quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Pedaços de Nozes" estréia no Auditório Glauco Flores de Sá Brito


O espetáculo teatral “Pedaços de Nozes” realizado pela A Tração 4x4 Produções em parceria com Serafim Cia. Teatral é a segunda parte da trilogia existencialista concebida por Fernando Cardoso. A primeira parte, “Solidrão” foi apresentada em 2015 e o texto aborda as relações humanas diante da vida e o sentido de existir.

Explorando as obras de Jean Paul Sartre, Fernando Cardoso se inspira e situa a trama, na qual ele apresenta de forma psicológica contando a história do Homem, da Mulher, do Menino e da Mãe. A busca de compreender a existência diante do frenético “jogo da vida”, uma tragicomédia contemporânea, acaba revelando a face oculta de cada um de nós, com um toque de humor ácido, diante da banalidade da vida, transformando em poesia a realidade medíocre

O elenco de “Pedaços de Nozes” é composto por Ana Valéria Caetano, Ithamar Kirchner, Pedro Cordeiro e Regina Razzolini; os figurinos são Fernando Cardoso; a iluminação de Rodrigo Ziolkowiski e a produção executiva é de Pepo Cordeiro.

Indicadas para maiores de 16 anos, as encenações de “Pedaços de Nozes” acontecem no Auditório Glauco Flores de Sá Brito até dia 7 de agosto, de quinta a sábado às 21h e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia).

Visões do Paraíso na Casa da Cultura Polônia Brasil

Visões do Paraíso” da artista Eunice de Alencar Guimarães Vianna na Casa da Cultura Polônia Brasil.



Casa da Cultura Polônia Brasil e o Consulado Geral da República da Polônia convida a todos para a abertura da exposição “Visões do Paraíso” de Eunice de Alencar Guimarães Vianna que acontecerá nesta sexta 22 de julho de 2016 às 19h na sede da instituição, na capital paranaense.
Com produção da também artista plástica Marcia Széliga e apoio de parceiros institucionais, a exposição estará aberta à visitação pública de 25 de julho a 16 de setembro, oportunidade excelente para conhecer e adquirir obras da artista paranaense nascida em Paranaguá e radicada, anos mais tarde, em Curitiba.

Sobre a Artista
 Eunice de Alencar Guimarães Vianna, bisneta de Visconde de Nacar, foi uma  artista autodidata por excelência.
Irmã de Eleuther de Alencar dos Guimarães Vianna, grande estilista modelista,  nonagenário, que tem vestido com elegância, dedicação e esmero a alta sociedade  curitibana com trajes de gala e luxuosos vestidos de noivas, com o refinamento  de uma Moda de extremo bom gosto, trazem uma história riquíssima de toda a  linhagem de família.
Nascida a 10 de agosto de 1909, em Paranaguá, foi filha de João Rodrigues Vianna e Erina Braga Guimarães de Alencar Guimarães Vianna, esta, filha de Angélica Braga Guimarães e Leonel de Alencar Guimarães, por sua vez filho de Bárbara Augusta de Alencar Guimarães e Manoel Antônio Guimarães Filho, filho de Maria Clara Correia Guimarães e Manoel Antônio Guimarães, o Barão e, posteriormente, o Visconde de Nácar.
Aos 7 anos de idade estudou no Colégio interno das Freiras do Cajuru, em Curitiba, permanecendo até os 18 anos de idade. Nunca aprendeu desenho ou pintura, mas em 1951, com o falecimento de seu pai, recebeu uma herança com a qual comprou uma livraria em Paranaguá e lá começou a se dedicar à pintura, estudando os livros de arte e desenvolvendo a policromia através da técnica do pontilhismo com a pintura a óleo.
Vivendo então no Casarão Histórico da família em Paranaguá, juntou-se a um grupo de artistas, dedicando-se cada vez mais à pintura, trazendo temas diversificados como flores, peixes, aves, santos e figuras folclóricas.
Em 1976 foi trazida por seu irmão Eleuther à Curitiba, passando a morar no edifício da Rua Mariano Torres, onde também está o atelier de costura deste grande estilista.
Participou de várias exposições como o Salão de Artes do Círculo Militar, quando recebeu o prêmio de Menção Honrosa em 1984 e do salão Paranaense.
Faleceu no ano de 1998, aos 89 anos de idade, deixando um riquíssimo acervo. Deste acervo 30 de suas obras, a Casa da Cultura Polônia Brasil tem o privilégio de apresentar à sociedade como um evento artístico, e de revelar mais uma parte do patrimônio da importante e respeitosa família Alencar Guimarães Vianna que fazem a história de Paranaguá e Curitiba.
Serviço:
Exposição “Visões do Paraíso” de Eunice de Alencar Guimarães Vianna
Onde: Casa da Cultura Polônia Brasil
Rua Ébano Pereira, 502 – Centro – Curitiba – PR
Quando: de 25 de Julho a 16 de Setembro, (de segunda à sexta das 14 às 17hs / Fechado aos sábados e domingos)
Entrada Gratuita, aberta a todos os públicos.
*As obras estarão à venda, podendo ser pagas com cheque, dinheiro, cartão de débito ou crédito.
Para mais informações: contato@poloniabrasil.org.br – fone: (41) 3088-0708

***

Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais



Abertas as inscrições para o 11º Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais – FETAEPI
Apresentações de 13 a 22 de outubro
Inscrições de 30 de junho a 18 de agosto
Para consultar o regulamento do evento e inscrever seu grupo favor acessar o formulário no site da Prefeitura de Pinhais no link
Informações pelo telefone 3912-5253 ou 3912-5247 ou pelo email: fetaepinhais@gmail.com


Coral Vozes da Babitonga com inscrições abertas



Porto confirma patrocínio e inscrições para o Coral Vozes da Babitonga estão abertas

Há poucos dias, o Porto Itapoá confirmou que patrocinará mais uma etapa do Coral Vozes da Babitonga. Com a confirmação do terminal portuário, o Coro que teve origem no Projeto de Formação Musical através do Canto Coral e foi aprovado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, terá continuidade. Além do patrocínio do Porto Itapoá, que investiu na ideia desde o início, o Projeto conta com o apoio da Prefeitura local, que cede a Casa da Cultura para os ensaios.
O maestro do Grupo, Rafael Daniel Huch, comenta como funciona o Coral. “A voz humana é o primeiro instrumento musical que todos temos acesso e é por essa via que resolvemos desenvolver nosso projeto; através da voz e do canto, realizar uma formação musical, que é complementada com exercícios de técnica vocal e aulas de linguagem (teoria musical). A voz humana é fantástica, e cada uma tem sua particularidade. Entretanto, para trabalhar em coro, classificamos a voz em masculinas e femininas. No coral, temos as vozes femininas como sopranos (mulheres com voz aguda) e contraltos (mulheres com voz grave). As vozes masculinas são os tenores (homens com voz aguda) e baixos (homens com voz mais grave). Poderia comparar a estrutura do coral com o corpo humano, em que os baixos seriam os pés e pernas (sustentação e apoio), os sopranos seriam a cabeça (onde geralmente se encontra a melodia - o que primeiro se percebe ao ouvir uma música), e os tenores e contraltos seriam o tronco e os braços, que possibilitam movimentos e interação entre todos os membros. No coral, todas as vozes têm a mesma importância, pois o ‘som’ do coro só é possível com todas essas vozes soando simultaneamente”, explica o maestro.
Com a confirmação da continuidade do Projeto, o Coral está, desde essa quarta-feira, dia 20 de julho, com as inscrições abertas para quem tenha interesse em participar da entrevista de seleção visando integrar o grupo de coralistas. Essas inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo dia 29 de julho, mesma data em que ocorrerão as entrevistas, com horários pré-agendados nos atos de inscrição. Os interessados deverão se inscrever pessoalmente na Casa da Cultura de Itapoá (Rua VII do Loteamento Príncipe, sem número) das 08h00min às 14h00min ou, então, na sede da Escola de Música Tocando em Frente (Rua do Peixe, nº 305, em Itapema do Norte) das 09h00min às 19h00min. Podem participar, moradores de Itapoá acima de 12 anos de idade que tenham disponibilidade para os ensaios todas as sextas-feiras, das 19h00min às 21h00min.
Para mais informações, os telefones são (47) 9904-5616 e 9740-8816.


--
Thiago Gusso
Assessor de Imprensa
Coral Vozes da Babitonga