quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Artista Plástica Marta Freitas e a exposição GIGANTES

Marta Freitas
Exposição: Gigantes
Aquarelas


Self com Friedrich






Marta Freitas artista plástica curitibana, da turma de 86 da Belas Artes, participou de salões oficiais no Brasil e conta com obras no Acervo do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal entre outros.

Com a Artista Visual Marta Freitas


Sobre Gigantes - Artista Plástica Marta Freitas
João Paulo de Carvalho
Newton disse que se pode ver mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes. É a citação mais famosa do dito nanos gigantum humeris insidentes, a metáfora dos anões, que sobre ombro de gigantes, podem ver um pouco além do que o gigante viu. A frase reflete a ideia de superação ao mestre, evolução e progresso pelo acúmulo de pequenas contribuições presente na história do 

Talvez para Marta, mais interessante que sobreposições ou superação seja o convívio, e sua pretensão proporcionar este encontro. As aquarelas então seriam uma tentativa de aproximar os gigantes que ela elegeu, trazê-los para perto na forma de retratos delicados. Se nas fotos que conhecemos parecem gigantes solenes e inacessíveis, as aquarelas revelam o lado humano, como colegas admiráveis, mas da nossa estatura, com olhar calmo e disposição para horas de conversa descontraída.