sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Árvores da minha infância

“Árvores da minha Infância” segue até o final de novembro na Galeria de Artes Barra do Say

A exposição “Árvores da minha Infância”, de autoria do artista plástico Luiz Arthur Montes Ribeiro continua aberta à visitação na Galeria de Artes Barra do Say, em Itapoá, até o próximo dia 30 de novembro. Composto de telas em técnica mista, desenhos aquarelados, instalações e poesias, esse trabalho remete-se à infância de seu autor.

São três instalações denominadas “Árvores Mortas I”, “Árvores Mortas II” e “Árvores Mortas III”. Essas instalações são formadas por troncos e galhos de árvores, resgatados de desmatamentos recentes feitos na cidade de Itapoá, mais precisamente na Barra do Say, balneário em que o artista vive. “As instalações são uma reflexão sobre o desmatamento na região de Itapoá, bem como sobre as enchentes que trouxeram às praias de Itapoá toneladas de árvores e troncos, que impossibilitaram, por vários dias, que as pessoas frequentassem as praias. O desmatamento é algo muito preocupante em Itapoá e isso já está trazendo sérios problemas como frequentes enchentes e assoreamento dos rios que cortam a cidade”, explica Luiz Arthur Montes Ribeiro.

Ainda segundo o artista, as árvores mortas das instalações estão dispostas com as raízes para cima no intuito de mostrar a dor e a angustia de suas mortes. Ao todo são 40 troncos de árvores expostos por várias dependências do complexo Bistrô das Artes Barra do Say. A exposição é, ainda, complementada por várias poesias expostas em algumas dessas dependências.


Serviço:
A Galeria de Artes Barra do Say está aberta de quarta-feira a domingo, das 12h00min às 21h00min. O espaço fica na Avenida Beira Mar 1, número 228 (quase esquina com a rua 20), na praia do Sayzinho, Barra do Saí, em Itapoá/SC. Os telefones são (47) 3443-3409, 9952-2690 e 9147-5886. O e-mail: bistrodasartes@bistrodasartes.art.br . Site: www.bistrodasartes.art.br . Para grupos e alunos, solicitando, há o serviço de monitoria com o próprio artista. Para esses mesmos grupos, podem são agendados dias e horários diferentes, cujos a galeria não abre.

Butão

Grandes Festivais no Mundo - Butão



Festival Tsechu – Paro

É um festival religioso em homenagem a Guru Padmasambhave (aquele que nasceu de uma flor de lótus), popularmente conhecido como Guru Rinpoche, o precioso professor. Este indiano contribuiu enormemente para o crescimento do budismo tantrico na região do Tibet, Nepal e Butão por volta de 800 D.C. Ele é reconhecido como o fundador do Budismo Nyingmapa, a velha escola do Lamaismo. A biografia do Guru Rinpoche tem como pontos principais os 12 episódios que constituem o modelo de vida do Buda Shakyamuni. Cada episódio é comemorado por volta do décimo dia de cada mês por um festival (Tsechu). As datas e a duração de cada Tsechu variam de um Dzongkhag (distrito) para outro, mas sempre acontece no dia ou por volta do décimo dia de cada mês do calendário Butanês. De acordo com Vajrayana, a dança das máscaras é uma das maneiras de entrar no estado de Buda (espécie de transe) sem a meditação. Nessa viagem aproveitamos a oportunidade de oferecer uma pequena amostra do que a Índia oferece mostrando o contrastes desses países mágicos - de um lado, a influência budista, a paisagem montanhosa e a felicidade; do outro, crenças, rituais e religiões.

  Itinerário Resumido

27.03.12: Chegada em Delhi ■ 28.03.12: Delhi ■ 29.03.12: Delhi / Agra / Delhi ■ 30.03.12: Delhi / Paro ■ 31.03.12: Paro / Thimphu ■ 01.04.12: Thimphu ■ 02.04.12: Thimphu / Punakha / Thimphu ■ 03.04.12: Thimphu / Paro ■ 04.04.12: Paro ■ 05.04.12: Paro / Delhi (day-use) ■ 06.04.12: Delhi / Londres

Conheça o roteiro detalhado desta encantadora viagem
Especialista / Guia Local
Viagem conduzida por guia local, profissional experiente e selecionado. Este profissional, além de conhecer física e culturalmente o destino, atende às demandas do grupo em suas necessidades e atua de maneira integrada com o operador local.


Data limite para adesão ao grupo: 20 de Dezembro de 2011 ■ Grupo de mínimo 2 e máximo 10 passageiros.

Para maiores informações, acesse nosso site www.btgviagens.com.br ou entre em contato com um de nossos agentes pelo telefone: 41 3044.1011











Mônica Drummond

www.culturaloffice.com

No Feminino com

No próximo dia 3 de Novembro faz um ano que o "No Feminino com" abriu as portas para oferecer ao Porto um local aprazível onde bom gosto e excepcional atendimento se conjugam com boa comida, tradição, arte e cultura.

É um espaço que já se vai tornando mais uma referência de eleição na cidade de mil encantos com outros mil por descobrir.
Neste 1º aniversário serão os nossos convidados a receberem os presentes, numa jornada "non stop":

Poesia com viola portuguesa ao almoço, festa vinhateira com prova de vinho do Porto e intervenção do Prof. Gaspar Martins Pereira sobre "D. Antónia e as mulheres do Douro" ao lanche, violoncelo ao jantar e artes plásticas e performativas ao cair da noite sobre o livro "Intercidades" de Minês Castanheira por Helena Mancelos, Maria de Castro e Carmen Mesa.

Ilustração Botânica