sábado, 26 de novembro de 2022

Clipping 6 - ALICE VARAJÃO - BORBOLETAS ALADAS

ARTISTA VISUAL CRIA SEU MUNDO DA ARTE A PARTIR DA ESCRITA

           Mostra traz 70 obras do artista e fica em cartaz até 15 de Dezembro

O artista visual Luiz Arthur Montes Ribeiro marca os seus 32 anos de carreira com uma exposição que faz uma retrospectiva de seu trabalho e lançamento com sessão de autógrafos de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários. A mostra acontece no Centro Paranaense Feminino de Cultura, em Curitiba e traz uma seleção de 70 obras de diferentes fases criativas.  A abertura será sábado, dia 5 de Novembro, com sessão de autógrafos e entrada franca. 

Tudo começa na palavra”, explica o artista que inicia seu trabalho com a elaboração de poemas e, depois, parte para a confecção dos desenhos, aquarelas, colagens, objetos, pinturas em acrílica e a óleo. “O processo criativo é algo fabuloso. Na minha mente, o espectro é algo que não tem fim, o desafio é transportar as cores que enxergo para as telas”, revela Montes Ribeiro. “Para mim, a literatura e as artes visuais têm uma relação intrínseca. Meu processo criativo parte da escrita, primeiro vem o poema, depois o desenho, então a pintura”, conta o artista, que já tem 10 livros publicados. 

Arte única e particular - Com traços únicos e ricos em detalhes, que o faz um dos artistas visuais mais celebrados e completos da atualidade, traz em suas borboletas, árvores, peixes e corações a natureza da vida e do corpo humano. E sua fonte inesgotável de inspiração é a poesia. “O mundo da poesia é fantástico; infinito. Poetar é viver todos os dias, novas situações, novas emoções, novas experiências, novas satisfações e novos prazeres. O mundo da poesia é belo, alado, repleto de desejos e anseios de bem-viver. Vivo a poesia”, relata o artista. 
Para a retrospectiva de 32 anos, o artista selecionou 70 trabalhos que serão expostos, além do lançamento do livro de poesias Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários. São mais de cinco décadas de envolvimento com as Artes Plásticas.

Segundo a artista visual, Marise Hauser, que assina o prefácio de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários, o artista visual traz leveza em seu trabalho. “Luiz Arthur revela uma liberdade que flui de dentro para fora, da alma que sonha, voa e se permite”.

A exposição pode ser visitada até o dia 15 de Dezembro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h. O Centro Paranaense Feminino de Cultura fica na Rua Visconde do Rio Branco, 1717 - Centro - Curitiba.

O artista - Conhecido por suas obras multicoloridas, já expôs em várias cidades do Brasil e exterior, tendo reconhecimento do público em geral. Foi premiado no Salão Nacional de Artes Hércules Florence, em São Paulo, e no Salão Nacional da Sociedade Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Suas obras estão em acervos de Museus, Casas de Cultura e particulares. Escritor premiado em concursos de poesia e contos, ilustrou três de seus livros.

Serviço: Lançamento e sessão de autógrafos de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários, e abertura da exposição 32 anos de Artes Visuais Luiz Arthur Montes Ribeiro
Data: 5 de Novembro – abertura e sessão de autógrafos (sábado das 16h às 19h)
Horário: segunda a quinta-feira de 8h às 16h; Endereço: Centro Paranaense Feminino de Cultura, Rua Visconde do Rio Branco, 1717 Centro - Curitiba. Mais informações e entrevistas: (41) 99920-7349. A exposição poderá ser visitada até o dia 15 de Dezembro.
 
 
 

Clipping 5 - PARANASHOP - BORBOLETAS ALADAS

 

Clipping 5

Artista visual cria seu mundo da arte a partir da escrita

Mostra traz 70 obras do artista e fica em cartaz até 15 de dezembro

Artista visual cria seu mundo da arte a partir da escrita
O artista visual Luiz Arthur Montes Ribeiro marca os seus 32 anos de carreira com uma exposição que faz uma retrospectiva de seu trabalho e lançamento com sessão de autógrafos de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários. A mostra acontece no Centro Paranaense Feminino de Cultura, em Curitiba e traz uma seleção de 70 obras de diferentes fases criativas. A abertura será dia 05 de novembro, com sessão de autógrafos e entrada franca.

