quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Inoâ Pierre Carvalho Urbinati abre Serviços de Consultoria

 

Inoã Pierre Carvalho Urbinati

Pós-Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro


Inoã Carvalho inicia nova fase em sua vida. 
Carioca, com extenso currículo acadêmico e profissional abriu serviços de consultoria em "Levantamento de dados históricos de lugares e instituições"; "Apresentação do painel evolutivo de cada lugar" e 
"Produções de época: fornecimento da base história e documental"


Conheça a experiência dele na França

"Minha experiência na França foi positiva em muitos aspectos. Como cidadão francês (possuo a dupla nacionalidade), morei em diversos momentos lá, tanto na adolescência como na fase adulta. 

Do ponto de vista da minha formação, foram momentos essenciais, na medida em que lá cursei o ensino colegial, durante cerca de quatro anos, ensino esse que pude prosseguir no Brasil, ao me tornar aluno do Lycée Molière, colégio francês situado no Rio de Janeiro. Pude assim obter o "bacalauréat", isto é,  o diploma de conclusão do ensino médio francês. 

Anos mais tarde, quando cursava o doutorado em História pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), obtive uma bolsa sanduíche, e assim, de 2012 a 2013, pude aprofundar a pesquisa da minha tese com apoio do professor Jean-Yves Mollier, da Université de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ). Nesse período, tive a ocasião de apresentar em Paris, durante um seminário organizado pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR), um texto fruto da pesquisa da minha tese então em fase de elaboração. 

Após novo período no Brasil, retornei à França em 2017 e passei a residir na região sul, primeiro nos arredores de Marseille, depois na região de Montpellier. Esse momento  me permitiu um maior contato com a produção historiográfica francesa bem como participar de alguns eventos acadêmicos vinculados aos meus temas de interesse, e que contribuíram para aprimorar minha formação. Também tive ocasião de desempenhar atividades agrícolas (um dos principais temas da minha tese de doutorado), e de conhecer diversas regiões francesas."


Formação acadêmica e publicações

"Meu percurso acadêmico teve inicio em 1998, quando ingressei na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursei a graduação e concluí o curso em 2004, com um tema ligado à história agrária e regional. 

No mesmo período, paralelamente às atividades universitárias, pude publicar o livro Datas Cariocas, em 2004, pela Editora Bruxedo, sobre a história do município do Rio de Janeiro. 

Ingressei em seguida no curso de mestrado em História pela UERJ e aprofundei a temática agrária. Em 2008, defendi a dissertação: “Ideias e projetos de reforma agrária no final do Império: uma análise do seu sentido político e social (1871-1889)”, sob a orientação da professora doutora Tânia Bessone, que igualmente foi minha orientadora ao longo do doutorado. 

Iniciado em 2010, a pesquisa de doutorado, cujo título era: “Liberté, égalité, ruralité: a influência francesa no discurso agrário dos políticos do Segundo Reinado (1860-1889)”, teve um momento de aprofundamento realizado na França, por ocasião de bolsa concedida pelas autoridades brasileiras: pesquisei documentos franceses com apoio do professor e doutor Jean-Yves Mollier, da Université de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines.  Também durante o período do doutorado, auxiliei a professora doutora Myrian Sepúlveda dos Santos a coordenar um grupo de estudantes de Sociologia da UERJ, no projeto “Violência e barbárie nas prisões da Ilha Grande (1945-1994)”, incluindo pesquisa de campo e organização de entrevistas, entre 2011 e 2012 e ainda em 2013. 

Essa pesquisa resultou, em 2018, na publicação do livro: Quatro histórias, duas colônias, uma ilha (Rj: Faperj, Garamond, 2018). Em abril de 2014, defendi a tese de doutorado na UERJ, obtendo aprovação da banca de examinadores e indicação para publicação do trabalho desenvolvido.  Nos anos seguintes, participei de pesquisa para o Museu Afrodigital do Rio de Janeiro (com apoio da Universidade Federal de Pernambuco), intitulada: “Nos quintais da Grande Madureira: memória, história e imagens de ontem e hoje”, de que resultou a publicação de Memória, Territórios, Identidades (Editora Mórula, 2019), em que escrevi o segundo texto do livro. 

