segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sérgio Sister na Galeria Nara Roesler





Sergio Sister -- Caixa 85, 2010 -- óleo sobre madeira / oil on wood -- 38 x 24,5 x 8,5 cm
foto / photo: Eduardo Ortega -- Coleção Itaú


A Galeria Nara Roesler e Sérgio Sister convidam para coquetel e noite de autógrafos do catálogo Sérgio Sister, publicado pela Pinacoteca do Estado de São Paulo na ocasião de sua exposição com curadoria de Alberto Tassinari. A publicação conta com apresentação de Ivo Mesquita, texto inédito do curador, um ensaio fotográfico de Eduardo Ortega e uma extensa cronologia organizada por José Augusto Ribeiro. 

O coquetel acontece em 25 de abril (quinta-feira), das 19h às 22h na Galeria Nara Roesler. A exposição, com obras de 1990 a 2012 entre pinturas, desenhos e esculturas, fica em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo até 26 de maio.


Galeria Nara Roesler and Sérgio Sister are pleased to invite you to a cocktail and book signing of Sérgio Sister, the exhibition catalog published by Pinacoteca do Estado de São Paulo on occasion of the artist's solo show curated by Alberto Tassinari. The publication includes a presentation by Ivo Mesquita, a new critical text by the curator, a photographic essay by Eduardo Ortega, and an extensive chronology of the artist's career by José Augusto Ribeiro.

The reception occurs on April 25 (Thursday) from 19h to 22h at Galeria Nara Roesler and the exhibition, which showcases paintings, drawings, and sculptures from 1990-2012, is currently on view at Pinacoteca do Estado de São Paulo until May 26.





Sérgio Sister
editora / publisher: Pinacoteca do Estado de São Paulo
idiomas / languages: português / english
textos / texts: Alberto Tassinari, José Augusto Ribeiro, Ivo Mesquita (apresentação / introduction)
páginas / pages: 224 (capa dura / hardcover)
ISBN: 978-85-8256-004-4
preço / price: R$ 60,00


Facebookyoutube   

seg/mon > sex/fri  10h > 19h
sáb/sat  11h > 15h 


galeria nara roesler
avenida europa 655
são paulo sp brasil
01449-001  
t 55 (11) 3063 2344
f 55 (11) 3088 0593

Semana do Livro


Claudia Bakker na Anita Schwartz Galeria de Arte



  Claudia Bakker – Um encontro
entre poetas e pintores

Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio
Abertura: 24 de abril de 2013, às 19h
Exposição: 25 de abril a 1º de junho de 2013
Entrada Franca

Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta, a partir de 24 de abril para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “Claudia Bakker – Um encontro entre poetas e pintores”, com obras inéditas e recentes da artista carioca, feitas especialmente para esta exposição.

O grande espaço térreo da galeria abrigará cinco grandes obras da artista, compostas por vários elementos, como pinturas, fotografias e objetos, como instalações pictóricas que dialogam umas com as outras. Haverá, ainda, um filme.

Os trabalhos são resultados do processo criativo de Claudia Bakker, que documenta suas instalações efêmeras, e esses registros passam a servir de ponto de partida para outros trabalhos.  Toda sua produção, portanto, tem um fio condutor ininterrupto. “Venho ao longo dos anos construindo trabalhos que discutem a relação entre o efêmero e o permanente, em obras que trazem questões sobre o tempo, a paisagem e o feminino”, ressalta.

Essas instalações, chamadas pela artista de “composições”, tem de seis a oito elementos cada uma. Para a artista, que busca um diálogo constante com a poesia, os nomes de seus trabalhos têm peso, e os que estarão na exposição se chamam “Pássaro vermelho”, “Bairro Chinês”, “Entre jardins e florestas” e “Silêncio”. As composições são para ela como “blocos de sensações poéticas”, uma busca da construção de poemas.

   
  Um elo percorre os quatro trabalhos: em cada um deles estará uma fotografia de sua instalação "A Via Láctea" – em que despejou sobre uma fonte do Museu do Açude, em 1996, três mil litros de tinta branca, e algumas bolas de gás, além de um buquê de copos de leite. Sobre essas fotografias, Claudia Bakker fez, agora, interferências com pintura.



