terça-feira, 6 de setembro de 2022

JUAREZ MACHADO - Gravuras inéditas na Villa Francioni em Santa Catarina - 10 de setembro

 

Villa Francioni traz obras inéditas de Juarez Machado para celebrar a chegada da primavera

 


A estação mais colorida do ano se aproxima e para dar as boas vindas à primavera, a vinícola Villa Francioni, localizada em São Joaquim, na Serra Catarinense, traz para a sua Galeria de Arte mais uma belíssima exposição com gravuras inéditas produzidas pelo multiartista Juarez Machado. A mostra será inaugurada no dia 10 de setembro, às 15h, ficará disponível para visitação gratuita até o dia 20 de novembro e leva o apoio do Instituto Internacional Juarez Machado.

Os irmãos JUAREZ MACHADO e EDSON BUSCH MACHADO

A exposição  intitulada “In Vino Veritas” contará com vinte gravuras inéditas produzidas em Paris, numeradas e assinadas por Juarez, com temas variados – vinhos, tango, jazz, festas e castelos. Todas as obras estarão à venda.



Juarez Machado nasceu em Joinville, SC, tem 81 anos e atualmente vive e mantém seu ateliê em Paris, na França. É considerado um dos maiores nomes da arte brasileira destacando-se como pintor, escultor, cenógrafo para televisão e teatro, cartunista, e muito lembrado pelas inserções de seu personagem de mímica no programa Fantástico da Rede Globo na década de 70. Realiza exposições na Europa, Oriente Médio e nas três Américas. Sua arte influenciou também as cores do filme “O Fabuloso Destino de Amèlie Poulain”, do diretor francês Jean-Pierre Jeunet.

Esta exposição é uma iniciativa e conta com a curadoria de seu irmão Edson Machado, também responsável pela gestão cultural da Galeria VF e diretor do Instituto Internacional Juarez Machado, que presta apoio institucional a este evento da vinícola. Segundo Edson, a exposição tem por objetivo reunir obras de diferentes fases do multiartista Juarez. “Fizemos questão de trazer ao público da vinícola imagens que fazem analogia ao prazer da vida. São quadros coloridos e celebram a dança, a beleza, a alegria e o bom gosto. O título ‘In Vino Veritas’ significa, em tradução literal do latim, ‘No Vinho está a Verdade’”.

A presidente do Conselho Administrativo da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, acentua a importância de uma exposição de Juarez Machado na vinícola. “Lembro que completa em 2022 dez anos de sua primeira exposição em nosso espaço. Ele visitou toda a vinícola, ficamos amigos e a partir daí ele criou rótulos para nosso vinho que leva o seu nome. É uma honra poder receber agora novas produções deste internacional artista catarinense”.

Fundada pelo visionário empresário Dilor Freitas, atualmente a Villa Francioni é administrada pelos sócios-conselheiros André, Adriana e Daniela de Freitas (Presidente do Conselho de Administração).



Serviço:

Exposição: Juarez Machado - IN VINO VERITAS

Abertura: 10 de setembro de 2022, às 15h.

Galeria: Galeria de Arte Villa Francioni - Rodovia SC - Km 300 - São Joaquim - Santa Catarina

Visitação: Até 20 de novembro de 2022, todos os dias, das 10h às 17h.

Curadoria: Edson Busch Machado

Apoio: Instituto Internacional Juarez Machado







Carlos Navero e sua Galeria Pirajuí na Casa Cor de São Paulo até 11 de setembro

 

Com Carlos Navero na Casa Cor de São Paulo.
Ao fundo fotografia de Michael Gross, GOTIKE, 130 x 90 cm. 
Esta obra fazia parte do Acervo do Banco Santos.
 

Admiração pela arquitetura modernista e experiência como colecionador de artes inspiraram o arquiteto Carlos Navero em sua participação na CASACOR São Paulo 2022

Com 145 m², o ambiente Galeria Pirajuí propõe uma reflexão e homenageia o estilo arquitetônico presente na cidade de São Paulo ao evocar a história do Conjunto Nacional, local da 35ª edição paulistana da mostra


 A Galeria Pirajuí, do arquiteto Carlos Navero para a CASACOR São Paulo 2022, reúne peças originais de artistas renomados (da direita para a esquerda): Lita Cerqueira, Arthur Grangeia, Luiz Ardezzoni, Albano Afonso e Roberta Goldfarb |Foto: Erika Waldmann

 Unindo suas três paixões, a arquitetura, a arte e a natação (esporte que pratica diariamente), o arquiteto Carlos Navero faz sua primeira participação na CASACOR São Paulo, que em 2022 acontecerá no Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista. Nessa edificação tão simbólica para a cena urbanística da cidade, ele, que é natural da capital paulista, prestará uma homenagem especial à arquitetura modernista expressa nas referências que designaram a maior metrópole do Brasil. A começar pela exibição de uma gravura assinada pelo também arquiteto David Libeskind, autor do Conjunto Nacional, a partir do croqui original de 1955 do prédio.

Com pé-direito alto, linhas retas e iluminação flutuante, o espaço da Galeria Pirajuí, montada por Carlos Navero, foi projetado com pastilhas de porcelana 5 x 5 cm nas cores azul e rosa, remetendo ao edifício Louvre, datado de 1950, da Avenida São Luís, na região central. Com a referência desse elemento, o profissional emulou uma semelhança imagética com piscinas de borda infinita e bancos com LED, propondo um mergulho estético nas artes expostas, que também estarão à venda durante todo o evento. Essas obras fazem parte do seu acervo pessoal e de outros colecionadores que concederam o ensejo de expor grandes preciosidades aos visitantes da CASACOR 2022.

