sexta-feira, 27 de maio de 2022

CORAÇÕES ALADOS EM ITAPOÁ - INSTITUTO MONTES RIBEIRO

 

Instituto Montes Ribeiro promove evento de artes visuais

 e literatura em Itapoá, no Cais do Porto Restaurante

 

Acontece neste 28 de maio, em Itapoá, no Cais do Porto Restaurante, a partir das 18h30, a abertura da exposição “Tons de Itapoá”, da multiartista Neusa Lopes, e a sessão de autógrafos do livro “Corações Alados” do escritor e poeta Luiz Arthur Montes Ribeiro.

 

Sobre o evento

O projeto nasceu de conversas entre a artista e o escritor. Amigos de longa data, atuaram juntos nestes setores e também no teatro e música, na década 2010, em Itapoá. Retomam seus projetos culturais neste 2022, pelo Instituto Montes Ribeiro, com esta exposição e sessão de autógrafos que, certamente, levará um púbico expressivo.

 

Sobre Neusa Lopes


Neusa Maria Gomes Lopes, Neusa Lopes, nasceu em Capanema (Pr) em 8 de março de 1959. Reside em Itapoá desde 2008. No Paraná teve expressiva atuação na cultura. Exerceu cargos como Secretaria de Cultura e Turismo em diversos municípios. Em Itapoá, foi assessora parlamentar na Câmara Municipal e Diretora de Cultura. Em sua trajetória recebeu homenagens, títulos, troféus e condecorações; entre elas a “Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro – Instituto Montes Ribeiro”, solenidade realizada em Itapoá em 2013.

Nas artes visuais participou de exposições em Portugal, Argentina, Paraná e Santa Catarina. Neusa também é radialista, escritora, poeta e pesquisadora com diversas publicações em livros e veículos de comunicação. Em 2016 participou, com suas obras da “Exposição do Acervo de Artes Visuais do Instituto Montes Ribeiro” realizada no Memorial de Curitiba. Continua seu trabalho nestas áreas com grande expressão nas artes visuais.

 

Sobre Tons de Itapoá


“Tons de Itapoá” é a primeira mostra individual de Neusa Lopes. Composta por 30 obras, com várias dimensões, em acrílica sobre tela, que representam todo o esplendor desta cidade que ela escolheu para viver. Multicoloridas suas obras a definem como um dos expoentes das artes no Paraná e Santa Catarina.

Seus traços e suas pinceladas são de excepcional delicadeza. A exposição levará o público ao êxtase com tanta beleza expressada em arte.

 

Sobre Luiz Arthur Montes Ribeiro



Luiz Arthur Montes Ribeiro nasceu em 5 de novembro de 1959, em Ponta Grossa (Pr). Vive e trabalha em Curitiba onde exerce suas profissões de artista visual, escritor e chef de cozinha. É diretor do Instituto Montes Ribeiro.

No Paraná exerceu várias atividades. Entre elas foi membro do Conselho Estadual de Cultura e membro do Conselho Estadual de Educação. Escritor, poeta, artista visual, curador e colecionador de obras de arte mantém uma página na internet www.luizarthur.com.br

Na década de 2010 residiu em Itapoá tendo expressiva atuação nas artes, cultura, literatura, memórias e gastronomia. Criou o Bistrô das Artes, que além da gastronomia, mantinha um espaço de Artes e Cultura onde foram realizados o 1º Encontro de Arte e Cultura de Itapoá; 1º Salão de Artes Barra do Say entre outros inúmeros eventos. Também apresentava o programa de rádio “Luiz Arthur Arte e Gastronomia” seguindo os passos do seu blog: https://luizarthurarteegastronomia.blogspot.com

Foi Presidente da Academia de Letras do Brasil para Itapoá, Vice Presidente da Academia de Letras do Brasil para Santa Catarina e Presidente da Academia de Letras de São Bento do Sul. É Doutor Honoris Causa em Filosofia Univérsica pela Academia de Letras do Brasil.

 

Sobre Corações Alados



Editado pela AmoLer, (83 páginas, Blumenau, SC), bilingue, (português-espanhol), o livro contém poemas, escritos e cartas de amor. Segundo Terezinha Manczak, (Blumenau SC), poeta, editora e produtora cultural “não são frases de efeito jogadas ao vento por quem apenas sonha, mas palavras de um amor romântico e delicado. Versos revestidos de certezas e cumplicidade, já vivenciados.”

 

Este é o décimo livro do escritor/poeta. A tradução para o espanhol é da professora Nídia Cárita dos Santos Andrade Cortez, (Brasília DF), e segundo ela “A leitura é gostosa e envolvente, simples e nos prende porque nos deixa com aquele gostinho de querer saber o que vai acontecer. Ficou ótimo. Com cara de diário. Confidências. Segredos. Mistérios e muitas intimidades.”  A Ilustração da capa do livro é de autoria de Montes Ribeiro.

 

Para o Jornalista e Presidente da Academia Poética Brasileira Mhario Lincoln, (Curitiba Pr): “No fundo, esse coração alado de Luiz Arthur acaba lhe sendo o acalanto para a ansiedade de amar a si e a outrem. Porém, de forma singela, apesar dos flamejantes versos sensuais, dando moldura ao que pode ser conceituado como um amor completo. “

 

 

Sobre o Cais do Porto Restaurante



O estabelecimento, na baixa temporada atende no horário do almoço com buffet livre e por quilo, das 11h30 às 14h15 de quarta a domingo. Abrirá no sábado, dia 28, excepcionalmente, para a realização do evento de arte e literatura, com cardápio especial aos que desejarem jantar, (á la carte), ou um happy hour. A sugestão para os paladares mais aguçados, para a noite do dia 28 de maio é o “salmão ao molho de maracujá”.


 

Segundo a proprietária do estabelecimento, Jô Ribas: misturas temperos e aromas são como pintar uma tela ou escrever um poema, temos a base, mas desejamos tocar o coração de quem aprecia, pois transferimos o sentimento através das mãos... Afinal, comida, diversão e arte são a tríade perfeita! Jô é também organizadora de eventos, fotógrafa, artista visual e advogada.




 

 

Serviço:

O que? Abertura da exposição de artes visuais “Tons de Itapoá” e sessão de autógrafos do livro “Corações Alados”

Quem promove? Instituto Montes Ribeiro

Quem é a artista visual? Neusa Lopes - (47) 99704-9209

Quem é o escritor/poeta? Luiz Arthur Montes Ribeiro - (41) 99920-7349

Quando? 28 de maio de 2022, sábado, a partir das 18h30

Onde? Cais do Porto Restaurante

Endereço? Avenida André Rodrigues de Freitas, 102 Itapoá - (41) 99911-3673