A natureza é outro elemento comum aos trabalhos, um universo constante para a artista.  “Para mim a natureza é uma motivação poética”, afirma.
Além do branco, a cor vermelha está também sempre presente na produção da artista. Assim, em “Bairro Chinês”, ela pesquisou o tom preciso que sugerisse a laca chinesa, buscada na tinta acrílica com brilho. Da mesma cor está a caixa de madeira que conterá uma pintura – “como uma árvore abstrata” – feita com fios de bordar. Completam a exposição pinturas de árvores em cor marfim pintadas sobre fundo negro.



  
Na obra “Pássaro vermelho”, as telas são recobertas de tinta acrílica fosca, em tom de vermelho diverso, com sobreposições de tinta da mesma cor em forma de esfera, resultando em delicado alto relevo. A composição abrange ainda uma tela com pinturas de pássaros vermelhos em fundo amarelo.



“Entre jardins e florestas” traz sete elementos, entre eles telas pintadas em verde escuro fosco, em que duas delas recebem camadas de tinta brilhante, sugerindo umidade.
Na obra “Silêncio”, o livro “Um encontro entre poetas e pintores”, sobre o trabalho do artista italiano Lucio Fontana (1899-1968), é atravessado por diversos furos, e é o ponto central da composição que tem uma algumas telas, um objeto de parede e uma caixa.



FLORESTA VERMELHA



Com 24 círculos, cobertos de tinta vermelha, a instalação “Floresta vermelha” estará em uma das paredes do salão principal. O filme “A Via Láctea”, de 16 mm, que registra a instalação feita em 1996, também estará na exposição.




SOBRE A ARTISTA
Claudia Bakker é uma artista plástica carioca, e vem participando desde 1994 de exposições coletivas e individuais. Conhecida por suas grandes instalações com maçãs, com trabalhos que discutem o efêmero e o permanente, Claudia realiza instalações em grandes escalas como com as 1.300 maçãs colocadas no Palácio Gustavo Capanema, no Projeto Macunaíma, da Funarte, em1998; os 3.000 litros de tinta branca no Museu do Açude, em 1996, e no MAM Rio, na exposição “Novas Aquisições”, com um armário de 3m x 3m, com 1.050 maçãs, em 2012.

Para citar algumas exposições individuais mais recentes: “Limites do objeto”, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, 2013; “O Tempo de Todos Nós”, em 2012, no Museu Nacional Soares dos Reis e no Espaço T., em Portugal; “A partir da Primavera Nocturna”, em 2008, na Galeria Graça Brandão, em Portugal; e coletivas: “A Primeira do Ano”, na Anita Schwartz Galeria 2012; “Arquivo em aberto: Sérgio Porto 83-97” no Centro Cultural Sérgio Porto, 2012; “6B Desenho Contemporâneo Brasileiro”, no Centro Cultural da Justiça Federal e “Novas aquisições 2010-2012”, no MAM Rio, (chamo silêncio à linguagem-que-já-não-é-orgão-de-nada)…” no Espaço T/Quase Galeria, Porto, Portugal, “Jogos de Guerra”, no Centro Cultural da Caixa Econômica, em 2011, “Projeções”, no Winzavod Center of Contemporary art-Moscow, na Rússia, em 2008; Estados de metáforas, com Primavera Noturna, Projeto Respiração, Fundação Eva Klabin, 2007.

Claudia Bakker possui obras em coleções públicas e particulares, como o MAM Rio, MACS/Sorocaba, SP entre outras.


Serviço: Claudia Bakker – Um encontro entre poetas e pintores
Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio
Abertura: 24 de abril de 2013, às 19h.
Exposição: 25 de abril a 1º de junho de 2013
Entrada Franca
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro
Telefones: 21.2274.3873 e 2540.6446
Horário: 10h às 20h, de segunda a sexta, e das 12h às 18h, aos sábados
Entrada franca
galeria@anitaschwartz.com.br
www.anitaschwartz.com.br

Mais informações: CW&A Comunicação
                               Claudia Noronha / Beatriz Caillaux/ Marcos Noronha
                               21 2286.7926 e 3285.8687
                               claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br / marcos@cwea.com.br

Boletim e-museus


notícias
Ministra da Cultura abre exposições no MNBA
A Primeira Missa no Brasil, de Portinari
Neste sábado (20), às 11h, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participa da cerimônia de abertura das exposições Quando o Brasil Amanhecia – A Primeira Missa no Brasil vista por Victor Meirelles e Candido Portinari e Portinari e os painéis da Capela Mayrink, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia também contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Esta será a primeira vez que a obra A Primeira Missa no Brasil, executada por Portinari (foto 2, acima), será exibida ao público. Com dimensões de 271 cm X 501 cm, a tela foi produzida em 1948 para a sede do Banco Boa Vista e foi adquirida, no final de 2012, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Saiba mais.
Na exposição, o público poderá ver também o quadro de Victor Meirelles (foto 1, na abertura), tela com 270 cm x 357 cm, realizada entre 1858 e 1860, que foi inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha, e retrata o mesmo momento histórico. Também serão exibidos estudos, fotos, documentos e objetos que ajudam a contextualizar as criações das duas obras. A mostra fica em cartaz até 5 de junho.
Capela Mayrink - Em simultâneo, a exposição Portinari e os painéis da Capela Mayrink apresenta outras quatro obras de Candido Portinari, doadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) ao MNBA/Ibram. As obras são: Nossa Senhora do Carmo, São João da Cruz, São Simão Stock e Purgatório. Todas realizadas pelo artista em 1944 para adornar o interior da Capela Mayrink – localizada no Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Saiba mais.
Instrução Normativa disciplina uso de imagem nos museus Ibram
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) publicou nesta terça-feira (16), no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa (IN) nº 1, de 15 de abril de 2013, que disciplina o requerimento e a emissão de autorização de uso de imagem e de reprodução dos bens culturais e documentos que constituem o acervo das 30 unidades museológicas do Ibram.
As disposições visam à segurança jurídica e à promoção dessas instituições. Para tanto, qualquer captação de imagem para fins não-privados, sejam eles comerciais ou de divulgação, deve ser autorizada. Leia o documento completo.
Apenas a captação de imagem na unidade museológica pelos visitantes, para uso exclusivamente privado, em flagrantes de eventos ou em atividade de natureza eminentemente jornalística independe de autorização. Mesmo essas imagens, no entanto, podem ser restringidas caso a direção do museu dispuser de modo contrário em regulamento próprio. Também fica proibida a associação dessas imagens captadas sem autorização para patrocínio, propaganda, ou promoção comercial.
 Saiba mais na página do Ibram.
PNEM: informativo mantém articulação após encerramento dos fóruns
Com o encerramento dos fóruns para discussão e construção conjunta do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), no último dia 7, a articulação agora continuará por meio do Informativo do PiNEM, enviado mensalmente aos cadastrados no Blog do PNEM com as novidades da área educacional nos museus. O cadastro permanece aberto a todos que se interessarem. O blog também permanecerá atualizado e divulgando os eventos relacionados ao setor.
Durante os 130 dias em que ficaram abertos, os fóruns sobre os nove eixos temáticos (saiba mais) que vão subsidiar o Programa receberam 598 comentários e tiveram 83 tópicos propostos para discussão. Até o dia 2 de abril havia 708 pessoas cadastradas para participar. Mais da metade delas eram do sexo feminino (66%) e, apesar de ter sido registrada a participação de todas as regiões, mais da metade dos cadastrados estavam localizadas na região Sudeste (369 pessoas).  Conheça outras estatísticas de participação.
Articuladores – A mobilização da comunidade foi facilitada pelos articuladores voluntários, que contribuíram em diversos espaços de atuação (redes sociais, reuniões com interessados, encontros locais, articulações com organizações, etc.). Atualmente há 36 articuladores distribuídos em 11 estados.
O encontro presencial que culminará com plenária para aprovar o texto final das diretrizes do Programa está previsto para acontecer no final de 2013. Até lá, o Ibram espera  novos cadastros de articuladores e o apoio das Redes de Educadores de Museus para fortalecer as redes de comunicação com os educadores de museus e as pessoas envolvidas com o tema.
