domingo, 18 de agosto de 2024

OLHAR QUE MELHORA - SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PONTA GROSSA

Olá!

OLHAR QUE MELHORA


*A Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, com seus 111 anos de fundação (1912), lançou no último 9 de agosto, o projeto Olhar que melhora, idealizado pela artista visual, restauradora de afrescos e educadora do Centro de Arte Casa Leonardo, Cristina Sá.

Ela convidou 9 artistas locais, que logo somaram esforços para doar quadros de suas autorias, para serem expostos em quartos do hospital, (Ala 200), enlevando o bem viver dos pacientes e tornando mais humana a sua recuperação.

Um dos convidados, o artista visual, poeta e escritor, Luiz Arthur Montes Ribeiro, ponta-grossense radicado em Curitiba desde a década de 80, escolheu sua obra “Jardins Imaginários - 2014”.

Ele acredita que ao admirar a sua arte, as pessoas poderão imaginar seus próprios jardins, divertidos e alegres. “Isso faz bem aos olhos, à mente, e colabora com o bem viver e criatividade dos internados no seu dia a dia. A sinuosidade das linhas deste quadro sugere que a vida não é uma linha reta, com cores quentes e frias, com as quais é possível imaginar todas as cores do Universo”, diz ele.

Interessada em obras sociais, Cristina logo enxergou a possibilidade de levar a arte à Santa Casa, assim que conheceu o exemplo de uma clínica de exames de imagem em Curitiba. “As paredes eram decoradas por diversos quadros de grandes artistas. Parecia uma galeria”. 

Segundo ela, foi muito gratificante ter a aceitação de colegas das artes para viabilizar o projeto. A proposta trouxe Alberto Portugal, Mariângela Digiovanni, Silvana Passos, Claudete Farhat, Fabio Piekarski, Zunir Andrade, Irene Borba e Luiz Arthur Montes Ribeiro.

O Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Schramm Portugal, esteve presente na solenidade, como Artista Visual e representando a Prefeita Elizabeth Silveria Schimidt, assim como os artistas e a Provedoria da Santa Casa e a sua administração.

Sem fins lucrativos e referência em atendimentos de alta complexidade, também pelo SUS, este hospital está preparado para receber pacientes de 28 municípios dos Campos Gerais. De acordo com o supervisor de marketing da Santa Casa, Vinicius de Lima Vieira, as telas serão expostas nos quartos de internamentos, (Ala 200), direcionadas aos pacientes. “O que auxilia a sua recuperação”, diz ele. Vieira comenta que o hospital está aberto a todas as linguagens artísticas. “Sabemos o quanto a arte pode impactar positivamente o tratamento”, afirma.

*Texto adaptado do original escrito pela Jornalista Maria Fernanda Gonçalves, Assessora de Comunicação do Instituto Montes Ribeiro.

Crédito fotográfico: IMR

A Provedoria, (todos os integrantes são voluntários), é assim composta:

Provedor: Gessi Jame Moreira

Vice-Provedor: Paulo Roberto Hilgenberg
1° Secretário: Emílio Raimundo Ziepermann
2° Secretário: Elton Jose de Almeida Tupich
1° Tesoureiro: Juarez Antonio Carvalho
2° Tesoureiro: José Luiz Dias Freitas

Vogais: Jose Luiz Dias Freitas, Antonio Moro Neto, Claudio Roberto de Barros Junior, Victor Zammar, Carlos Abraão Miguel Ajuz

Conselheiro Fiscal: Alvaro Luiz Scheffer
Conselheiro Fiscal: Ozires Alberti
Suplente do Conselho Fiscal: Gilson Renato Wiecheteck
Suplente do Conselho Fiscal: Ludmilo Sene
Suplente do Conselho Fiscal: Luiz Alberto Motti
Conselheiro Consultivo: Flavio Carlos Kaiber
Conselheiro Consultivo: Otto Santos da Cunha

Sócios irmãos (sem cargos): Douglas Fanchin Taques Fonseca, Carlos Roberto Tavarnaro, Fernando Tavarnaro, Liliana Ribas Tavarnaro, Marcus Santos Cunha, Roberto Jendreieck, Sidnei Alberti, Wilson de Oliveira, Roberto Beraldi, Geraldo Kasprzak, Carlos Roberto Justus Madureira, Armando Madalosso Vieira, Marcus Willian Hauser, Ana Kcenia de Miranda, Hans Van Deer Meer.


Diretor Técnico Hospitalar: Rogério Santos Clemente – CRM-PR:12841
Diretor Clínico Médico: Miguel Henrique Schuinski – CRM-PR: 11856


Confira as imagens do evento: