sexta-feira, 3 de março de 2023

UM PASSEIO IMPORTANTE PELOS RECANTOS TURÍSTICOS DE PONTA GROSSA

 

.UM PASSEIO NAÏF PELOS RECANTOS TURÍSTICOS DE PONTA GROSSA

Esse é nome da Exposicão  do ponta-grossense  Marcelo Schimaneski, artista plástico com mais de 500 telas distribuídas em diversos continentes e que criando sua própria identidade se encontra entre os dez melhores artistas Naïf do Brasil. Como autodidata, sem quaisquer amarras técnicas ou tendências artísticas atreladas à qualquer academia de belas artes,  ele tece através de seus pincéis numa visão singela e romântica  rendas de cores para encantar o mundo. Ele arrebanha   momentos do cotidiano e paisagens campestres  a fim de eternizá-los. Devido às suas dificuldades motoras impostas pelo acidente há quase 30 anos, seus braços só alcançam a metade da tela que pinta. A outra metade ele retrata de ponta cabeça. Também tem dificuldade de retratar rosto ou expressões faciais em seus personagens, mas isso não o impede de criar seu próprio estilo colocando detalhes minuciosos e sempre em suas telas encontramos uma araucária como reverência regional, já que ela é o símbolo do Paraná. Ao escrever o livro “Marcelo Schimaneski: pincéis da superação”, (2021) além da sua comovente trajetória de vida  e as 70 telas onde dediquei um poema à cada obra de arte,  descobri que as suas cores vibrantes retratam o espelho de uma alma em festa, onde apesar da limitações físicas que o deixaram paraplégico aos 22 anos,  ele encontra na arte motivos para superá-las. E sua arte alcança o mundo.


Buraco do Padre

PROJETO “ UM PASSEIO NAÏF PELOS 

RECANTOS TURÌSTICOS DE PONTA GROSSA”

Esse projeto é um presente pelos 200 anos de Ponta Grossa, realizado graças aos recursos do PROMIFIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) , apoio do Conselho Municipal de Política Cultural, patrocínio AP WINNER e apoio ABC Projetos Culturais, onde o artista parece abrir as comportas da sensibilidade humana, decifrando sóis e acendendo estrelas em 8 telas  que retratam  paisagens ligadas ao patrimônio natural e histórico da região dos Campos Gerais,  onde o belo caminha por nossos recantos e a própria natureza oferece os pincéis para esses espetáculos. Além desse diálogo com o cotidiano através das telas, o projeto vai disponibilizar 2500 catálogos que serão direcionados à escolas e turismo local para conhecimento da arte Naïf  e informações pertinentes à cada um dos pontos turísticos traduzidos em obras,  que com certeza será um deleite às retinas e um convite à visitação. Todas as 8 obras acariciam nossa alma por trazerem cenários de micro histórias coloridas falando de memórias e onde se cultivam singelezas que vão desde o borbulhar de uma cachoeira, aos segredos que murmuram os arenitos da Vila Velha, os vitrais de uma catedral que emana  fé e memórias de um padre que escondido entre cascatas deixa suas memórias no ontem.

Capela Santa Bárbara

VERNISSAGE


Catedral

No dia 11 de março de 2022, o Memorial  de Artes Plásticas Ponto Azul será palco para a exposição das 8 telas, as quais serão apresentadas pelo renomado artista plástico contemporâneo Luiz Arthur Montes Ribeiro (Instituto Montes Ribeiro- Curitiba/PR), que como Marcelo traz aquarelas em sua alma. Além de artista plástico, é poeta, Mestre em Educação, chef de cozinha pelo Centro Europeu e acadêmico do Centro de Letras do Paraná. É também sócio proprietário do Instituto Montes Ribeiro que conta com acervos inestimáveis de artes visuais e onde deixam suas marcas artistas e poetas conceituados de todo país. O evento ainda contará com a apresentação musical de Leticia Teixeira e ballet da Casa das Artes. Sob a curadoria de Mariangela Digiovani,  a exposição permanecerá no Memorial Ponto Azul por trinta dias aberta á visitação (Praça Barão do Rio Branco)  e na sequência todas as telas passarão ao acervo da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa.

Lago


IMPORTÂNCIA DO PROJETO 

“ UM PASSEIO NAÏF PELOS RECANTOS TURÌSTÌCOS DE PONTA GROSSA"

Segundo Marcelo, “as pessoas se encantam com minhas obras porque elas sentem que eu pinto com o coração e eu revelo nas minhas cores vibrantes as recordações de minha infância e isso  chama atenção. Ser contemplado nesse edital foi uma dádiva porque posso mostrar as belezas da Cachoeira da Mariquinha, Vila Velha, Buraco do Padre, Lago de Olarias, Catedral, Lagoa Dourada, Maria Fumaça e Capela Santa Bárbara. Eu pintei cada uma dessas telas com amor”

qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq

Se a arte colorida de paisagens campestres e pontos arquitetônicos dos Campos Gerais já tem projetado Marcelo Schimaneski num cenário nacional e internacional, o colorido dos   nossos recantos turísticos retratados por ele oportunizará à comunidade local e visitantes,  um olhar de contemplação às nossas belezas, porque Marcelo com sua arte nos ensina que somente quem cultiva singelezas e guarda sonhos para o infinito é capaz de fazer do movimento da vida, uma grande ciranda. E Marcelo é muito bom nesse bailado de cores e eu me sinto abençoada por fazer parte de sua trajetória em tantos projetos, onde seu olhar sempre caminha à frente de sua alma.