Mais informações podem ser conseguidas pelo e-mail pnem@museus.gov.br
MinC publica convocação para a 3º Conferência Nacional de Cultura
A 3º Conferência Nacional de Cultura (CNC) acontecerá em Brasília, entre 26 e 29 de novembro deste ano, conforme convocação divulgada pelo Ministério da Cultura e publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (17).
O tema geral, inspirado no art. 216-A da Constituição Federal, será Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura.
Antes do encontro nacional, devem ser realizadas as Conferências nos âmbitos Municipal e/ou Intermunicipal (até o dia 14 de julho), Regional ou Territorial (até o dia 1º de setembro), Estadual e do Distrito Federal (até o dia 15 de setembro). Durante todas as etapas,  a discussão será pautada por quatro eixos temáticos, cada um deles com quatro sub-eixos, conforme especificado no Regimento Interno da 3ª CNC, disponível na portaria de convocação (Portaria nº 33 de 16 de abril de 2013, publicada em 17 de abril).  
O encontro tem, entre outros, os objetivos de propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil; avaliar a execução das Metas do Plano Nacional de Cultura e os resultados obtidos a partir da 2ª Conferência Nacional de Cultura; debater experiências de elaboração, implementação e monitoramento de Planos de Cultura; e discutir a cultura brasileira nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania.
Clique aqui para acessar a íntegra do Regimento Interno da 3º Conferência Nacional de Cultura.
Lançamento do livro Acessibilidade a Museus no MHN
No próximo dia 24 de abril (quarta-feira), às 16h, será lançado, no auditório do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), o livro Acessibilidade a Museus. No evento estarão presentes as autoras Regina Cohen, Cristiane Duarte e Alice Brasileiro.
O livro é uma publicação do Ibram/MinC e será o segundo volume da Coleção Cadernos Museológicos. A publicação procura orientar os profissionais dos museus brasileiros sobre a necessidade de adaptação dos espaços para torná-los acessíveis às pessoas com deficiência.  A obra terá tiragem de 3.500 exemplares, que serão distribuídos pelo país.
As autoras são arquitetas e professoras pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto Sobre Acessibilidade e Desenho Universal – Núcleo Pró-Acesso – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No lançamento, aberto ao público, elas farão uma pequena exposição sobre o livro e distribuirão 100 unidades autografadas.
O primeiro volume dos Cadernos Museológicos foi sobre segurança em museus e inaugurou a coleção em agosto de 2012. A partir do final de maio estará disponível, no site do Ibram, uma versão digital do volume 2, Acessibilidade a Museus.
Projeto Legado Cultural voltado ao setor museal no Recife é suspenso
O Ibram/MinC suspendeu, por prazo indeterminado, a execução do Projeto Legado Cultural para o Setor Museal na Região Metropolitana de Recife.
O projeto faz parte do Edital de Seleção de Projetos nº 1/2012, publicado em outubro do ano passado, para a celebração de Termo de Parceria com OSCIP, que, por sua vez, estava fundamentado orçamentariamente pelas emendas nº 71180010 e nº 35410019.
A liberação parcial do orçamento previsto é o motivo da suspensão. O Ibram busca novos recursos que subsidiem a implementação do projeto, de acordo com a lógica do modelo de execução prevista pelo Programa de Trabalho (anexo II do edital). No caso de haver novos recursos, o Ibram retomará o certame. Veja a publicação no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2013.
Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cddp@museus.gov.br.
CNIC aprova 25 projetos da área museal para captação de recursos
208ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), realizada em Brasília (DF) na semana passada, aprovou nove projetos para a área museal analisados pelo Ibram, assim como 16 outros projetos analisados pelas demais instituições vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC).
No total, a área teve autorização para captar mais de R$ 23.640 milhões por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet). Dentre os projetos analisados pelo Ibram encontram-se planos anuais de manutenção para museus, inventários e propostas de digitalização de acervos – como no Museu do Estado de Pernambuco – assim como projetos de ampliação e criação de museus.
Já entre os projetos analisados por outras vinculadas destacam-se eventos como mostras, exposições e festivais, assim como a restauração de bens materiais. Os mais de 700 pareceres emitidos durante a 208ª Reunião da CNIC estão disponíveis para acesso, assim como o relatório final da reunião de abril.
Saiba mais sobre a CNIC.
Agenda
Ilustração: a arte nos livros
O quê: Exposição que faz parte da programação em comemoração ao mês do livro  e traz panorama do uso de ilustração na edição de livros no mundo e no Brasil.
Quando: Até 27/4. Visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 23h, e sábado, das 8h às 14h.
Onde: Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (Av. W3 sul EQ 506/507 | Brasília – DF)
Informações: (61) 3244.3015 | procult.bdb@bn.br | http://www.bdb.org.br

12.000 Anos de História: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul
O quê: Abertura da exibição com curadoria de Silvia Copé, doutora em Pré-história e coordenadora técnica do NuPArq-UFRGS. O evento tem apoio da Sociedade Brasileira de Arqueologia, do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e patrocínio da Petrobras. Entrada franca.
Quando: Abertura dia 22/4, às 19h. Visitação até dia 31/12, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (último sábado de cada mês: das 9h às 13h).
Onde: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 | Porto Alegre – RS)
Informações: Agendamento de grupos para visitação: (51) 3308.4022 | 3308-3390 | museu@museu.ufrgs.br |www.museu.ufrgs.br

Visita Técnica na Pinacoteca
O quê: Para os profissionais da área museológica. Os participantes terão contato com os núcleos de Gestão Documental do Acervo, Expografia e Montagem de Exposições, Conservação e Restauro, e Ação Educativa. Durante a atividade, serão oferecidas palestras com o tema e a dinâmica de cada departamento, além de suas tarefas diárias. Com adesão gratuita. 80 vagas.
Quando: Inscrições até 7/5. Evento será nos dias 13, 14 e 15/5, das 10h às 18h.
Onde: Auditório da Pinacoteca Luz (Praça Da Luz, nº 2, Bom Retiro | São Paulo – SP)
Informações: Inscrições sisem@sp.gov.br | (11) 2627.8208 | www.sisemsp.org.br

Homenagem a Kounellis
O quê: A exposição Homenagem a Kounellis, de César Brandão, retoma a bandeira da arte como expressão da experiência de vida e da cultura. A partir de um molde, o artista funde peças de alumínio em série.
Quando: Até 19/5. Visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 13h às 18h.
Onde: Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790, centro | Juiz de Fora – MG)
Informações: (32) 3229.7650 | http://www.ufjf.br/mamm

Série de Concertos do Museu do Oratório
O quê: O Trio de Harpa, Flauta e Viola, formado pelos músicos Marcelo Penido, Cássia Lima e João Carlos Ferreira, apresenta repertório variado na Série de Concertos do Museu do Oratório. A segunda apresentação da Série de Concertos no Museu do Oratório.
Quando: Dia 20/4, às 18h30. Ingressos a R$10 na portaria do Museu. Estudantes e idosos pagam meia entrada. Mediante apresentação de comprovante de endereço, moradores de Ouro Preto não pagam ingresso.
Onde: Museu do Oratório (Adro da Igreja do Carmo, 28, Centro | Ouro Preto – MG)
Informações: (31) 3551.0618