  


As cores da galeria são uma homenagem que o arquiteto promove à arquitetura modernista na CASACOR São Paulo, assim como honra sua paixão pela natação em um ambiente imersivo e moderno. A escultura da nadadora é uma peça de Sonia Menna Barreto, que se encaixa ao espaço de maneira brilhante | Foto: Erika Waldmann

“Pautado nessa veia modernista, seria impossível desconsiderar a aplicação da pastilha de porcelana, que se configura como um elemento muito presente nos edifícios realizados pelos profissionais de arquitetura que se dedicaram ao estilo que prestigia as linhas retas”, enfatiza o profissional.  “Já com relação às cores, promovi um mergulho entre as obras arquitetônicas de João Artacho Jurado, ao mesmo tempo que proponho a sensação de se imaginar dentro de uma piscina”, arremata Carlos, honrando o trabalho de Jurado, criador de prédios célebres, como Louvre, no centro paulistano, Cinderela, em Higienópolis, e Planalto, na Bela Vista, sempre em bairros de expressão na cidade.

 

Já, com a emulação da piscina constituída com as pastilhas de porcelana, da Cerâmica Atlas, o arquiteto e galerista inovou ao usar um único revestimento para todo o ambiente, trazendo uma uniformidade e apresentando uma solução transformadora para a cobertura de ambientes.

 

Com mais de doze anos atuando na área de design de interiores e arquitetura, Carlos Navero é também especialista e colecionador de arte. Sua Galeria Pirajuí transporta os visitantes da CASACOR São Paulo para o universo da fotografia e das artes plásticas. Na foto, Carlos posa ao lado da escultura “Dobradura em Livros”, de Eleutherio Netto | Foto: Erika Waldmann

 Sob o tema da mostra, Infinito Particular, Carlos, que já foi sócio de uma galeria em Curitiba (PR) e trabalhou em galerias de São Paulo, garante: “Sempre me envolvi com a arte, então a minha leitura de infinito particular se reflete naquilo que me cerca, como a arte, as memórias afetivas e o colecionismo, tudo muito presente no meu ambiente”.

A arte estará presente também nos móveis que fazem parte do lounge da galeria, onde os visitantes poderão se acomodar em mobiliários assinados por Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Geraldo Barros.

  


Esculturas, fotografias, instalações, artes plásticas, mobiliário de designers célebres e uma arquitetura imersiva: tudo isso faz parte da Galeria Pirajuí, idealizada pelo arquiteto e galerista Carlos Navero | Foto: Erika Waldmann

 

Com iluminação de led nos bancos, como se fossem bordas de uma piscina infinita, a galeria também reúne obras de: (da esquerda para a direita) Isabella Lescoure, Yohana Oizume e uma escultura do brinquedo clássico da Playmobil | Foto: Erika Waldmann

 A galeria recebe peças exclusivas que poderão ser admiradas por todos que passarem pela CASACOR São Paulo, como uma instalação de Luiz Martins, uma escultura com dobradura de Eleutherio Netto, um raríssimo vaso de Arthur Luiz Piza, fotografias de Claudia Andujar,Lita Cerqueira, Albano Afonso, Delson Uchôa, Sara Ramo, Valdir Cruz, além de cento e quinze peças de arte cinética de Abraham Palatnik, do acervo pessoal de Navero, expostas em uma estante de serralheria da S.C.A Jardim Europa. Tudo isso e muito mais acompanhado pelo delicioso café da Nescafé Dolce Gusto, que marca presença no espaço.

 

Sobre Carlos Navero

Arquiteto e Urbanista pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, design de interiores pelo Senac – PR e especialista em Design de Móveis pelo Senac-SP, Carlos trabalhou em galerias de arte em Curitiba e em São Paulo. É especialista em garimpar arte e objetos de design para seus projetos, atendendo as mais diversas solicitações dos clientes. Realiza projetos de arquitetura e de interiores com emprego de novas tecnologias e de materiais sustentáveis de baixo impacto ambiental, desenvolvendo e executando o projeto de arquitetura e design de interiores por completo. Administra e gerencia a obra em todo seu contexto, mantendo contato direto com cliente e fornecedor. Sempre entusiasmado com o resultado da obra executada garante aos clientes, a confiança e o respeito por um trabalho belo e funcional.

www.carlosnavero.com.br

@carlosnavero_arquitetura

(11) 91401-7500


Serviço 35ª edição CASACOR São Paulo

Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073

Localização Galeria Pirajuí: Espaço nº 04

Período de visitação: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Horário: terça a sábado, das 12h às 22h | domingo, das 11 às 21h


Lista de fornecedores:

Alarmbr.Com - segurança

Cerâmica Atlas - pastilhas

Colormix - revestimentos

Coral - tintas

Full House

Nestlé – Café Dolce Gusto

SCA Jardim Europa - estante

Salvabras - proteção de piso

Santa Luzia Rodapés

Smartt Lighting - iluminação

 

Julho/2022

Informações para a imprensa:

dc33 Comunicação

Lucas Janini – assessoria@dc33.com.br

Glaucia Ferreira – coordenacao@dc33.com.br

Danilo Costa – danilo@dc33.com.br

(11) 98125-7319

www.dc33.com.br | @dc33comunicacao