quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina Municipal Itapoá



A Acadêmica Imortal da Academia de Letras do Brasil/SC - Itapoá, Neusa Lopes, saudou os convidados. Este foi o discurso proferido por ela durante a solenidade de encerramento das comemorações do três anos da ALB-SC-Itapoá, e evento na Câmara Municipal de Itapoá SC.

Boa noite senhoras e senhores, Excelentíssimo Senhor Prof. Dr. Escritor Imortal Luiz Arthur Montes Ribeiro, Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina Municipal Itapoá.
Excelentíssimo Sr. Osni Ocker, Presidente da Câmara Municipal de Itapoá. Nominando Vossas Excelências, sintam-se nominadas todas as demais autoridades e todos os presentes.
A ALB/SC- Itapoá , encerra nesta data as comemorações alusivas aos seus três anos de fundação, motivo de orgulho para todos nos itapoaenses, uma vez que, esta Academia, participou como Comissão Julgadora dos concursos de “Redação e Desenho” do Rotary Clube de Itapoá; promoveu ano passado, o "Encontro de Arte, Cultura e Literatura de Itapoá , cujo encontro reuniu mais de duzentas pessoas entre itapoaenses e personalidades de várias cidades do Estado de Santa Catarina e do Paraná, inclusive contou a presença do Presidente Nacional da Academia de Letras do Brasil , Dr. Mario Carabajal.
Deste encontro surgiram muitas parcerias com Academias tanto do Paraná, quanto de Santa Catarina.
Nosso presidente, Luiz Arthur Montes Ribeiro recebeu várias homenagens de distintas Academias catarinenses. Foi por um período Vice-Presidente da "Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina".
Esta que vos fala, será homenageada dia 14 de setembro com o "Troféu Osvaldo Dechamps de Arte e Literatura" na cidade de São José.
Nossa Acadêmica Wânia de Almeida foi homenageada ano passado, também, na cidade de São José.
Incansável tem sido os trabalhos das acadêmicas Marli Zotto e Marli Zambonin , que não medem esforços no trabalho pela Arte e Literatura.
Podemos destacar que Itapoá foi por nós representada em 29 eventos de municípios deste Estado de Santa Catarina. Sempre promovemos nossa cidade exaltando o quele tem de melhor.
Nossos Acadêmicos e nossos Escritores, tiveram participação emocionante na primeira "Festa Literária de Guaratuba ISEPE 2012". Não somente nós da Academia estivemos presentes à Festa Literária, como mais de 20 itapoaenses que participaram desta festa com seus trabalhos de Arte, Literatura, Pintura, Desenho e Poesia, incluindo e destacando um belo mural de desenho feito pelos alunos de nossa cidade que ficou exposto no ISEPE de Guaratuba.
Neste ano ainda realizaremos a “1ª Feira de Troca de Livros e Gibis de Itapoá”, incentivando as/os itapoaenses a ler, a pensar, a trocar livros, a compartilhar ideias e promover o intercambio cultural, visando um mundo melhor. 


Neste momento comprimento, o Excelentíssimo Senhor Prof. Dr. Escritor Imortal Embaixador Universal da Paz Luiz Arthur Montes Ribeiro e comprimento as demais Acadêmicas , pelo belíssimo e iluminado trabalho que todos nós estamos fazendo em prol da Literatura, Arte e Cultura. Senhoras e Senhores, muito obrigado.