quarta-feira, 15 de maio de 2013

Concurso de Poesia Bauernfest 2013


CONCURSO DE 

POESIA DA BAUERNFEST 2013 - REGULAMENTO


REALIZAÇÃO:
ACADEMIA BRASILEIRA DE POESIA – CASA DE RAUL DE LEONI PREFEITURA DE PETRÓPOLIS
FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DE PETRÓPOLIS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
CLUBE DE POESIAS DO PETROPOLITANO F. C.

ORGANIZAÇÃO:
CATARINA MAUL
(presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni)

O Brasil é um grande encontro de raças, onde corações oriundos de diversos povos unem-se na mesma emoção de defender a Pátria, suas riquezas, sua história, em diversas situações, seja nos conflitos mais intensos, seja nas festividades mais alegres.

Em Petrópolis, descendentes de vários povos unem-se na construção de uma história povoada de emoções maiores, erguendo, continuamente, um país promissor, com memória escrita em verso e prosa na linha do tempo e na vida.

O Concurso de Poesia da Bauernfest dedica-se a homenagear os colonos alemães, estes que um dia chegaram nessa terra, com seu punhado de esperança na bagagem, seus familiares ao lado e toda uma vontade de construir a Cidade de Pedro.

Mas, inspirando-nos nesses heróicos pioneiros, sem medo, com bravura, com determinação e coragem, percebemos que há um “colono alemão” dentro de cada um de nós, quando vamos em busca dos sonhos, desbravamos horizontes desconhecidos e enfrentamos ou conquistamos a vida, com nossa força e coragem.

Para esse guerreiro residente em todos nós, oferecemos o tema do concurso: DESBRAVADOR. Assim fizeram os colonos, desbravando a Serra e abrindo caminho para iniciar sua vida nessa terra. Assim fazemos nós todos os dias, vencendo desafios em busca da felicidade.

E que vençamos através da poesia, sem necessidade de armas e ferramentas mais ofensivas, usando apenas a PALAVRA.

REGULAMENTO:
1. Tema: DESBRAVADOR (permitidas variações como gênero, número, verbo, etc)
2. Categorias:
Infantil (até 11 anos)
Juvenil (de 12 aos 18 anos)
Adulto
Poetas adultos de outras cidades
3. Inscrições realizadas através da entrega do trabalho: aos cuidados de Catarina Maul na Secretaria de Educação – Equipe de Projetos (Casa Barão de Mauá ou na Academia Brasileira de Poesia – Casa de Cláudio de Souza (Praça da Liberdade, 247), aos cuidados de Regina Guimarães, na Gerência de Programação Cultural da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Ainda Catarina Maul – Caixa Postal 92030 – Petrópolis/ RJ – CEP: 25730- 970.
4. Prazo de inscrição: até o dia 21 de junho de 2013.
5. Apresentação dos trabalhos: As poesias deverão ser apresentadas em 5 vias, com o máximo de 30 versos e identificação, contendo nome completo, telefone, e-mail, categoria e, tratando-se de categorias escolares, ainda nome da escola e dados do professor responsável. Somente a categoria “Poetas adultos de outras cidades” poderá se inscrever através de e-mail, salvo com prévia autorização da coordenação do projeto.
6. Seleção: Serão selecionados 10 trabalhos das categorias infantil, juvenil e adulto para serem apresentados ao júri na noite da premiação. Os 10 melhores trabalhos da categoria “Poetas de Outras Cidades” serão apresentados pela coordenação e jurados no transcorrer do evento.
7. Premiação: Serão premiados com troféus os 5 primeiros colocados de cada categoria petropolitana, assim como o melhor intérprete das mesmas. A premiação acontecerá no dia 4 de julho (quinta-feira), às 19h30, no Palácio de Cristal, dentro do cronograma da Bauernfest. Os cinco vencedores da categoria “Poetas de outras cidades” receberão a premiação via sedex.
8. Maiores detalhes poderão ser esclarecidos com a professora e poetisa Catarina Maul, pelo e-mail catarinamaul@globo.com

Grand Tasting 2013 - Quero mais vinho


Deguste mais de 100 vinhos diferentes em uma noite do mundo inteiro e ainda conheça os produtores que vão estar presentes no dia.
Você pode fazer o pagamento do evento pelo cartão de credito; a loja Grand Cru Curitiba envia um motoboy(somente Curitiba) com a maquina de cartão até a sua casa. O Valor por pessoa é de R$ 195,00
Atenciosamente
Queromaisvinho.com.br
Siga-nos no facebook e fique por dentro dos próximos eventos.