 

Dione Navarro – Produção executiva do Projeto. 

 

Rico Mendonça expõe em Florianópolis com curadoria de Eula Regina Maciel

 

Exposição inédita do multifacetário Rico Mendonça

 

Abre no próximo dia 07 de março, às 19hs, no badalado Café del Mar a exposição Memórias do Mar.

  

Rico Mendonça, conhecido arquiteto, designer de interiores, traz como marca importante o respeito às memórias afetivas e todo o seu entourage.


Artista plástico, experencia, técnicas e suportes que melhor traduzam sua sensibilidade em trazer à tona todas as indeléveis marcas de uma vida em torno de maior compreensão do que interioriza.


Fruto de inquieta pesquisa e respeitosa utilização de resíduos de embarcações recolhidos ao longo da costa catarinense, esta mostra traz delicadas pinturas realizadas como quem ausculta os segredos vindos de terras longínquas, literais memórias de pescadores.








Segundo sua curadora,
Eula Regina Maciel: "Memórias do Mar retrata a delicadeza na indução que os pequenos seres mitológicos podem exercer sobre o olhar de seus observadores."

Curadora Eula Maciel e o Arquiteto/Artista Visual Rico Mendonça
 

O quê: Exposição “Memórias do Mar” de Rico Mendonça

Quando: Abertura dia 07 de Março, 19hs, podendo ser visitada até 31/03

Onde: Café del Mar à Rua Tullo Cavallazi 20 – Centro – Florianópolis/SC

Gravuras de Juarez Machado em Criciúma

 

Galeria de arte da Acic recebe obras de Juarez Machado


Artista é considerado um dos maiores nomes das artes visuais no Brasil e no exterior



O artista Juarez Machado é o convidado da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), por meio do seu Projeto de Cultura, para abrir a temporada de exposições na galeria de arte da entidade. A abertura da exposição ocorrerá no dia 9 de março, às 20 horas, em uma parceria com o Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM)


Serão expostas pela primeira vez em Criciúma 20 gravuras

produzidas pelo artista em Paris e no Rio de Janeiro a partir de 2015.

Com o título “Juarez Machado: Cidadão do Mundo”, as obras, assinadas e numeradas, reproduzem experiências vivenciadas pelo artista em diversos países, homenageando o universo feminino em cenas que nos remetem ao movimento do tango, a musicalidade do jazz, a espiritualidade do vinho, a beleza, a alegria e o bom gosto.


Juarez Machado é catarinense nascido em Joinville em 1941. Vive há mais de 37 anos em Paris, atualmente mantendo seu ateliê no pitoresco e histórico bairro boêmio de Montmartre.  


É considerado um dos maiores nomes das artes visuais no Brasil e no exterior, destacando-se como pintor, escultor, cenógrafo, cartunista e muito lembrado pelas inserções de seu personagem de mímica no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão na década de 1970.  Por mais de 20 anos trabalhou na Rede Globo. Integrou os núcleos de criação e de humor ao lado de Max Nunes, Chico Anysio, Borjalo e Jô Soares. Foi responsável por diversas vinhetas, aberturas e chamadas de programas na emisssora.

A arte de Juarez, com seus traços únicos e cores inconfundíveis, é fonte de referência e inspiração para novas produções em outras linguagens artísticas como espetáculos de dança, de música e até mesmo no cinema, como no premiado filme “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain”, do diretor francês Jean-Pierre Jeunet.



O Instituto

O Instituto Internacional Juarez Machado é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, e sediada na cidade de Joinville, que mantém exposições temáticas do artista, exposições temporárias de artistas convidados, biblioteca especializada em arte, além de lançamentos literários, apresentações musicais, dança e teatro, exibições cinematográficas, cursos, e eventos corporativos.

“O público de Criciúma e região terá a oportunidade de conhecer e apreciar uma coleção inédita de Juarez Machado, reunindo temáticas atuais e diversificadas”, destaca o presidente do Instituto, Edson Machado, e curador da mostra. Ele também exalta a parceria entre o Instituto e a Acic. “A classe empresarial de Criciúma dá um belo exemplo aos catarinenses, promovendo eventos culturais em sua região”, pontua.

"Estamos muito honrados em receber na galeria de arte da Acic as obras deste grande artista. Juarez Machado é um pintor multifacetado que passeia pela pintura, desenho, escultura, fotografia, teatro e mímica, com inúmeras exposições espalhadas pelo mundo. Um dos mais bilhantes artistas brasileiros”, ressalta a coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de receber as obras do artista Juarez Machado, renomado artista brasileiro, com projeção internacional. Há mais de sete anos, o Projeto Cultura Acic vem contribuindo para o fortalecimento da cultura e para a valorização dos talentos”, reforça o presidente da Acic, Valcir José Zanette.  

A exposição “Juarez Machado: Cidadão do Mundo” está aberta à visitação até 27 de abril, na galeria de arte da Acic, das 8h às 22 horas. A Associação Empresarial de Criciúma fica localizada na Rua Ernesto Bianchini Góes, 91, no Bairro Próspera, em Criciúma.