sexta-feira, 15 de março de 2013

Endereços Virtuais


Olá, boa noite.
São meus endereços:
Face: https://www.facebook.com/luizarthur.montesribeiro
Twitter: http://twitter.com/MontesLuiz
Skype: professor@montesribeiro.com.br
msn: luizarthur@luizarthur@luizarthur.com.br
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16299032325780468903
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4271771953453606757
e.mail: luizarthur@luizarthur.com.br

Academia de Letras do Brasil/SC - Itapoá: academiaitapoa@montesribeiro.com.br
Governadoria do Paraná Poetas Del Mundo: poetasdelmundo@montesribeiro.com.br

Boletim e-museus



Boletim eletrônico Nº 446 - Ano X - 15 a 22 de março de 2013



notícias
11ª Semana de Museus encerra inscrições com recorde de participação

11semanacartaz

agenda
Prêmio Ibram Memórias Brasileiras
Tecnobrega: a batida que vem do Norte
A Arte e o Sagrado
Mulher Angolana: Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?
Projeto escola no Museu da Escrita
Gente que cuida de gente
Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural
III Mostra de filmes do Mazzaropi
A Natureza Humana – Akira Cravo
Rubem Grilo: trajetória do artista
Reserva técnica visitável
Marcos da televisão brasileira
Maneira Negra