O evento será realizado no dia 14 de Maio de 2013 às 19h às 23hs no Hotel Mercure na Rua Ângelo Sampaio, 1177-Batel
Faça sua reserva pelo e-mail: reservas@queromaisvinho.com.br



Conselho Estadual de Cultura com Delasnieve Despat


Hoje assumi a presidência do Conselho Estadual de Cultura/MS - para o biênio 2013-2015. Eu acredito nas coisas realizada em conjunto, por isso temos de discutir as nossas necessidades e ver o que poderemos avançar ou recuar - buscando, sempre, a valorização dos ativistas, fazedores  e gestores da cultura. - Na foto, tirada pelo Marcel Daspet, vemos da direita para a esquerda -  o  Conselheiro Reinaldo Arguello, Edilson Aspet - Gerente do Fundo de investimento Cultural; conselheiras Arlene e Neusa Norico Arashiro (vice-presidente ); Américo Calheiros - presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; eu, a conselheira Maria Maciel, o Beto Furlan - Diretor Geral da FCMS, e, a Débora - secretária do conselho -  CECMS

Oscar Oiwa na Galeria Nara Roesler



 

14.05 > 15.06.2013
abertura amanhã / opening tomorrow:
14.05  19 > 22h 


Oscar Oiwa -- Rescue boat, 2013 -- óleo sobre tela / oil on canvas -- 227 x 333 cm 


No dia 14 de maio, às 19h, Oscar Oiwa inaugura sua primeira exposição na Galeria Nara Roesler. A mostra Clima tempestuoso conta com 12 pinturas criadas nos últimos três anos, todas inéditas no país.

As obras retratam desastres, violentos episódios climáticos, equívocos políticos e estados de calamidade com o traço fantasioso de Oscar Oiwa. É possível reconhecer em algumas telas a influência de grandes mestres do ukiyo-e, estilo de pintura desenvolvido no Japão entre os séculos XVII e XIX. Esta homenagem aos mestres japoneses, porém, é aliada a questões absolutamente globais e contemporâneas.

No texto crítico sobre a mostra, Marilyn Zeitlin comenta: "Oiwa não desvia o olhar do mundo ao seu redor; ele nos faz ter sentimentos diferentes e pensar de maneira distinta sobre esse mundo. Ele usa sua consciência da imensidão do mundo, sua sagacidade, sua imaginação, sua tremenda habilidade artística para transformar o terrível em algo sobre o qual conseguimos refletir." Até 15 de junho.

+ info (texto crítico por Marilyn Zeitlin)


On May 14, at 7PM, Oscar Oiwa opens his first exhibition at Galeria Nara Roesler. Clima tempestuoso [Stormy weather] gathers 12 paintings created in the past three years, all being shown in Brazil for the first time.

The works depict disasters, violent weather events, political misconceptions and states of emergency with Oscar Oiwa's traits of fantasy. One may recognize in some of his canvases the influence of great masters of ukiyo-e, painting style developed in Japan between the seventeenth and nineteenth centuries. This homage to the Japanese masters, however, is coupled with absolutely global and contemporary issues.

In the essay on the exhibition, Marilyn Zeitlin says: "Oiwa cannot turn his eyes away from the world around him. He makes us able to feel and think in new ways about that world. He uses his awareness of a large world, his wit, his imagination, and his tremendous skills as an artist to transform the terrible into something we are capable of pondering." Until June 15.
+ info (essay by Marilyn Zeitlin)

Facebookyoutube   

seg/mon > sex/fri  10 > 19h
sáb/sat  11 > 15h 

galeria nara roesler
avenida europa 655
01449-001 
são paulo sp brasil
t 55 (11) 3063 2344
f 55 (11) 3088 0593 

Erica Kaminishi no Victor Meirelles


Informativo 48
>13.MAIO
A Identidade de Érica Kaminishi

O Museu Victor Meirelles abre no próximo dia 15 de maio, quarta-feira, às 19 horas, a exposição Palavras Fluidas, de Érica Kaminishi. Antes da abertura, às 18h, acontece o Encontro com o Artista, evento programado em todas as aberturas de exposições, no qual a artista conversa com o público sobre a exposição e sua trajetória.

Palavras Fluidas traz as referências da artista em torno de duas questões. A primeira, a memória, e a segunda, a identidade. Para isso ela se utiliza dos mapas e das palavras, material de trabalho aqui reunidos em técnica mista, partindo do desenho e da colagem sobre papel.
           

