sexta-feira, 8 de abril de 2011

Artes, Artes e mais Artes

Conversa com o público na Galeria Anna Maria Niemeyer sobre a exposição “Crônicas Urbanas”

Para fechar com chave de ouro a coletiva “Crônicas Urbanas”, dos artistas Bárbara Schall, Binho Barreto, Bruno Cançado, Camila Bicalho, Fabiano Dutra e Thiago Pena – alunos da Escola Guignard/ UEMG –, no dia 30 de abril (sábado), às 16h, haverá conversa com o público com a participação de Guilherme Bueno (Crítico de Arte, Diretor do MAC-Niterói, Editor da Revista DAS ARTES e professor da EAV-Parque Lage), dos artistas e dos curadores da mostra – Isaura Pena e Marco Túlio Resende – na Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea).
“Acho importante esta iniciativa da Galeria Anna Maria Niemeyer de mostrar ao público trabalhos de jovens artistas. No que diz respeito a esta exposição propriamente dita, achei interessante as diferentes linguagens utilizadas e a relação com a cidade, com o urbano. Sugeri fazermos esta conversa, pois fiquei curioso em conhecer mais sobre as diferentes visões e referências de cada artista”, afirma Guilherme Bueno.
Neste encontro, serão abordadas questões relativas às diferentes linguagens utilizadas na mostra, às diversas imagens utilizadas, à relação com o cenário urbano, à experiência de cada artista com a cidade, entre outras coisas.
O trabalho dos seis artistas escolhidos possui a pluralidade e a diversidade de linguagens de uma geração de jovens acostumados ao mundo atual, onde redes sociais, bloggers e twitters proporcionam uma crônica urbana repleta de humor e muitas vezes de ironia e sarcasmo, que abandona a imagem de seu caráter sagrado e se rende à banalização das imagens reproduzidas.
“Os trabalhos destes artistas da Escola Guignard me chamou a atenção, pois além de ter gostado muito do que vi, os moradores do Rio de Janeiro conhecem pouco a produção de Minas Gerais. Este encontro com o público será muito produtivo”, finaliza Bueno.

Mais sobre os trabalhos dos artistas

Bárbara Schall
Vive e trabalha em Belo Horizonte. Artista Visual desde 2008. Diretora de Arte e Produtora de Cinema, Vídeo e Teatro desde 2004. Formou-se em artes plásticas na Escola Guignard/ UEMG, em 2010. Já participou de algumas coletivas e recebeu alguns prêmios, entre eles o “Prêmio Aquisição”, na X Bienal de Reconcavo, no ano passado. Nesta exposição, a artista vai apresentar fotografias e vídeo.

Binho Barreto
Bacharelado em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG, em 2010. Estudou em Nova Iorque, onde participou do seminário Educating Illustrators, em 2009. Participou de exposições coletivas (também na Noruega, nos Estados Unidos e na França) e algumas individuais em São Paulo e Minas Gerais. Nesta exposição, o artista vai apresentar um trabalho (composto por um série em 6 partes um trabalho) de serigrafia e pintura com tinta acrílica sobre papel.

Bruno Cançado
Bacharel em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG – especialização em desenho e escultura – em 2010. Fez Curso de Extensão em Artes Visuais, em Lambeth College – Londres, Reino Unido. Já participou de algumas exposições coletivas em Minas Gerais. Nesta exposição, o artista vai apresentar trabalhos em nanquim sobre papel, fotografias vídeo e objetos.

Camila Bicalho
Bacharel em Artes Plasticas pela Escola Guignard / UEMG, com especialização em desenho e gravura em metal, em 2010. Trabalha também como ilustradora e educadora infantil. Participou de coletivas em Minas Gerais. Nesta exposição, a artista apresenta instalação de pequenos recortes de papel onde a figura humana é retratada como silhuetas e possui um forte olhar critico sobre nosso comportamento e o dia a dia da cidade.

Fabiano Dutra
Formado em artes plásticas na Escola Guignard/ UEMG, em 2009. Possui trabalhos também como fotógrafo e ilustrador. Participou de coletivas. Nesta exposição apresenta trabalhos em nanquim e guaches.

Thiago Pena
Bacharel em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG, em 2009. Está cursando o 6º período de Licenciatura em Educação Artística pela Escola Guignard. Participou de duas individuais e algumas coletivas (FAOP e Minas Gerais). Nesta exposição, apresenta trabalhos em gravura em metal e litografia.

Conversa com o público sobre a exposição “Crônicas Urbanas”: Dia 30 de abril de 2011, às 16h; Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea); Praça Santos Dumont, 140 A; http://www.annamarianiemeyer.com.br/
Telefones: 2540-8155 (filial Baixo Gávea)/ 2239-9144 (matriz Shopping da Gávea)
Assessoria de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com


César Almeida no Mini Guaíra em Mactrash


Lineu Borges de Macedo na Mokiti Okada
Lhair Ramos na coletiva O Espelho e seu Duplo


Bistro das Artes Barra do Say

Olá para todas e todos vocês.
Algumas fotos dos pratos e petiscos servidos no
Bistro das Artes Barra do Say
Crédito fotográfico: Wagner Melo Oliveira
Preparando o prato: Massa com Frutos do Mar




Esta iguaria com vinho tinto seco é uma beleza

Aceitam?
Então venham desfrutar desta massa aqui no Bistrô das Artes Barra do Say

Olhem msó que mesa posta bonita


Casquinha de sirí, nossa especialidade

Outra especialidade: caldinho de peixe com torradas

Outra iguaria: Massa com Alcatra

Agora vejam isto: Torta Doce Barra do Say - com café é uma maravilha