quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Ateliê 39 em AQUI, ALHURES E NENHURES no Museu Guido Viaro



Aqui, alhures e nenhures


O conceito de paisagem e a relação do homem e seu entorno está em constante mudança. A representação do ambiente visível por meio da pintura talvez seja a primeira forma encontrada de intermediar nosso esforço em compreender a paisagem e nos ver nela.


Com a exposição de aquarelas “Aqui, alhures e nenhures”, pretendemos reunir trabalhos de artistas que investigam suas relações com o cenário que os cercam e as formas contemporâneas de acesso à paisagem (ao ar livre, em trânsito, pelas novas mídias).



A paisagem que é lugar: afetivo, relacional, retratando o panorama mais imediato, seja a sala, o quintal, o bairro e a cidade, com o olhar contaminado pela intimidade, paixões, memórias e saudades.


A paisagem em transito: vista de relance da janela do carro pelo observador em alta velocidade; E o não-lugar: sem significado, a paisagem remota nunca visitada ou ficcional, captada nas imagens que chegam pela programação da tv, google maps ou instagram, que refletem o imaginário coletivo globalizado, formatado pelo entretenimento, marketing e cultura visual.


Ateliê 39

Orientador e Curador da exposição: João Paulo de Carvalho
Raro de Oliveira: (Orientador do Ateliê 39)
Luiz Lavalle (Orientador do Ateliê 39)

Participantes:  Ana Beatriz Artigas, Celso Carneiro, Elisabeth Seraphim Prosser, Froilam
Janice Bernardo, Japiaçu, Jesomir Uba, Laís, Leliani Fraga, Marilia Remes, Marta Sansonio de Freitas, May Ling, Regina Hank, Rosangela Meger, Zilda Felisbino.

Serviço:
Exposição Aqui, alhures e nenhures
Data: 5 de dezembro de 2019 a janeiro de 2020
Local: Museu Guido Viaro
Rua XV de Novembro 1348 Curitiba - PR


Exposição fotográfica SPOTTERS


A Secretaria Municipal de Cultura pelo do                              Museu Municipal Atilio Rocco convida:




A Secretaria Municipal de Cultura promove a Exposição Fotográfica: SPOTTERS, que será realizada no dia 07/12/2019 – Dia Internacional da Aviação Civil, das 12 às 16h, no Largo do Expedicionário - Jardim do Museu Municipal – Rua XV de Novembro, 1660. Esta ação faz parte da exposição Aeroporto Afonso Pena: Asas Para o Mundo, que segue em cartaz.

A exposição tem a intenção de promover a integração e contato do público visitante em conhecer os trabalhos de 07 (sete) fotógrafos:

Bárbara Nicoly Catarina (17), estudante do ensino médio, pretende seguir carreira na aviação, pois desde pequena sempre admirou os aviões e tem muita curiosidade na área, assim através do planespotting demonstra sua paixão pela aviação comercial e cargueira.

Elyel Natã de Oliveira (20), aprendiz no ramo da indústria, pretende seguir carreira na aviação, trabalhando como comissário e após piloto comercial. Desde pequeno sempre admirou os aviões, voltando seus olhos para o céu quando passavam. Praticou Planespotting pela primeira vez, sem saber, aos 8 anos, quando pegou escondido a câmera da irmã para fazer algumas fotos daqueles "gigantes dos ares". É praticante do hobby desde setembro de 2013.

Marcio Wendt (32), é Educador Físico há 10 anos, apaixonado pela Aviação e pela Fotografia desde criança. Tem um carinho especial pelo Aeroporto Afonso Pena desde 1992, então com 5 anos, quando teve a raríssima oportunidade de conhecer pessoalmente o Tricampeão Mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Desde então, a Aviação Comercial e a Cargueira passaram a participar muito de sua vida, ainda que indiretamente. A fotografia sempre foi uma paixão e, em 2011 quando conheceu o pessoal do TMA Curitiba, fez o “Plane Spotting” tornar-se mais um dos seus hobbies, praticado sempre que possível.