Exposição no Museu Náutico Ilha Bela
O quê: O setor de naufrágios do Museu conta com um valioso acervo de objetos: cristais, porcelanas, talheres de prata, artefatos de bronze – datados do século 18 até meados deste século e maquetes dos principais naufrágios que ocorreram na região. Há ainda um acervo com toda a história da escafandria, mergulho profissional e recreativo.
Quando: Fora de temporada: de quinta a domingo, das 13h às 18hs. Durante a temporada: diariamente, das 10h às 20h. IngressosR$ 8 (Estudantes, professores e idosos: R$ 4;  grupos escolares: R$2,50 por aluno; crianças até 8 anos acompanhados dos pais não pagam).
Onde: Museu Náutico Ilha Bela (Rua Dona Isa , 25 – Esquina com Av. Almirante Tamandaré, 805 – ao lado do Deck Restaurante em Ilhabela | Ilha Bela – SP)
Informações: (12) 3896.3840 | museuilhabela@terra.com.br | http://www.museunauticoilhabela.com.br

JK e o Brasil Campeão
O quê: Exposição em homenagem ao futebol nacional e ao Presidente JK, que celebrou a conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil em 1958.
Quando: De 21 de abril a 21 de agosto, das 9h às 18h.
Onde: Térreo do Memorial JK (Praça do Cruzeiro Eixo Monumental Lado Oeste | Brasília – DF)
Informações: (61) 3225.9451 | http://www.memorialjk.com.br

Palestra: Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura marinha na Bahia
O quê: O Mestre em Artes Visuais (EBA/FBA) Anderson Marinho da Silva realiza palestra com o tema: Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a Pintura de Marinha na Bahia.
Quando: Dia 24/4, das 17h às 18h30.
Onde: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto (Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória | Salvador – BA)
Informações: (71) 3336.6081 | cultural@museuccostapinto.com.br

Dias da terra e da Educação: Horta Orgânica
O quê: O circuito trará conhecimentos gerais sobre cultivos e vegetais, como as vantagens e desvantagens da monocultura e rotação de culturas, a importância do plantio para o solo e as consequências do uso de agrotóxicos, além de apresentar tipos de hortaliças e ervas medicinais.
Quando:
De 22 a 26/4. Horários disponíveis para agendamentos escolares: 9h e 13h30.
Onde:
Rodovia Fausto Santomauro, Km 3 | São Paulo – SP
Informações: (19) 3523.4885 | www.energiaesaneamento.org.br

Concurso fotográfico
O quê: O concurso tem a finalidade de divulgar a história aeronáutica brasileira, convidando fotógrafos (profissionais, amadores e iniciantes) a dedicarem seus diferentes olhares e percepções para registro do acervo e arquitetura no Museu Aeroespacial.
Onde: Museu Aeropospacial (Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos |
Rio de Janeiro – RJ)
Quando: Até dia 3/5.
Informações: (21) 2108.8954 | (21) 2108.8955 |(21) 2108.8955 ramal 2108 | www.mual.aer.mil.br | www.amaero.com.br

9º Encontro de Colecionadores de Camisas
O quê: A ideia do encontro é tirar do armário aquela camisa que é uma verdadeira relíquia e apresentar a todos. O tema do encontro é Seleções do Mundo. As camisas serão expostas no varal das 9h às 17h. Qualquer camisa ligada ao tema está valendo. Participe e leve sua coleção. Entrada franca.
Quando: Dia 20/4, das 9h às 17h.
Onde: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu  | São Paulo)
Informações: (11)  3664.3848 | contato@museudofutebol.org.br

Cine MISA
O quê: Exibição do Festival do Minuto, em parceria com o Coletivo Popfuzz. Classificação livre. Entrada franca.
Quando: Dia 23/4, às 19h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá | Maceió – AL)
Informações: (82) 3315.7882

Aniversário do Museu Paulo Firpo
O quê: Eventos com palestra da coordenadora do Bacharelado em Museologia da Universidade  Federal de Pelotas Nóris Leal e coquetel de recepção à Vice Cônsul Honorária da Espanha, Guillermina Gonzalez, entre outras atividades.
Quando: De 22 a 26/4.
Onde: Museu Paulo Firpo (Rua Júlio de Castilhos 1060 | Dom Pedrito – RS)
Informações: (53) 3243.1641| museupaulofirpo@hotmail.com