cursos e oficinas

Links



notícias
11ª Semana de Museus encerra inscrições com recorde de participação

As inscrições para a 11ª Semana de Museus, programada para acontecer entre 13 e 19 de maio, alcançou novo recorde de participação. No total, 1.252 instituições inscreveram 3.911 atividades para a temporada de eventos que comemora O Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Os eventos serão realizados em 535 municípios de todo o país e no Distrito Federal e terão como tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social. O guia com a programação completa estará disponível na página do Ibram (www.museus.gov.br) na primeira quinzena de abril.
Recordes – A 1ª Semana de Museus (2003) teve a participação de 57 instituições que realizaram 270 eventos. Deste então, o número de instituições participantes só aumentou, o que demonstra o interesse da área em realizar uma programação comum em todo o país.
Uma pesquisa realizada pelo Ibram com as instituições participantes da 10ª Semana de Museus, em 2012, revelou também o fortalecimento da imagem dos museus e o crescimento da visibilidade das instituições, fortalecendo o envolvimento da comunidade com as ações desenvolvidas e ampliando a integração com outros museus brasileiros. Saiba mais.
Conexões Ibram Mato Grosso é adiado, mas inscrições seguem abertas
A primeira edição do projeto Conexões Ibram em 2013, programada para acontecer entre os dias 19 e 20 de março, em Cuiabá (MT), foi suspensa temporariamente.
Uma nova data deve ser divulgada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e pela Secretaria de Estado da Cultura do MT nas próximas semanas. A alteração da data se deve a mudanças na presidência do instituto, com a saída de José do Nascimento Jr. nesta segunda-feira (11).
As inscrições para o encontro no Mato Grosso, no entanto, seguem abertas. O formulário de inscrição, disponível aqui, deve ser encaminhado para o endereço eletrônico conexoesibram@cultura.mt.gov.br. Mais informações: (65) 3613.0214.
O Conexões Ibram é um projeto que vem percorrendo os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e aos instrumentos de gestão museal. Em seu primeiro ano, o projeto esteve em 17 estados, nos quais foram assinados termos de Cooperação Técnica com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas entre o Ibram e os governos estaduais. Saiba mais sobre o Conexões Ibram.
Seminário discute Gestão de Risco ao Patrimônio Cultural no RJ
Especialistas em museus e segurança se reuniram esta semana no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) para participar do Seminário-oficina Preservação e Segurança em Museus: Introdução de Gestão de Riscos para Acervos Musealizados, promovido pelo Ibram/MinC, em parceria com o Ibermuseus e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).
O evento, que começou na quarta-feira (13) e será encerrado nesta sexta-feira (15), é ministrado pela técnica italiana especialista em gestão de risco ao patrimônio cultural Cristina Menegazzi, e foi precedido por uma mesa de debate aberta ao público.  
A mesa de debate Gestão de Risco ao Patrimônio Cultural foi realizada na terça-feira (12) e teve como debatedores, além de Cristina Menegazzi, o titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio-Ambiente e o Patrimônio Histórico (Delemaph), da Polícia Federal (PF), Fabio Scliar; o diretor-geral do Serviço Técnico do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), e  a chefe da divisão de Preservação e Segurança do Ibram. Jacqueline Assis.
Cristina Menegazzi revelou um dado preocupante: o patrimônio cultural é cada vez mais vulnerável devido às mudanças climáticas no mundo, mesmo assim, o patrimônio cultural continua fora do rol de prejuízos das catástrofes naturais.
O delegado Scliar ressaltou o estreitamento crescente da cooperação entre o Ibram e a PF, citando exemplos como a apreensão do álbum “Jazz”, do artista suíço Matisse, agora sob guarda do MNBA. Ele também mencionou a escolta que seu grupamento realizou para a obra “A Primeira Missa no Brasil”,  de Cândido Portinari, recentemente adquirida pelo Ibram e que foi escoltada no trajeto entre o banco Bradesco, na Candelária (região do centro do Rio de Janeiro),  e o MNBA. Mais na página do Ibram.
MNBA recebe doação de quatro obras de Portinari
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) recebeu a doação de quatro obras de Cândido Portinari que pertenciam ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA).
As obras “Nossa Senhora do Carmo” (ao lado), “São João da Cruz”, “São Simão Stock” e “Purgatório” foram feitas em 1944 para adornar o interior da Capela Mayrink, por encomenda de Raymundo Ottoni de Castro Maya para atender a projeto de reforma realizado na Floresta da Tijuca, de propriedade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Agora cabe ao Ibram, como donatário, confeccionar reproduções fotográficas das obras de arte, em tamanho natural, para que fiquem expostas na Capela Mayrink (Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro), no lugar das obras de arte originais. Caberá ao ICMBio a instalação das reproduções no espaço expositivo da Capela.