A fluidez das suas obras vai do Monte Fuji aos poemas de Fernando Pessoa, aqui transformados em “formas composicionais do desenho”, como ela mesma diz. O Fuji é talvez a imagem mais reproduzida no Japão, um elemento primordial na construção do imaginário coletivo dos japoneses e também dos descendentes de japoneses no Brasil. Já os poemas de Pessoa nos levam à memória de lugares, de costumes e da própria língua pátria, a identidade. “Ao utilizar as palavras como elementos visuais, eu transponho de forma clara e compreensiva todas as minhas emoções e memórias; como um diário visual, traçando as lembranças de infância e as impressões das minhas experiências reais, registradas durante meu percurso entre diferentes lares e culturas”, explica Érica.
           
Erica Kaminishi é neta de japoneses, vive e trabalha entre Brasil e França. A artista é formada em artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná em Curitiba, mestre em Artes Visuais pela Nihon University em Tóquio no Japão. Já realizou diversas exposições no Brasil e no Japão. Dentre as principais exposições individuais estão as realizadas no Museu de Arte Contemporânea do Paraná e na Aichi Arts Center (Japão). E exposições coletivas na Yokohama Civic Art Gallery (Japão), no 13º Salão da Bahia (Museu de Arte Moderna da Bahia) e na Aichi Triennale 2010 (Japão).  Ao longo de sua carreira, recebeu mais de dez prêmios entre o Brasil e o Japão, incluindo o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2010  e o Prêmio Mostra de Artistas no Exterior (Fundação Bienal de São Paulo). Para 2011, exposições individuais agendadas na Galeria Flávio de Carvalho, no complexo Funarte de São Paulo e na Tokyo Opera City Cultural Foundation Art Gallery, em Tóquio Japão.
           
“Ao utilizar as palavras como elementos visuais, - analisa Érica - eu transponho de forma clara e compreensiva todas as minhas emoções e memórias; como um diário visual, traçando as lembranças de infância e as impressões das minhas experiências reais, registradas durante meu percurso entre diferentes lares e culturas. Estes dois elementos: os mapas e a palavra - minha ou de outrem - trazem em meus desenhos um contexto singular; um mapa reconstruído à minha maneira, registrando simbolicamente meu passado e meu presente. No entanto, este registro pessoal traz também reflexões universais sobre a nossa relação com o espaço que habitamos e sobre a nossa verdadeira identidade num momento tão intenso de deslocamentos fronteiriços e reconfigurações socioculturais.”
           
A exposição Palavras Fluidas, de Érica Kaminishi, é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles que conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é gratuita.

---------------------------------------------------------------------

Palavras Fluidas, exposição de Érica Kaminishi
Abertura: dia 15 de maio às 19 horas
Até 28 de julho de 2013
Encontro com o Artista – dia 15 de maio às 18 horas
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, nº 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel. 48  3222-0692
  
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas - Sábados das 10 às 14 horas - Entrada Gratuita


Como Escrever Crônicas


Festival Internacional da Palavra em Campo Grande



.
14.05.13 – ( terça ) das 14,30 as16,30 hs
CONTANDO HISTÓRIAS DE PAZ E DE SUPERAÇÃO 
 FIP- FESTIVAL INTERNACIONAL DA PALAVRA COM  A ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER - AACC-CG





"LAVO MINHA CARECA  COM SHAMPOO PARA CABELOS LISOS - QUERO QUE MEUS CABELOS NASÇAM LISOS!"
.
- HOJE -  dia 14 de maio, no período da tarde, estivemos na  AACC-CG - Associação de Apoio à Criança com Câncer. Passamos   bons momentos com pais, filhos, terapeutas, médicos, enfermeiras, assistentes sociais. Programei este encontro  dentro do FIP - Festival Internacional da Palavra - com o tema CONTANDO HISTÓRIAS DE PAZ E DE SUPERAÇÃO. Convidei a escritora Ariadne Cantú  para  essa roda de conversa, leitura de poesias e brincadeiras. Ela já tem um trabalho lindo com a entidade, de longa data.  E, convidei também outros dois escritores  ( literatura infantil ) - o Mota  e a Deustemia.
As crianças desenharam, contaram suas dores, como driblam os problemas... Os pais falaram de suas tristezas e das pequenas vitórias do dia a dia... E todos lemos historinhas, poemas, e aprendemos, principalmente nós que fomos levar um pouco de poesia - voltamos cheios de força e de coragem. Já marcamos outros momentos de leitura e de poesia para breve.