quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Arroz com Cenoura e Castanha


Você já comeu Arroz com Cenoura e Castanha? 
Não? 
Então anote tudo aí desta receita simples e barata para ser feita em qualquer dia da semana. 
Para oito porções: ingredientes: dois tabletes de caldo de galinha, cinco xícaras de chá de água quente, duas colheres de sopa de óleo, uma cebola média picada, uma xícara de chá de cenoura ralada no ralo grosso, duas xícaras de arroz, uma xícara de chá de castanhas de caju torradas.
Veja como é simples fazer: dissolva os tabletes de caldo de galinha na água quente e reserve. Em uma panela, esquente o óleo e refogue e cebola. 
Depois, acrescente a cenoura ralada e o arroz. Deixe refogar por dois minutos, mexendo sempre. 
Adicione as castanhas de caju e o caldo de galinha e espere ferver. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o arroz cozinhar até que seque a água e ele fique macio. 
Coloque o arroz em uma travessa e sirva. 
Para acompanhar você pode fazer frango com molho. 
Fica uma delícia.
Nunca esqueça de agradecer a Deus pelos alimento que ingerimos. Agradecer faz parte do nosso engrandecimento espiritual. 
Também, sempre é bom agradecer a aqueles que nos provém dos alimentos.

Fonte: Cozinha Regional Brasileira

Ovas de peixe fritas


A receita é Ovas de peixe fritas
É uma delícia, muito, mas muito fácil de fazer e barata.
Então anote os ingredientes para duas porções: 
350gr de ovas de peixe, suco de limão, sal a gosto, duas colheres de sopa de farinha de trigo, três xícaras de chá de óleo, e cheiro verde a gosto. 
Tempere as ovas com o suco de limão e o sal e misture-as com a farinha de trigo. 
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o óleo e, quando estiver bem quente, coloque as ovas e deixe-as fritas por 15 minutos até dourar e estarem cozidas. 
Arrume as ovas em uma travessa, polvilhe-as com cheiro verde e sirva. É de dar água na boca de tão gostosas que ficam.

Fonte: Cozinha Regional Brasileira

Salada de Radicchio



Hoje vou passar para vocês uma salada considerada típica do Paraná, barata e fácil de fazer.
Anote: ingredientes para 4 porções: 200gr de toucinho defumado cortado em cubos pequenos, meia xícara de vinagre de vinho tinto, uma cebola pequena cortada em fatias finas, sal a gosto e um maço de radicchio – chicória ou escarola.
Coloque o toucinho em uma panela e leve ao fogo médio até dourar. Enquanto isso misture o vinagre com a cebola e o sal. Reserve. Arrume as folhas de radicchio em uma travessa. Tempere com o vinagre e a cebola espalhando por cima os cubinhos de toucinho. É uma beleza de maravilha.


Fonte: Cozinha Regional Brasileira

Doce de mamão verde

Para dez porções: dois mamões verdes, açúcar, água, dois cravos da índia e duas canelas em pau.
Risque as cascas dos mamões no sentido do comprimento com a ponta de uma faca para eliminar o leite e deixe-os em uma tigela. Depois de uma hora, corte-os em pedaços, raspando por dentro para tirar as sementes. 
Rale os pedaços sem tirar a casca em um ralo grosso. Cubra com água e deixe de molho até o dia seguinte. 
Depois do tempo de descanso, escorra, apertando bem para tirar toda a água. Para cada xícara de mamão adicione uma xícara de açúcar, e assim sucessivamente, até a massa acabar.
Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso com a metade da medida da água usada para deixar os mamões de molho. Adicione o cravo e a canela.
Deixe cozinhar em fogo brando, mexendo às vezes, por cerca de duas horas.
Quando esfriar coloque em uma vasilha e deixe na geladeira, e após isso sirva. Demora para fazer, mas o resultado é uma delícia.
Você pode incrementar ao servir colocando bolas de sorvete do seu sabor preferido. Fica uma delícia.

Fonte: Cozinha Regional Brasileira

Espagueti com sardinha


Ingredientes para 4 pessoas: 400gr de espaguti ou outra massa longa e roliça, 200gr de sardinhas (em não tendo frescas podem ser as enlatadas), 1 dente de alho, uma colher de sopa de salsa picada, 6 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem, 
sal e pimenta a gosto.
Como fazer? Bem simples: anote aí: cozinhe a massa em bastante água e sal. Quando estiver pronta desligue o fogo, retire a massa da água, coloque em uma vasilha e jogue um pouco de azeite para ela não grudar, reserve. 
Se as sardinhas forem frescas, lave e limpe-as bem retirando as escamas, as vísceras e a espinha. Lave-as novamente e seque-as com papel toalha. 
Descasque o alho, amasse-o delicadamente e doure no azeite. Quando o alho adquirir a cor retire-o da panela (despreze-o) e fique somente com o azeite, assim o azeite adquiri-rá o gosto do alho. 
Após isso abaixe o fogo e acrescente os filés de sardinha, 
cozinhando-os por 10 minutos. Desligue o fogo e na própria panela desmanche-os com um garfo. 
Despeje a massa cozida sobre as sardinhas, misturando por dois minutos e sirva imediatamente com bastante salsa picada.
Se a sardinha for enlatada, você deve limpá-las (porém nunca lavá-las) e no mesmo processo cozinhá-las por dois minutos. Depois e tudo igual. Isto é uma delícia.
Como bebida para acompanhar um bom vinho tinto e é claro que você já sabe: SE BEBER NÃO DIRIJA E AINDA BEBA DEGUSTANDO E NÃO ULTRAPASSANDO O LIMITE DO BOM SENSO.


Fonte: Cozinha Regional Brasileira

Sopa de Camarão

Esta Sopa de Camarão é uma delícia.
 Ingredientes para seis porções: 500gr de camarão limpo, 1 colher de sopa de azeite; 1 cebola; e dentes de alho espremidos; 2 litros de água; 4 batatas; 2 gemas; 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 
2 xícaras de chá de leite; 1 colher de sopa de manteiga; sal e pimenta a gosto; suco de um limão e cheiro-verde. 
Como fazer? É muito fácil, anote: limpe e lave bem os camarões, depois corte-os em pedaços; tempere-os com sal, pimenta, sal, limão e alho. 
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola picada e os camarões. Misture e abafe para cozinhar. Depois, acrescente a água e as batatas cortadas bem miúdas. 
Deixe cozinhar novamente. Quando a sopa estiver cozida e o liquido reduzido, adicione as gemas e a farinha de trigo dissolvidos no leite. Para finalizar, cozinhe por mais alguns minutos. Salpique o cheiro verde bem cortadinho por cima da sopa antes de servir.
Como acompanhamento torradas.
Isto é muito bom.

Fonte: Cozinha Regional Brasileira

Filé Osvaldo Aranha

Filé Osvaldo Aranha é um clássico da nossa gastronomia. 
Para duas porções você precisará de um filé mignon alto de 400gr, quatro dentes de alho cortados finos.
Olhem só como é fácil fazer: grelhe o filé temperado com sal. Retire e cubra-o com o alho frito. Sirva com batatas fritas, arroz branco e farofa de ovos. Tenho certeza que vocês vão gostar muito

Fonte: Cozinha Regional Brasileira