Leandro Luiz Pilch (31), lembra-se que desde criança tinha interesse por aviões, sempre desviando o olhar para o céu ao escutar um avião passando. Porém foi entre 2006 e 2007 que no auge da indecisão de qual carreira profissional seguir e frustrado por uma péssima escolha de curso superior, após ler algumas matérias sobre o tema, o interesse na aviação transformou-se em fascínio. Com admiração especial pela aviação comercial, passava horas vendo fotos de aviões e conhecendo os diferentes modelos de aeronaves, até que com o apoio do seu pai decidiu produzir suas próprias fotos, encontrando na aviação sua realização profissional e no spotting o seu hobby. Hoje é formado em Ciências Aeronáuticas e habilitado Piloto Comercial de avião, ainda trabalha em solo na fiscalização dos pátios de aeronaves e pistas do Aeroporto Afonso Pena, mas almeja tornar-se aeronauta em 
breve.
Leandro também é autor da foto abaixo, que pode ser conferida em um grande painel na exposição "Aeroporto Afonso Pena: Asas para o Mundo".


Leonardo Marin (30), começou a se interessar por aviação ainda cedo, quando criança, observando o movimento que passava sobre sua casa, tanto do Aeroporto Afonso Pena, quanto do Aeroporto de Bacacheri. A paixão se concretizou quando por volta de 1996 quando foi pela primeira vez ao terraço de observação, já no então novo terminal de passageiros, conhecido entre o meio como "Aquário" por ter grandes janelas de vidro. Anos mais tarde em 2008 através da Internet e redes sociais conheceu outros praticantes do Spotting, o hobby de se fotografar aviões e colecionar suas matriculas, que é como se fosse a "placa" que cada avião possui. A vida o levou a outros caminhos, trabalhando atualmente com Tecnologia da Informação para o Governo do Paraná, mas o hobby se mantem , escutando a fonia das comunicações via radio, fotografando quando é possível e publicando em sites especializados como o TMA Curitiba e Jetphotos.

Lucas Gabardo Michalzechen (25), nasceu imitando os aviões passando em cima de casa no bairro do Bacacheri, é o que dizem os pais e parentes próximos. Quando criança de colo já frequentava o Aeroclube do Paraná acompanhado pelo pai, que sempre admirou a aviação.
O que quer ser quando crescer? Essa pergunta, sempre feita para crianças, nunca foi respondida de outra maneira que não fosse "ser piloto de aviões". Por volta de 2008/2009 com a interação em grupos do Orkut e sites de aviação, começou a se interessar pela fotografia de aeronaves e em 2010 começou a praticá-la, desde então acumula cerca de 45 mil fotos.
Sua maior paixão é a aviação executiva. Atualmente trabalha como comissário de voo e está fazendo as horas do seu brevê de Piloto Comercial para em breve pilotar os grandes aviões executivos ou comerciais.

Raphael Albrecht (40), viaja a trabalho desde o início dos anos 2000 dentro e fora do Brasil. Desde aquela epoca sempre achou interessante a operação de aeronaves, suas variantes e tecnologia que elas utilizam.  Fotógrafo por hobby a muitos anos descobriu apenas em 2009 a fotografia aeronáutica passando a ser um passatempo para expandir suas experiências e estudos buscando dividir conhecimentos e fazer novas amizades. Como passageiro frequente tem fotos de aviação nos EUA, Canadá, v'arios paises da  America Central incluindo America do Sul e Europa. Entusiasta pela aviação geral e executiva já visitou diversos aeroportos de pequeno porte aonde esse tipo de aviação é mais comum. Pela primeira vez expõem suas fotos em um museu, mas seus registros estão espalhados por vários sites de fotografia de aviação, hoje o site mais atualizado com suas fotos é o bizzjetters.net.


Atenciosamente,