Na mesma época, em 2015, tive dois artigos meus publicados: um para a Revista Ideias, do curso de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e outro, para a edição de julho da Revista de História da Biblioteca Nacional. Em ambos os textos, apresentei conteúdos abordados na minha dissertação e tese. 

Em 2014 e 2015, ainda apresentei cursos na Fundação Solar do Rosário, em Curitiba, todos voltados para a História da França. O interesse pela história francesa bem como pela relação entre França e Brasil levou-me a desenvolver de 2015 a 2016 uma pesquisa de pós-doutorado na UERJ, com apoio da Faperj, sobre as “Referências francesas em publicações luso-brasileiras e seu impacto no Oitocentos (1808-1850)”. 

Em 2020, desenvolvi pesquisa para o Dicionário Brasileiro dos Refugiados, para Israel Bloch, apresentando resumos biográficos de europeus de diversas condições que buscaram refúgio no Brasil no contexto da avanço do nazifascismo, entre os anos 1930 e 1940.


Atividades atuais

Atualmente desenvolvo pesquisas como profissional autônomo, no ramo da genealogia, para particulares, e eventualmente participo de pesquisas ligadas à Fundação Getulio Vargas, para onde trabalhei diversas vezes desde 2008. 

Também venho trabalhado com tradução de textos de francês e versão.


Consultorias

Pesquisa histórica – reconstituição de trajetórias de lugares ou pessoas, para instituições publicas ou privadas, podendo resultar em publicações ou em produções audiovisuais. Igualmente trabalho com revisão de textos de história.

Genealogia – levantamento de dados a respeito da origem de famílias, com busca em arquivos de estado civil e em sites especializados de genealogia.

Francês – tradução de textos de francês e versão de textos do português para o francês.


Duca e Sossella abrem Loja de Presentes e Pet Hotel em Curitiba

DUCA PRESENTES 


Com a tendência "Wabi-Sabi", loja criada pelos fotógrafos Duca e Sossella é um dos empreendimentos de sucesso, em Curitiba, nestes novos tempos

                                                                                                         Duca & Sossella



DUCA PRESENTES veio para ficar. Uma nova opção de presentes.
Estabelecida no Prado Velho, (Rua Imaculada Conceição, 1787), é especializada em presentes como porta-retratos, pulseiras, correntes, chaveiros e demais adereços masculinos. 
Tudo feito à mão, muitos exclusivos, que são assinados pelo casal Duca e Sossella, reconhecidos fotógrafos paranaenses, que mantém um dos estúdios mais requisitados.











Empreendedores, inauguraram, também, um PET HOTEL com banho e tosa, no mesmo endereço. A família trabalha unida. 

Casados, pais de 3 filhos, 4 cachorros, um porquinho da índia e um periquito a família convive em harmonia. Para os futuro de seus "piás" seguem os princípios da integridade moral, cultura e costumes familiares que farão deles homens íntegros, prósperos, de sucesso e saudáveis. "A vida é melhor quando se encontra o amor, a compressão e a tolerância"  comentam Duca e Sossella.


DUCA PRESENTES
(41) 99652-8452   (41) 99686-8358 – DUCA
Rua Imaculada Conceição, 1787, Prado Velho
https://www.instagram.com/ducapresentes/?hl=pt-br


ESTÚDIO SOSSELLA
Rua Imaculada Conceição, 1787, Prado Velho
(41) 98426-1230
https://www.facebook.com/estudio.sossella
https://www.instagram.com/estudiosossella/?hl=pt-br


PET HOTEL
Rua Imaculada Conceição, 1787, Prado Velho
(41) 99686-8358