O rádio nas ondas da História
O quê: Apresentação de sambas com uma determinada linha temática dentro da História do Brasil. As obras são debatidas com o público de forma lúdica e prazerosa. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Quando: 19/4 a 26/5, de sexta a domingo, às 19h.
Onde: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro | Rio de Janeiro – RJ)
Informações: (21) 3970.3703 | makaraeducativo@gmail.com | www.historiaatravesdamusica.wordpress.com

Cursos e Oficinas
Curso de Capacitação Módulos I e II
O quê: Nesta fase, a atividade abordará o panorama das políticas públicas de cultura no Brasil e a elaboração de projetos para museus, leis de incentivo à cultura e conservação preventiva de acervos museológicos. O primeiro módulo será ministrado pelos professores Roseli Biage e Leonardo Cássio, e o segundo é coordenado pela museóloga Andrea Zabrieszach Afonso Santos.
Quando: De 22 a 24/4, das 9h às 17h.
Onde: Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, nº859 | Campinas – SP)
Informações: (19) 3733.8800 | http://www.miscampinas.com.br

Oficina Temática da exposição União e Indústria
O quê: Edição do projeto Oficina Temática na exposição União e Indústria. Com vagas limitadas. Inscrição gratuita. Para crianças de 7 a 10 anos.
Quando: Dia 20/4, a partir das 10h.
Onde: Espaço Cultural dos Correios (Rua Marechal Deodoro 470, Centro | Juiz de Fora – MG)
Informações: (32) 3690. 2027 | maprocultural@pjf.mg.gov.br

Uma Tarde no Museu
O quê: Em oficinas gratuitas, voltadas às famílias e ao público em geral, o programa educativo Uma Tarde no Museu incentiva, de forma criativa e lúdica, a leitura da coleção e das exposições temporárias do MCB. Chegar com antecedência de 15 minutos. 25 Vagas com inscrições prévias. Entrada franca.
Quando: Dia 27/4, às 14h30.
Onde: Museu da Casa Brasileira (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 |São Paulo – SP)
Informações: (11) 3032.2499 | 3032.3727 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

III Seminário de Pesquisa do PEP/MP Iphan: Paraíba e Rio Grande do Norte
O quê: Nesta edição, o Seminário abordará temáticas que envolvem a preservação do patrimônio arqueológico e a promoção de ações de Educação Patrimonial. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia. Entrada franca.
Quando: Dia 29/04, às 13h.
Onde: Auditório do Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão (Praça Augusto Severo, Ribeira | Natal – RN)
Informações: (84) 3211.3820 (Iphan-RN) | (83) 3241.2896 (Iphan-PB)

Curso para agentes culturais
O quê: Curso de formação que habilita profissionais da área de turismo e cultura a realizar monitorias para grupos nas dependências do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. Gratuito. Inscrições por telefone, email ou pessoalmente.
Quando: Dia 24/4, das 9h30 às 12h.
Onde: Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Largo dos Jesuítas, 67, Centro | Embu das Artes – SP)
Informações: (11) 4704.2654

Criatividade e linguagem na era digital
O quê: Palestra sobre criatividade na linguagem: idiomas híbridos entre arte, vida e ciência. Com Elena Giulia Rossi, de Roma. Haverá tradução consecutiva. Entrada franca.
Quando: Dia 24/4, às 17h30.
Onde: Auditório do MAC Cidade Universitária (Rua da Praça dso Relógio, 160 | São Paulo – SP)
Informações: (11) 3091.3559 | cursosmac@usp.br | www.mac.usp.br

Os desdobramentos do espaço: relações da arte contemporânea no espaço tridimensional
O quê: O curso propõe uma compreensão da arte fora dos espaços convencionais e aborda alguns dos principais formatos não convencionais da arte – como a instalação e a intervenção. Ministrante: Iara Freiberg, artista formada pela ECA-USP. Vagas limitadas. Duração: 4 encontros (8 horas).
Quando: Dias 15, 22, 29 de abril e 06 de maio, das 16h às 18h. Investimento: R$ 320.
Onde: Fundação Ema Klabin (Rua Portugal, 43, Jardim Europa | São PauloSP)
Informações:
(11) 3062.5245 | http://emaklabin.org.br