“Tudo começa na palavra”, explica o artista que inicia seu trabalho com a elaboração de poemas e, depois, parte para a confecção dos desenhos, aquarelas, colagens, objetos, pinturas em acrílica e a óleo. “O processo criativo é algo fabuloso. Na minha mente, o espectro é algo que não tem fim, o desafio é transportar as cores que enxergo para as telas”, revela Montes Ribeiro. “Para mim, a literatura e as artes visuais têm uma relação intrínseca. Meu processo criativo parte da escrita, primeiro vem o poema, depois o desenho, então a pintura”, conta o artista, que já tem 10 livros publicados.

Arte única e particular

Artista visual cria seu mundo da arte a partir da escrita
Com traços únicos e ricos em detalhes, que o faz um dos artistas visuais mais celebrados e completos da atualidade, traz em suas borboletas, árvores, peixes e corações a natureza da vida e do corpo humano. E sua fonte inesgotável de inspiração é a poesia. “O mundo da poesia é fantástico; infinito. Poetar é viver todos os dias, novas situações, novas emoções, novas experiências, novas satisfações e novos prazeres. O mundo da poesia é belo, alado, repleto de desejos e anseios de bem-viver. Vivo a poesia”, relata o artista. 

Para a retrospectiva de 32 anos, o artista selecionou 70 trabalhos que serão expostos, além do lançamento do livro de poesias Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários. São mais de cinco décadas de envolvimento com as Artes Plásticas.

Segundo a artista visual, Marise Hauser, que assina o prefácio de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários, o artista visual traz leveza em seu trabalho. “Luiz Arthur revela uma liberdade que flui de dentro para fora, da alma que sonha, voa e se permite”.

A exposição pode ser visitada até o dia 15 de dezembro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h. O Centro Paranaense Feminino de Cultura fica na Rua Visconde do Rio Branco, 1717 Centro Curitiba.

O artista

Conhecido por suas obras multicoloridas, já expôs em várias cidades do Brasil e exterior, tendo reconhecimento do público em geral. Foi premiado no Salão Nacional de Artes Hércules Florence, em São Paulo, e no Salão Nacional da Sociedade Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Suas obras estão em acervos de Museus, Casas de Cultura e particulares. Escritor premiado em concursos de poesia e contos, ilustrou três de seus livros.

Serviço

Lançamento e sessão de autógrafos de Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários, e abertura da exposição 32 anos de Artes Visuais Luiz Arthur Montes Ribeiro
Data: 05 de novembro – abertura e sessão de autógrafos (das 16h às 19h)
Horário: segunda a quinta-feira de 8h às 16h; Endereço: Centro Paranaense Feminino de Cultura, Rua Visconde do Rio Branco, 1717 Centro Curitiba. Mais informações e entrevistas: (41) 99920-7349. A exposição pode ser visitada até o dia 15 de dezembro.

Entrevista para o jornalista Jesus da Band TV

Olá!

Clipping 04

Dia de ser entrevistado por Jesus Jornalista da Band TV.
O encontro foi no Centro Paranaense Feminino de Cultura onde aconteceu no sábado, dia 5 de novembro, o Lançamento com Sessão de Autógrafos do livro

BORBOLETAS ALADAS E SEUS JARDINS IMAGINÁRIOS,

e a abertura da Exposição
32 ANOS DE ARTES VISUAIS - LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO.


Nota da Revista-Paulista & Cultura Paranaense

 Olá!

Clipping 03
Meus agradecimentos ao prezado amigo, curador e artista visual Eloir Amaro Jr, pela matéria publicada em sua "Revista-Paulista & Cultura Paranaense" sobre o evento do dia 5 de novembro.