Ainda não há data para a exposição dos quadros.
As quatro peças se somam a outras mais de 7.600 incorporadas pelo MNBA nos últimos 10 anos.
Museu Imperial comemora seus 70 anos com programação especial
O Museu Imperial (Ibram/MinC), localizado em Petrópolis (RJ),  completa seus 70 anos de  inauguração neste sábado (16). Na data será concedida entrada franca a todos os visitantes, além de uma programação especial composta da inauguração da exposição Paisagem Petropolitana e da apresentação dos espetáculos Um Sarau Imperial e Som e Luz.
Nesta sexta-feira (15), às 18h30, também haverá uma apresentação do Coral Dó Ré Mi – Coro Modelo do Projeto Canta Petrópolis, iniciando as comemorações do aniversário do Museu. O coral terá regência do maestro Leonardo Randolfo, será gratuito e acontecerá na escadaria do Museu Imperial.
A programação do dia 16 começa às 15h com a inauguração da exposição Paisagem Petropolitana. A mostra contará com cerca de 30 obras do século XIX que retratam a cidade, que também está comemorando seus 170 anos de criação. São pinturas, desenhos, fotografias, litogravuras, álbuns e guias de viagem de artistas brasileiros e estrangeiros.
Às 18h30, acontece a apresentação do espetáculo Um Sarau Imperial, com ingressos a R$ 10,00. Em seguida, às 20h, haverá o Som e Luz, com entrada franca para todo o público. Os ingressos já estão sendo distribuídos na bilheteria do Museu.
Na programação deste sábado (16) também está uma homenagem ao príncipe d. Pedro Gastão (1913-2007), um dos maiores doadores do Museu e que este ano completaria seu centenário.
As comemorações do aniversário do Museu vão se estender ao longo de todo o ano. Estão previstos, entre outros eventos, a inauguração de outra exposição e o lançamento de publicações. Saiba mais na página do Museu Imperial.
Museu comemora centenário da primeira exposição de Lasar Segall no Brasil
O Museu Lasar Segall (Ibram/ MinC), localizado em São Paulo (SP), comemora este ano o centenário da primeira exposição realizada por Lasar Segall (1891-1957) no Brasil, em 1913.
Para marcar a data, o museu abrirá, neste sábado (16), às 17h, duas exposições temporárias: Lasar Segall 60 fotografias e 50 obras do acervo. A abertura será acompanhada do lançamento das publicações impressas de mesmo título das exposições e de palestra da historiadora e pesquisadora Vera d’Horta sobre a primeira exposição de Segall no Brasil.
Na ocasião, o Museu também divulgará oficialmente o resultado do trabalho de preservação, organização e digitalização dos acervos do museu Arquivo Fotográfico Lasar Segall (AFLS) e Arquivo Lasar Segall (ALS), que serão disponibilizados on-line.
Exposições – A exposição Lasar Segall 60 fotografias apresenta registros fotográficos colecionados por Lasar Segall e que, hoje, compõem o Arquivo Fotográfico Lasar Segall (AFLS). As imagens disponíveis retratam o cotidiano em família, o ambiente de trabalho, a convivência com outros artistas e amigos. São registros de época que revelam aspectos do meio intelectual frequentado pelo artista na Europa e no Brasil.
Já a mostra 50 obras do acervo apresenta uma seleção escolhida entre os mais de três mil itens do acervo do Museu, entre pinturas a óleo, gravuras e desenhos, incluindo desenhos de anotação e projetos para cenários e figurinos.
A visitação das exposições segue até 5 de maio. Diariamente, das 11h às 19h, exceto às terças-feiras.
MHN recebe coleção portuguesa de moedas brasileiras
No âmbito das comemorações do “Ano Portugal Brasil”, o Museu Histórico Nacional (MHN), que integra a estrutura do Ibram/MinC, recebe,  entre 21 de março e 20 de junho, a exposição BES Numismática e o Brasil.
A mostra reúne 150 moedas e barras de ouro do Brasil, raras e de alta qualidade, selecionadas entre as 2.000 peças integrantes da coleção portuguesa do Banco do Espírito Santo (BES),  que é uma das mais completas e significativas coleções do gênero no mundo. Esta é primeira vez que esta coleção particular será apresentada ao público.
Esta é uma oportunidade para conhecer parte da história da moeda do Brasil colonial. No país, a cunhagem de moeda começou em Recife, com os holandeses, e se intensificou com os portugueses, que fundaram quatro casas da moeda: na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Além da exposição, serão exibidos vídeos e apresentadas peças relacionadas à numismática, tais como balanças de precisão e sacos para o transporte de moedas, que remontam ao século XVII.  A visita monitorada para grupos e escolares pode ser agendada no setor Educativo, pelos telefones  (21) 2550.9261/9262. Mais na página do MHN.
Agenda
Prêmio Ibram Memórias Brasileiras
O quê: Prêmio que irá contemplar dez iniciativas de preservação da memória brasileira que tenham ênfase nos movimentos sociais (sindical, rural, estudantil e outros). As iniciativas selecionadas receberão R$ 30 mil, cada, para apoio a ações de divulgação, preservação e difusão de acervo.
Quando: Inscrições até as 23h30 do dia 28/3.
Onde: Sistema Salic Web, disponível no site do Ibram e no site do Ministério da Cultura (MinC).
Informações: http://tinyurl.com/ccg74tn

