terça-feira, 19 de julho de 2022

Minha Biografia por George Abrão e Daniel Maurício

 


Publicação original da Página do Facebook de George Abrão.

Muito agradecido.

Vale conferir.

DESDE 22/10 O MEU IRMÃO POETA DANIEL MAURICIO E EU ESTAMOS PUBLICANDO BIOGRAFIAS DE PESSOAS QUE SE DESTACAM E/OU SE DESTACARAM NAS ARTES E NA LITERATURA NO PARANÁ.
LUIZ ARTHUR MONTES RIBEIRO – ARTISTA VISUAL E ESCRITOR EM VERSOS E PROSA
Luiz Arthur Montes Ribeiro nasceu em Ponta Grossa/PR no dia 05/11/1959. Vive e trabalha em Curitiba desde 1980.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
É graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná, tem aperfeiçoamento em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
É diretor do Instituto Montes Ribeiro e membro efetivo do Centro de Letras do Paraná.
Foi conselheiro do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho Estadual de Educação, e diretor administrativo da Associação dos Artistas Plásticos do Paraná.
CARREIRA ARTÍSTICA
É membro efetivo do Centro de Letras do Paraná.Fundou o Fórum de Cultura do Paraná. Teve ampla participação nos movimentos culturais do estado nas décadas de 2000 e 2010.
Como Curador. nas décadas de 1990 e 2000 exerceu a função de Curador Oficial do Centro Cultural Brasil-Espanha e Curador Chefe do Centro de Cultura Brasil-Telecom, ambos em Curitiba, com atuação municipal, estadual, nacional e internacional nas áreas das artes visuais, literatura, teatro, música popular e erudita, dança, cinema e folclore.
Como Artista Visual, comemora neste 2022 trinta e dois anos da profissão. Participou de exposições coletivas no Brasil, em museus, casas de cultura, e galerias privadas. Promoveu exposições individuais no Brasil e internacionais em Madri, (Espanha), e Maputo, (Moçambique). É reconhecido por seu traço marcante e o colorido em seus trabalhos artísticos.
Como Escritor em versos e prosa, comemora em 2022, trinta anos de atividades. Tem dez livros publicados, sendo cinco na área da educação e cinco na poesia. Seu décimo livro “Corações Alados” já está na segunda edição com sessões de autógrafos em Curitiba, Ponta Grossa, Itapoá, Joinville e Florianópolis. Editou dois catálogos de arte e participou de antologias nacionais.
Na década de 2000 também viveu e trabalhou nas cidades de Itapoá/SC, e Guaratuba/PR. Em Santa Catarina exerceu várias atividades nas artes e na literatura sendo Embaixador da Paz, presidente de duas academias literárias, vice-presidente de uma academia estadual, e representante para Itapoá e Santa Catarina de movimentos culturais brasileiros. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Academia de Letras do Brasil. Recebeu, também, o troféu “Escritor Osvaldo Deschamps de Literatura e Arte”, entre várias outras homenagens. Em Guaratuba foi Governador da Associação dos Poetas para o Paraná, entre outros cargos.
Tem reconhecimento nacional na literatura e nas artes visuais, sendo destaque em revistas nacionais e internacionais. Recebeu várias moções de aplausos da Assembleia Legislativa do Paraná e da cidade de Ponta Grossa. Também recebeu da Câmara Municipal de Curitiba o troféu “Cultura e Divulgação 2000”.
No mesmo ano recebeu o troféu “Homem do Ano”.
Mantém sua própria loja virtual www.luizarthur.com.br na qual apresenta seus livros e suas obras de arte. Também, nessa página, há uma sessão de gastronomia e outra de memórias das famílias "Montes e Ribeiro".
Ainda em sua formação é Chef de Cozinha pelo Centro Europeu e Confeiteiro pelo SENAC, desenvolvendo a cozinha criativa, perfumada e artística. Foi professor dos cursos de Cozinheiro, Confeiteiro e Auxiliar de Cozinha.
INSTITUTO MONTES RIBEIRO
O Instituto Montes Ribeiro foi criado para preservar a memória das Famílias “Montes” e “Ribeiro”. A primeira originária da Espanha e a segunda dos Campos Gerais (Paraná). Neste momento, o IMR está disponível, virtualmente, pelo seguinte endereço: https://luizarthur.com.br/instituto-montes-ribeiro/
O IMR possui um amplo acervo reunido ao longo de três décadas de pesquisa e catalogação, com mais de 3200 peças que narram a história do Paraná. Destacam-se no acervo 400 obras de arte de artistas brasileiros, africanos, franceses, estadunidenses e mexicanos. Também há mobiliário, prataria, louças, indumentária, documentos, fotografias, vídeos, numismática, e livros.
É patrono Arthur João de Maria Ribeiro, falecido em outubro de 2011. O Instituto desenvolve projetos nas áreas das Artes Visuais, Literatura, Gastronomia e Educação. A narrativa da história destas famílias, através de objetos, documentos e obras de arte, também se mescla à própria narrativa da história e da cultura paranaenses.
3 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar