dimensões como seus trípticos e polípticos, de livre concepção artística que trazem  ao público um inusitado e surpreendente ângulo da costa brasileira recriada pelo artista”, diz o curador.

Artista Visual Marcos Bento e o Curador Edson Busch Machado

       É o próprio artista que acrescenta: “Na minha memória afetiva lembro   quando voava com meu pai Victor que fotografava imagens aéreas. Uma criança de 5 anos encantada com aquelas inéditas e exclusivas imagens que ficaram para sempre gravadas e mais tarde reaparecem na minha pintura de forma abstrata que agora apresento com muita emoção”.



       Marcos Bento além de artista plástico, é designer gráfico, publicitário e produtor cultural. Participou de inúmeros salões de arte pelo Brasil e exterior. Realizou diversas exposições individuais destacando no MASC-Museu de Arte de Santa Catarina; MON- Museu Oscar Niemeyer; MAJ-Museu de Arte de Joinville; MAC-Museu de Arte Contemporânea do Paraná ; IIJM-Instituto Internacional Juarez Machado ; Galery Bannister Providence Rhode Island nos Estados Unidos, entre outras.  Recebeu inúmeros prêmios e atualmente reside e mantém o ateliê em São José dos Pinhais, no Paraná.








Serviço:     
A exposição “Imagens Aéreas” de Marcos Bento inaugura dia 13 de dezembro, terça-feira, das 19 às 22 horas, e permanece aberta ao público, com entrada gratuita, até 28 de fevereiro de 2023. O endereço do Café del Mar é Rua Maestro Tullo Cavallazzi, 20, centro de Florianópolis,SC. 

Informações pelo telefone 48 30394404.