Tecnobrega: a batida que vem do Norte
O quê: A exposição busca apresentar, de forma geral e contextualizada, o histórico do Tecnobrega e suas derivações. Apresenta os diversos processos relacionados ao tema, como estilo musical, vestuário, indústria fonográfica, aparelhagens, entre outros.
Quando: Até 29/3. De segunda a sexta, das 10h às 17h.
Onde: Galeria César Moraes Leite, Centro recreativo “Vadião” da Universidade Federal do Pará – UFPA (Rua Augusto Corrêa, 01, Guamá |Belém – Pará)
Informações: (91) 3201.7554

A Arte e o Sagrado
O quê: Exposição de 20 imagens confeccionadas pelo artista plástico Claudio Luciano Ferreira a partir de técnicas que envolvem a utilização de material reciclável. Busca dialogar com o acervo de imagens sacras do museu, procurando chamar a atenção dos visitantes para a valorização do patrimônio histórico da cidade.
Quando: Até dia 30/3. De terça a sábado, das 10hs às 18hs; domingos, das 8h às 12h.
Onde: Museu Regional Casa dos Ottoni (Praça Cristiano Ottoni N° 72 | Serro – MG)
Informações: (38) 3541.1440

Mulher Angolana: Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?
O quê: Oito fotógrafos angolanos retratam mulheres que têm algo a contribuir para o desenvolvimento sustentável daquele país. As imagens selecionadas estão dispostas em 34 cubos que trazem textos explicativos sobre a mulher e a cultura angolana. Entrada gratuita.
Quando: Até 21/3. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Onde: Galeria do 10º Andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados (Esplanada dos Ministérios | Brasília – DF)
Informações: (61) 3215.8092 | imprensa.cultura@camara.gov.br

Projeto escola no Museu da Escrita
O quê: O objetivo é destacar a importância da cultura, em especial a relacionada com o surgimento e a evolução da escrita,  por meio de um acervo de 1.400 peças, composto por obras originais, réplicas, guias,  etc.
Quando: De terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Agendamento com pelo menos duas semanas de antecedência para grupos de até 40 estudantes.
Onde: Museu da Escrita (Rua Dr. Walder Studart, 56, Bairro Dionísio Torres | Fortaleza – CE)
Informações: (85) 3244.7729 | institutojlm@hotmail.com | www.museudaescrita.com.br

Gente que cuida de gente
O quê: Exposição em homenagem à enfermeira Wanda Horta, ícone da enfermagem que introduziu vários conceitos na área durante a década de 1970 no Brasil. É autora dos slogans: enfermagem é “gente que cuida de gente” e “somos seres humanos cuidando de seres humanos”.
Quando: Abertura dia 21/3, às 15h. Visitação até 27/4. De segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 12h. Entrada a R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Gratuita às terças-feiras.
Onde: Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery – MuNEAN (Rua João de Deus, número 5, Pelourinho | Salvador – BA)
Informações: (71) 3321-3819

Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural
O quê: Bate papo com Alessandra Drummond e Rafael Neumayr, autores do livro Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural. Com mediação de Rômulo Avelar, serão discutidos temas como direitos autorais, contratos e obrigações, licenciamento de eventos, leis de incentivo à cultura e ao esporte, bem como os avanços e retrocessos da legislação do setor de entretenimento. O evento é gratuito e aberto às perguntas do público.
Quando: Dia 20/3, às 20h.
Onde: Livraria Fnac – BH Shopping (BR 356, 3049, Belvedere | Belo Horizonte – MG)
Informações: http://www.direitoecultura.com.br/?p=3162

III Mostra de filmes do Mazzaropi
O quê: Mostra em comemoração aos cem anos de nascimento de Amâncio Mazzaropi. As sessões são abertas ao público e a programação vai de 18 a 22/3. No primeiro dia, será exibido o filme Tristeza do Jeca.
Quando: De 18 a 22/3. Sessões às 8h e às 14h.
Onde: Museu Antropológico de Ituiutaba (Av. 3  nº240,  centro | Ituiutaba – MG)
Informações: (34) 3261.4248 | http://fundacaoituiutaba.com.br