Lançamento e Sessão de Autógrafos do livro
BORBOLETAS ALADAS E SEUS JARDINS IMAGINÁRIOS
e Abertura da Exposição
32 ANOS DE ARTES VISUAIS - LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO.



COMEMORAÇÕES DOS 8 ANOS DO INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO

 8 ANOS DE ATIVIDADES DO

INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO


Neste sábado dia 26 o Instituto Internacional Juarez Machado está convidando o público catarinense para comemorar seus oito anos de atividades. O evento terá início às 10 horas e até as 18 horas contará com uma série de atrações culturais, com entrada gratuita em toda a programação. Exposições de artes visuais, lançamento de livros, sessão de autógrafos, workshop, conversa com artistas e curadores, integram o roteiro dos visitantes nesta data.  O Instituto está sediado à Rua Lages, 994, em Joinville, SC. 


      Pela manhã até a tarde, no foyer da instituição, 19 escritores e poetas da Associação das Letras e da Academia Joinvilense de Letras realizarão a Segunda Sessão Coletiva de Autógrafos de variadas obras, e o lançamento da Antologia de Natal da Academia Joinvilense de Letras. Estarão participando os autores Alessandro Machado, Ana Janete Pedri, Asta dos Reis, Bernadete Schatz Costa, Donald Malschitzky, Dulcelina Frasseto, Elizabeth Fontes, Hilton Görresen, Inês Pozzagnolo, Luiz Antônio Gomes, Marcelo Lufiego, Maria Cristina Dias, Mario Cezar da Silveira, Simone Gehrke, Simone Moisés, Simone Nascimento, Silvana Beeck Stival, Sueli Brandão e Suely Ravache. 



      Ainda no período matutino a artista catarinense de Pomerode Celaine Refosco faz o lançamento oficial do catálogo de sua exposição "Sobre as coisas que não entendemos bem" , que está em cartaz numa das salas expositivas do Instituto. E às 14 horas a expositora Celaine Refosco e a curadora da mostra Cássia Pérez farão um bate-papo com os visitantes no projeto Conversa Aberta para contar um pouco mais sobre o processo de criação das obras, da exposição e do catálogo.  Já às 16 horas, outra expositora, a artista gaúcha/catarinense Linda Poll convida para conhecer a exposição "Casa Tomada" e participar do workshop mediado por ela, e sua interação com o conto do escritor argentino Julio Cortázar que a inspirou para a produção de suas obras. Explicará seu processo de criação,  propondo versões alternativas para o final dessa história. 


      O publico terá ainda oportunidade de conhecer a exposição de arte contemporânea "Invisíveis" da artista carioca/catarinense Gilma Mello, e a mostra de fotografias "Cidade Plural", do joinvilense Gabriel Bazt, com os últimos dias abertas à visitação.  O passeio dos visitantes ao Instituto continua para apreciar as exposições de longa duração do próprio Juarez Machado: "O Pintor de Paisagens" com 66 óleos sobre tela com paisagens de vários países, e "Non Sense", uma coletânea de 200 cartuns e desenhos de humor originais assinados pelo artista catarinense/parisiense que foram publicados na imprensa brasileira na década de 1970.



      O Instituto Internacional Juarez Machado é uma entidade particular sem fins lucrativos , fundada pelos irmãos Machado - Juarez e Edson - em 25 de novembro de 2014 - Dia de Santa Catarina - no casarão onde residiam com a família, em Joinville. Presidida por Edson, promove periodicamente exposições de artistas convidados, nacionais e estrangeiros, além de realizar cursos, workshops, palestras, debates, lançamentos de livros, exibições cinematográficas, apresentações de música e de dança, visitação monitorada e eventos corporativos. Mantém espaços expositivos, biblioteca especializada em arte, jardins com esculturas, e loja que comercializa produtos artísticos criados por Juarez.  Fica aberto à visitação de terça-feira a sábado das 9 horas até 18 horas. No sábado dia 26 os visitantes   poderão desfrutar dos serviços de alimentação da Casa Divino Pão de Alho.