Momento em que explicava aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna como procederem para participarem, naquele momento, da Poesia Falada Instantânea.
Junto comigo estava a professora Beti.
Dias desses fui convidado para participar do
Projeto Sequência Didática - Poemas, da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Ayrton Senna, aqui em Itapoá, que tem como Diretora a Professora
Luiza M. de Oliveira. O Projeto tem a coordenação da professora
Vânia Cleusa.
O convite chegou pela minha amiga Marli Zotto e pela Academia de Letras de Itapoá Poeta Cruz e Souza.
Na ocasião representei a Academia de Letras do Brasil para Santa Catarinha Municipal de Itapoá, da qual sou Presidente.
Estavam lá professores e também os Poetas
Cacá Velasques e
Tchuchuca: declamaram poemas e conversaram com os alunos.
Eu fiz um exercício oral com eles:
Poesia Falada Instantânea. Uma uma beleza de maravilha.
Nas fotos abaixo as duplas de alunos que declamaram poemas preparados pela professora Vânia Cleusa.
Luan Gabriel e Felippe
declamaram "Ou isto ou aquilo" de Cecília Meirelles
Pedro Leonardo e Thiago
declamaram "Passarinho Fofoqueiro" de José Paulo Paes
Marcos e Pedro Henrique
declamaram: "Exercício de ser criança" de Manoel de Barros
Thaís e Lívia
declamaram "Convite" de José Paulo Paes
Jasmine e Camile
declamaram "Avião sem asa" de Marisa Monte
Leiam que interessante o texto sobre o Projeto.
Socialização da Proposta
Para iniciar a sequência didática foi declamado-recitado aos alunos o poema “Ou Isto Ou Aquilo” de Cecília Meireles. Logo após foi perguntado e questionado junto aos alunos se eles já conheciam esse poema e também se conheciam e se já haviam lido e recitado esse e outros poemas de diferentes poetas-autores.
Expliquei, em seguida, que juntos estudaríamos outros poemas fazendo uma boa leitura deles, observando o ritmo, entonação e memorização dos mesmos, como também conheceríamos um pouco mais sobre a vida dos diferentes poetas que compuseram poemas especialmente para crianças como Cecília Meireles, José Paulo Paes, Pedro Bandeira, Manoel de Barros e outros, poetas esses que fazem parte e enriquecem a literatura brasileira, com suas belíssimas criações poética.
O tema escolhido para estudo, reflexão e socialização foi “Infância” e todos os alunos, durante o desenvolvimento da sequência didática (Projeto) foram envolvidos através de leituras-audição e recitação-declamação de poemas, tendo como objetivo principal o conhecimento, o gosto, a apreciação dos diferentes poemas e a beleza que cada qual encerra.
Além das leituras e reflexões realizadas em sala de aula, foi oportunizado aos alunos o registro dos poemas estudados para que pudesse fazer a leitura-declamação como atividade extraclasse, junto à família, pois realizaríamos um bonito recital para os alunos das outras turmas e também para os pais e comunidade, cuja culminância aconteceu no dia dezesseis de junho, apresentando um resultado satisfatório para todos.
Todas as atividades propostas e realizadas na sequência didática “Poemas” oportunizaram aos alunos um maior e melhor conhecimento do gênero, proporcionando a todos eles com a participação e reflexão de cada aluno individual e coletivamente, momentos ricos e agradáveis, bem como um maior enriquecimento quanto a valores e sentimentos expressos nos poemas estudados e compartilhados entre todos.