A Natureza Humana – Akira Cravo
O quê: Através das lentes da inseparável câmera, os olhos atentos do fotógrafo Akira Cravo capturam as cores, o contraste, as condições de vida e o movimento das pessoas nas ruas, seja durante um mergulho no mar da Ribeira ou no horário de descanso de operários. Entrada franca.
Quando: Abertura dia 15/3, às 18h. Visitação até 21/4, de terça a sexta, de 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
Onde: Galeria Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho | Salvador – BA)
Informações: (71) 3116.6743

Rubem Grilo: trajetória do artista
O quê: Exposição que revisita os 43 anos de carreira do gravurista Rubem Grilo, contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais 2010.
Quando: Abertura dia 19/3, às 12h. Visitação até 5 de maio. No dia 14/4 haverá debate gratuito sobre a importância dos acervos públicos e a obra de Rubem Grilo.
Onde: Museu Nacional de Belas Artes (Av. Rio Branco, 199, Cinelândia | Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 2219.8474 | www.mnba.gov.br

Reserva técnica visitável
O quê: O Museu de Arquelologia e Etnologia da USP atende o público para dialogar sobre os procedimentos curatoriais realizados por uma instituição museológica. A reserva é cmposta por coleções de artefatos provenientes de diferentes regiões da Amazônia apresentando um panorama do passado na região.
Quando: Todas as quartas-feiras, das 9h30 às 11h30; todas as sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Onde: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Av. Prof. Almeida Prado, 1466 – Butantã São Paulo – SP )
Informações: (11) 3091.4905 | stm@usp.br

Marcos da televisão brasileira
O quê: Exposição itinerante com palestra aberta ao público com Vida Alves, pioneira da TV.
Quando: Dia 19/3, às 9h.
Onde: Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC da Universidade de São Paulo (Rua 9 de Julho, 1227, Centro | São Carlos – SP)
Informações: (16) 3373.8823

Maneira Negra
O quê: Com trabalhos de importantes artistas gravadores, como Rubem Valentim, Hélio de Oliveira, Manuel Messias, Thiago Gualberto, Mário de Andrade, José Maria, Francisco de Almeida e José Igino, Maneira Negra destaca aspectos relevantes da gravura nacional e promove a dinamização da produção artística afro-brasileira a partir do acervo do Museu Afro Brasil. Entrada gratuita.
Quando:
Até dia 30/3. De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 18h.
Onde: Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi (Avenida Antônio Zuardi, nº 895, na Vila Operária | Assis – SP)
Informações: (18) 3324.5874 |  www.sisemsp.org.br

Cursos e Oficinas
Gestão cultural e de comunicação (pós-graduação na Argentina)
O quê: Curso de pós-graduação com duração de 8 meses e início previsto para 19 de abril de 2013. Destinado a capacitar agentes culturais da área pública e privada com foco nas técnicas de gestão de administração cultural.
Quando:
Inscrições até 31/3.
Onde:
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Flasco (Ayacucho 555 – 1026 | Buenos Aires - Argentina)
Informações: (00xx-5411) 5238.9300 ramal 392 | gestionculturavirtual@flasco.org.ar | http://tinyurl.com/c2zdzpf

III Colóquio Celso Furtado: cultura e desenvolvimento
O quê: O objetivo é retomar a reflexão em torno do projeto nacional de desenvolvimento tendo como base a centralidade da cultura. Serão realizados cinco colóquios, um em cada região do Brasil, com temas diversos. Neste encontro, será abordada a região sul com o tema Inovação, Tecnologia, Cultura e Desenvolvimento. Entrada franca.
Quando: Dia 21/3, das 9h às 12h30.
Onde: Auditório do prédio histórico da UFPR (Setor de Ciências Jurídicas, 1º andar; Praça Santos Andrade, nº 50 | Curitiba – PR)
Informações: (41) 3310.2750

Capacitação Museológica
O quê: Módulo 3 do Programa de Capacitação Museológica. Terá como tema Sustentabilidade dos Museus.
Quando: Dias 19 e 20/3, das 8h30 às 17h30.
Onde: Fundação Cultural de Lages (Rua Hercílio Luz, esq. Benjamin Constant, s/n – Centro | Lages – SC)
Informações: (48) 3953.2374 | 3953.2375 | Inscrições: http://tinyurl.com/alpkya4

Bienais, para quem e por quê?
O quê: Primeira palestra dos encontros quinzenais MAM discute Bienal, que acontecem até julho de 2013 e buscam discutir modelos e histórias das bienais internacionais de arte. A proposta é iniciar as plataformas para solidificar a Bienal Internacional da Arte da Bahia, em 2014. Convidado: Marcelo Rezende. Entrada franca.
Quando: Dia 15/03, das 9h às 12h.
Onde: Cinema do MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão | Salvador – BA)
Informações: (71) 3117.6141

Fábrica de ideias – XVI edição
O quê: Com o tema Patrimônio, Preservação e Globalização, o curso avançado será coordenado pelo professor Livio Sansone e organizado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais e o Programa Fábrica de ideias do Pós-Afro (Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos), em colaboração com mais três programas de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia: Comunicação, Ciências Sociais e Antropologia.
Quando: Inscrições até 1º de abril. O curso acontece de 5 a 16/8.
Onde: Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO, Universidade Federal da Bahia – UFBA(Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho |Salvador – BA)
Informações: www.fabricadeideias.ufba.br


Imprimir o boletim




Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.
Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

       








Institu

Dia da Poesia


 FESTA DO DIA NACIONAL DA POESIA E DOS
 10º  ANIVERSÁRIO DO LICEO POÉTICO DE BENIDORM, ALICANTE, ESPANHA

.

.

A poeta e advogada Delasnieve Daspet sempre comemora e promove a poesia e as causas sociais.Ela acredita que a poesia esta diretamente ligada a essência humana como fator de aproximação dos povos, como polo de discussão dos problemas socias.
No último dia 14 comemorou-se, no Brasil, o Dia Nacional da Poesia e em Alicante, na Espanha, o 10º aniversário do Liceo Poético de Benidorm, entidade que Delansieve Daspet atua. no Brasil,  como Delegada Cultural.
O evento aconteceu no salão de festas da Loja Maçônica Farol do Sul, em  parceria com o Grupo Escoteiro Mário Dilson, 35º MS da União de Escoteiros do Brasil, entidade dirigida pelos, também poetas, DI FREITAS e sua esposa  LEIZE DEMETRIO ( Faceira ) e toda a direção da Loja Maçônica Farol do Sul ( que nos brindou com delioso lanche, no final).

.
Iniciamos o evento com a Dança Circular de Israel ALLELUYA


e a poeta e Embaixadora da Paz Delasnieve Daspet
ensinou os escoteiros e a comunidade a conjugar o verbo PAZEAR.
.
.
É necessário que estejamos "SEMPRE ALERTAS" na promoção da PAZ E DA CULTURA DA PAZ.
Ao distribuir a cultura, a solidariedade, e o respeito estaremos promovendo a tão sonhada inclusão social e a dignidade do ser humano.
                                                                              Delasnieve Daspet






Evento Internacional de Poesia



 

PROJETO PIONEIRO LEVA ALUNOS DE ESCOLA A PARTICIPAREM DE EVENTO INTERNACIONAL DE POESIA



Projeto:  Delasnieve Daspet - Universal Peace Ambassador - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix /Suisse e France - daspet@uol.com.br
Em atenção ao  convite da EL ROWAD FACULDADE DE AMERICANA – Egito Cairo - International Peace Poetry - Contest 2013  e Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix /Suisse e France

          INSTITUIÇÃO CONVIDADA:
               Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-Y Ensino Médio

TEMA: PAZ


 Organização e Coordenação: Professora Mara da Silva dos Santos
Escola:  Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-Y Ensino Médio
Campo Grande – Mato Grosso do Sul – Brasil
Participação: alunos até 15 a 64 anos de idade
.
LEIAM OS POEMAS NOS ENDEREÇOS ABAIXO E ESCOLHAM O  DE SUA PREFERENCIA.

INGLÊS
.
PORTUGUÊS