terça-feira, 25 de julho de 2023

Palestra e Homenagem

 

INSTITUTO MONTES RIBEIRO HOMENAGEIA

NEY FERNANDO PERRACINI DE AZEVEDO


Na mesma data o Instituto Montes Ribeiro concederá ao ilustríssimo Senhor NEY FERNANDO PERRACINI AZEVEDO - Presidente do Centro de Letras do Paraná - o "CERTIFICADO E MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL DR. ARTHUR JOÃO DE MARIA RIBEIRO, por seus relevantes serviços prestados à Literatura e Cultura Paranaense.
Confiram as informações do evento assim como a programação do Centro de Letras do Paraná para o mês de junho. Obrigado e aguardamos por todos vocês.
Centro de Letras do Paraná
JUNHO DE 2023
PALESTRA SOBRE O INSTITUTO MONTES RIBEIRO
O Centro de Letras do Paraná convida seus associados para a palestra “Instituto Montes Ribeiro – Objetivos e Atuação”, a ser proferida pelo escritor, poeta e artista visual Luiz Arthur Montes Ribeiro, no dia 6 de junho de 2023, às 16 horas, em sua sede. Membro do CLP, o palestrante é Diretor do Instituto, que foi fundado em 2010 com o objetivo de preservar a história e memória da família Montes Ribeiro, originária de Ponta Grossa e radicada em Curitiba há 43 anos, tendo como patrono o militar e cirurgião dentista Arthur João de Maria Ribeiro.
HOMENAGEM AO PRESIDENTE DO CLP
Após a palestra de 6 de junho, o Instituto Montes Ribeiro homenageará o Presidente do Centro de Letras, concedendo-lhe Certificado e Medalha do Mérito Cultural Dr. Arthur João de Maria Ribeiro “por seus serviços prestados em prol da Literatura e Cultura Paranaense”.

Sobre Ney Fernando Perracini de Azevedo:

           Ney Fernando Perracini de Azevedo nasceu em Curitiba, em 04.10.1942.

Formou-se em Engenharia Civil pela UFPR.

Desenvolveu a maior parte da sua carreira de Engenheiro na Companhia Paranaense de Energia (Copel), atuando no Comitê Coordenador dos Estudos Energéticos da Região Sul do Brasil, no setor de projetos das Usinas Hidrelétricas de Salto Osório e Foz do Areia, na gerência do Setor de Manutenção de Obras Civis da Superintendência de Operação e Manutenção e, por dezessete anos, na Assessoria da Presidência da Empresa.

Também atuou como Professor. Fez carreira e se aposentou como Professor, em disciplinas das áreas de Estatística e Controle da Qualidade, na UFPR, e por sete anos ministrou disciplinas diversas na Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE).

Presidiu o Instituto de Engenharia do Paraná em três gestões, o Departamento do Paraná da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC/PR) em duas gestões, a Diretoria Nacional dessa entidade (ABENC/Nacional) em quatro gestões e a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores / PR,

Também presidiu o Conselho Consultivo do Coritiba F. C. e o Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica.

No Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, foi Diretor Primeiro Secretário.

Participou do Crea-PR como Conselheiro, tendo ocupado o cargo de Primeiro Secretário por três anos.

Foi Coordenador Adjunto do Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Creas.

É membro da Academia Paranaense de Engenharia (APE) e da Academia Brasileira Rotária de Letras / Paraná (Abrol/PR).

Presidiu a Regional Paraná e fez parte da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE).

Integrou, como Diretor de Cultura, a Diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE), de Pernambuco.

Também é Membro Honorário da Academia Paranaense da Poesia e foi homenageado com inclusão na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, da União Brasileira de Escritores (PE), e com a Comenda Helena Kolody, do Centro Paranaense Feminino de Cultura.

Participando ativamente de várias entidades, integrou e coordenou comissões organizadoras de eventos nacionais e internacionais.

Revelando gosto pela escrita desde jovem, é autor de colunas, crônicas e artigos publicados em vários jornais, revistas e livros, além de autor ou coautor, organizador e editor de diversos livros.

Atualmente, é o Presidente do Centro de Letras do Paraná.